Conheça 5 animes baseados em Light Novels!

Compartilhar:

Nem todos os animes tem origem nos mangás, trazemos alguns exemplos para você

Autor Raquel Oshio
Raquel Oshio

Publicado em 15 de Agosto de 2024, às 15h30

Mulher de olhos vermelhos com orelhas e cauda de lobo. Fonte: Divulgação/PassioneSpice & Wolf é um exemplo de anime baseado em uma light novel.

Já ouviu falar em light novels? Elas não são mangás ou romances, mas podemos dizer que são uma mistura dos dois! Muito populares nos países orientais – como Japão, Coréia e China – as light novels, ou LN, são livros voltados para o público adolescente e jovem adulto, que contam com uma linguagem mais acessível e várias ilustrações no estilo mangá. 

As séries de LN geralmente apresentam vários volumes e, muitas vezes, as histórias são publicadas em capítulos na internet e organizadas em livros mais tarde, por isso cada parte é escrita de forma a engajar o público. Elas não são muito conhecidas no Brasil e são difíceis de encontrar em português. 

As LNs são o material base de muitos mangás que, por sua vez, são adaptados para anime. De vez em quando, porém, os estúdios decidem produzir os animes diretamente das light novels – e os resultados são incríveis! 

O Geekship trouxe para você alguns exemplos de animes baseados em light novels para você conhecer! 

5. Re:ZERO 

Re:ZERO – Começando a vida em outro mundo, escrita por Tappei Nagatsuki, é uma das poucas LNs que podem ser encontradas em português. O anime baseado na obra já conta com duas temporadas – e a terceira será lançada em outubro de 2024! Ele é aclamado pelo público e foi indicado como anime do ano na edição de 2016 do The Anime Awards. 

O protagonista é Subaru Natsuki, um jovem comum desempregado e sem aspirações que é transportado para outro mundo. Sim, parece uma história clichê – e Subaru também reconhece o padrão dos populares isekai. Já que todo herói reencarnado recebe um poder especial nesse tipo de história, Subaru fica empolgado para descobrir o seu. 

Rapaz de cabelos pretos em meio a criaturas de outro mundo observa em choque
Subaru é o protagonista de Re:Zero. Fonte: Divulgação/White Fox

Assim, logo que uma donzela em perigo aparece, ele se oferece para ajudar… apenas para morrer nas mãos de assassinos como resultado. No entanto, ele resuscita no mesmo ponto onde encontrou a moça – e, assim, ele descobre seu poder: voltar à vida igual a um avatar de videogame. Se esse poder será uma benção, ou uma maldição…só vendo a história até o final para saber. 

E haja história! No Japão, já foram publicados 38 volumes da light novel. No Brasil, a obra é licenciada pela New POP Editora. 

4. Spice & Wolf 

Traduzida literalmente, essa história se chama “Loba e Especiarias”, e seus 24 volumes foram escritos por Isuna Hasekura. Recebeu duas adaptações para a anime, sendo que o remake foi lançado este ano, em abril, e ainda está em andamento na Crunchyroll. A primeira versão foi ao ar em 2008 e é considerado um clássico pelos fãs. 

Os protagonistas são Lawrence e Holo, um mercador e uma loba, respectivamente. Loba? Sim! Holo é uma loba mítica que pode assumir uma forma (quase) humana e é tida como a deusa das colheitas de uma vila pagã. Quando os aldeões deixam de acreditar na sua existência, ela decide deixar o lugar e retornar para sua terra natal com a ajuda do rapaz. 

mulher com orelhas e cauda de lobo castanhos claro
Holo em forma humana mantém suas orelhas e cauda de lobo. Fonte: Divulgação/Passione

Spice & Wolf é mais do que uma história de fantasia e explora o fascinante mundo econômico da Idade Medieval pelos olhos de mercador de Lawrence e pela sagacidade da Sábia Loba Holo. Para quem gosta de animes que ensinam conceitos da vida real, essa é uma história que vale conferir! 

3. Violet Evergarden 

Violet Evergarden é um dos animes mais famosos do estúdio Kyoto Animation e atualmente conta com uma temporada de 13 episódios, um OVA e dois filmes, todos disponíveis na Netflix. Nem todo mundo sabe, mas ele foi inspirado em uma light novel premiada de mesmo nome, escrita por Kana Akatsuki. 

A protagonista é Violet, uma menina de idade desconhecida que foi usada como arma humana durante uma longa guerra que varreu o continente. Com o fim do conflito, porém, a jovem precisa se adaptar à sociedade e à paz – um desafio para alguém que era considerada uma ferramenta sem sentimentos. 

