6 animes para quem gosta de games! 

Compartilhar:

Conheça protagonistas que preferem viver dentro da realidade virtual

Autor Raquel Oshio
Raquel Oshio

Publicado em 12 de Setembro de 2024, às 10h24

Homem com cabeça de pássaro segura duas adagasShangri-la Frontier é um dos mais famosos animes sobre videogame. Fonte: Divulgação/C2C

Já pensou como seria ser transportado para dentro dos seus videogames favoritos? Dependendo dos seus gostos pode ser uma boa ou terrível experiência, não é? O Geekship separou uma lista de animes que imaginam como seria se isso acontecesse! 

Um curiosidade é que, em todos, a tecnologia é mais avançada do que em nosso mundo. Os animes imaginam como seria um mundo em que a realidade virtual é tão imersiva que se confunde com o mundo real. 

6. Bofuri: I don’t want to get hurt, so I’ll max out my defenses

A protagonista é Kaede Honjou, uma menina do colegial que nunca jogou games de realidade virtual antes. Quando sua melhor amiga, a convence a entrar no New World Online, Kaede toma a peculiar decisão de colocar as defesas de seu avatar no máximo – sem se preocupar com seus outros atributos. 

Menina segurando um escudo e adaga
Kaede tem medo de se machucar, então escolheu aumentar suas defesas. Fonte: Reprodução/Crunchyroll

Sem qualquer experiência de jogo, ela toma uma decisão bizarra atrás da outra, o que resulta em um avatar extremamente indestrutível e poderoso – para o horror dos administradores do game e a diversão dos demais jogadores. Bofuri é um anime de comédia produzido pelo estúdio Silver Link e foi ao ar em 2020.

5. Sword Art Online

Neste anime, o primeiro game de realidade virtual imersiva acabou de ser lançado. Porém, numa reviravolta cruel, o criador do jogo anuncia no dia da estreia que todos estão presos dentro da realidade virtual e que qualquer tentativa forçada de deslogar resultará na morte do jogador. E pior, se eles morrerem no jogo, também morrerão na vida real. 

menino com roupas pretas e espada
Kirito é um habilidoso espadachim. Fonte: Reprodução/Aniplex

O protagonista é Kazuto Kirigaya, cujo avatar se chama Kirito. Mais experiente que a maioria por ter sido um dos jogadores-beta de Sword Art Online, o rapaz se dedica a conquistar sozinho os andares da torre, já que foi prometido que eles poderiam sair quando chegassem no 100o andar. O que ele deve aprender, porém, é o valor de confiar em outros. 

O anime foi produzido pela A-1 Pictures e conta com várias temporadas. 

4. Log Horizon

Diferente dos anteriores, este anime não se passa dentro de uma realidade virtual e, sim, em outro mundo. Um dia, jogadores foram transportados para dentro de Elder Tale sem possibilidade de se deslogar.

Shiroe é o protagonista da série, um gamer veterano e de perfil estratégista, que precisa liderar seus aliados e negociar com os NPCs, os nativos daquele mundo. 

Shiroe é gamer de óculos e capa branca. Fonte: Crunchyroll.

O anime foi produzido pelo estúdio Satelight e lançado em 2013. 

3. Overlord

Quando o game Yggdrasil anuncia seu encerramento, o jogador Momonga decide ficar até o último momento, sem vontade de deixar para trás as relações que construiu com o mundo e os NPCs. Porém, mesmo após o desligamento dos servidores, o mundo não desaparece – e mais, os NPCs começam a desenvolver personalidade e vontade próprias. 

Pessoa com rosto de caveira
O avatar de Momonga tem uma aparência esquelética. Fonte: Divulgação/Kadokawa

Momonga, então, decide investigar o estranho fenômeno, ao mesmo tempo que permanece no comando de seus aliados NPCs, na tentativa de tomar o controle do mundo do videogame, que está mais real do que nunca! O anime foi produzido pelo estúdio Madhouse e lançou sua primeira temporada em 2015. 

2. Solo Leveling

Diferente dos anteriores, Solo Leveling não é sobre videogames. Porém, o “sistema” que leva o protagonista Sung Jin Woo a crescer é semelhante aos games. Em um mundo onde portais cheios de monstros aparecem, humanos, chamados caçadores, receberam um despertar e desenvolveram poderes para enfrentá-los. 

Sung Jin Woo, porém, é o mais fraco caçador existente. Quando seu grupo inadvertidamente entra em uma armadilha dentro de uma dungeon dupla, Sung Jin Woo enfrenta a morte – mas sobrevive graças ao Sistema. Sob as estranhas orientações – muito semelhantes a missões de videogame –, Sung Jin Woo descobre que pode subir de nível continuamente. 

Qual nível ele poderá atingir? O que é o Sistema? Qual o seu objetivo? O anime, baseado em um manhwa coreano de sucesso, foi produzido pela A-1 Pictures e estreou em 2024. 

1. Shangri-la Frontier

Rakurou Hizutome é um adolescente de Ensino Médio com um vício: jogos-lixo. Quanto pior o jogo, mais ele se diverte. Um dia, porém, para mudar de ares, ele decide experimentar um jogo de nível divino, Shangri-la Frontier. Com uma incrível tecnologia de realidade virtual imersiva – e sem os bugs que ele está acostumado –, ele é logo cativado pelo mundo e seus monstros únicos, os 7 Colossais

Abertura da primeira temporada de Shangri-la Frontier. Fonte: Crunchyroll.

Com personagens cativantes – tanto jogadores quanto NPCs –, Shangri-la Frontier é o anime de games que mais faz um fã desejar que o futuro onde jogos de realidade imersiva existem já tivesse chegado. Produzido pelo estúdio C2C, o anime foi ao ar em 2023 e já tem mais uma temporada confirmada! 

E aí? Curtiu as dicas? Fique ligado no Portal Geekship para saber mais sobre o mundo dos animes!