Violet Evergarden pode ser encontrado na Netflix

Acolhida pelo amigo de seu comandante desaparecido, Violet se torna uma Autômata de Memórias, alguém que escreve cartas por outras pessoas. Seu novo trabalho a coloca em contato com sentimentos que nunca conheceu: luto, alegria, tristeza, saudades e amor. Como um todo, a história é um lembrete poético dos efeitos do pós-guerra na vida das pessoas. 

Se você se interessar pela LN, porém, fique avisado: o anime difere muito do material original! Ambas as obras são incrivelmente profundas e comoventes – vale a pena conferir as diferenças. 

2. Ascendance of a Bookworm

Embora não seja tão conhecido, Ascendance of a Bookworm: I’ll do anything to became a librarian – ou “Ascensão de uma doida por livros: farei de tudo para me tornar uma bibliotecária!”, numa tradução aproximada – é considerado um dos melhores isekais já escritos. 

Antes de reincarnar, Urano era uma jovem recém-saída da faculdade com uma obsessão anormal por livros – tanto que sua morte foi causada por uma avalanche deles após um terremoto soterrá-la embaixo de suas estantes. Ao acordar em outro mundo, porém, seu maior pesadelo se torna realidade: não há uma sombra de livros até onde a vista alcança. 

Agora num corpo de uma menina de cinco anos chamada Myne, ela logo descobre que livros são um artigo de luxo, disponível apenas para nobres. Como uma plebéia, ela não tem qualquer esperança de ver um – mas isso não a desanima. Se não há livros, basta que ela mesma os faça! 

Para quem gosta de um bom passo a passo – à semelhança de Dr.Stone – Ascendance of a Bookworm é um prato cheio. Papel, tinta, prensa…não há nada que Myne não tenha que criar do zero, desafiando as condições precárias da cidade baixa e lutando contra as limitações de seu corpo incrivelmente fraco e doente. 

Uma menina e um menino sentados entre troncos de árvore cortados
Myne e Lutz trabalham juntos para criar livros do zero. Fonte: Divulgação/Ajia-do

Ela provará que nada – seja sua saúde, nobres ou deuses – poderá ficar entre ela e seu sonho de passar a vida cercada por livros. O anime tem uma animação mais simples, mas é uma ótima introdução ao rico mundo das LNs, escritas por Miya Kazuki. Ele tem duas temporadas, disponíveis na Crunchyroll, e uma terceira já foi confirmada, pelo estúdio WIT. 

1. 86-EIGHTY SIX

Nossa última recomendação é 86-EIGTHY SIX, um anime com duas temporadas baseado na light novel escrita por Asato Asato. Com uma incrível trilha sonora, produzida por ninguém menos do que Hiroyuki Sawano, o anime do estúdio A1-Pictures é um exemplo do que uma boa adaptação é capaz de entregar! 

A República de San Magnolia se orgulha de travar uma guerra sem perdas de vidas humanas com o uso de drones não-tripulados, comandados à distância por seus oficiais militares, os Handlers. Seu oponente é a implacável Legion, um exército autônomo que ficou fora de controle depois que seu criador, o Império Giad, ruiu. 

Porém, o que a população ignora é que vidas humanas são, sim, perdidas todos os dias nas linhas de frente. Quando a guerra estourou, o governo declarou que todos aqueles que não fossem Albas – a maioria étnica da República – seriam isolados no setor 86, fora da segurança dos muros, e obrigados a pilotarem os drones em direção à morte certa. 

Vladilena Milizé, ou simplesmente Lena, é uma Handler, recém-apontada como comandante do esquadrão Spearhead, cujo capitão é chamado de Undertaker, ou Coveiro. Diferente de seus colegas Alba, Lena acredita que os Eighty-Six são humanos e merecem ser tratados como tais. Porém, como eles podem acreditar nela, se Lena sequer pode ver seus rostos? 

O anime 86-EIGHTY SIX transforma a LN em uma narrativa visual impactante sobre guerra, camaradagem, genocídio e o significado de lutar até o fim. Vale muito a pena conhecer as light novels depois de assistir – especialmente para ver com detalhes os esquemas das máquinas de guerra da Legion! 

Lena é uma Alba, enquanto os Eighty-Six são chamados de Colorata

Se você já assistiu esses animes e tem vontade de saber mais sobre a história, você pode procurar as LNs para ler! Poucas delas podem ser encontradas em português, mas é fácil achá-las traduzidas para a língua inglesa na Amazon – e como a linguagem é mais simples, pode ser um bom treino de leitura em inglês! 

Gostou do conteúdo? Então, fique atento ao Portal Geekship para ficar por dentro de dicas e outras notícías do mundo dos animes!