Crítica | 5ª temporada de Aggretsuko

Compartilhar:

Mais situações da vida real foram tratadas com leveza e humor na 5ª e última temporada de Aggretsuko

Gabriel Barbosa

Publicado em 24 de Fevereiro de 2023, às 08h29

5ª temporada de aggretsukoNa 5ª temporada de Aggretsuko, Retsuko lida com mais situações complicadas da vida real, mas com toque de humor e leveza.

A 5ª e última temporada de Aggretsuko serviu uma dupla que já existia, mas que ficou oculta por muito tempo.

Nessa temporada, Retsuko está mais próxima de Haida. Ela não só o ajuda a lidar com o fato dele ter sido despejado de sua casa, mas também dá a ele motivos para retomar a sua vida normal. Algo que, como vemos na trama e acontece na vida real, o amor faz.

Haida ficou desempregado, devido aos acontecimentos da temporada anterior, e foi expulso do apartamento de seus pais. Nisso, ele entrou numa rotina de jogos e se viciou. Ele acabou gastando toda sua economia nesse jogo.

Por conta disso, Haida acaba morando em um cybercafé por um longo tempo, tentando se ajustar na vida. Conseguiu um emprego como ajudante de pedreiro, dormiu mal, ganhou pouco, algo que faz parte da realidade de muitos, mas na série é retratado com humor e vemos o personagem dar a volta por cima. O que, na realidade, mostra que todos podemos sair de situações indesejáveis.

Nesse meio tempo, ele se aproxima de Shikabane, que conheceu no jogo, mas que também mora no mesmo lugar. A personagem tem um ar de desânimo, algo totalmente oposto aos demais personagens da trama.

Haida se depara com a dificuldade em se colocar no mercado de trabalho, especialmente na área semelhante à que ele já trabalhava. Mas, se na realidade não é fácil, na animação também não será, especialmente por ele precisar de um endereço fixo, o que no momento é uma realidade distinta.

Retsuko acaba descobrindo sobre a nova moradia de Haida e ela decide abriga-lo em sua casa e diria até que ela passou por aquilo que muitos casais passam: a adaptação. Afinal, ter alguém morando com você é preciso se acostumar ao jeito do outro.

Apesar dos contratempos e diferenças entre ambos, os dois levaram tudo com leveza e mostraram que essa é a forma de lidar com as diferenças de nossos companheiros. 

Durante todos os episódios as risadas são garantidas, especialmente quando Retsuko é convidada para integrar um time de política, que exige seu lado Heavy Metal e é isso que cativa o público e a garante uma grande parcela de votos.

Nesse processo, todos os amigos apoiam Retsuko e a ajudam como podem, seja financeiramente, com apoio moral. Com isso, o anime mostra a importância de ter uma rede de apoio em certas decisões da vida. Por mais difícil que seja, se tivermos pessoas do lado tudo há de ser mais leve e menos penoso. 

Haida acaba se destacando, pois ele começa a enfrentar a própria família para ajudar Retsuko e isso é algo que até então não havia sido apresentado, os confrontos familiares do personagem. 

Considerado até então o menos importante da família, Haida dá a volta por cima quando decide se impor as decisões de seus familiares, o que deixa claro sua independência e seu foco na vida com a Retsuko. 

Não só isso, mas ele também conheceu os pais da panda-vermelha, que certamente não se agradaram com o rapaz. Nessa parte, a trama nos mostra os danos que a mentira pode causar e as consequências da verdade, que é mais libertadora e nos deixa de mentes limpas. 

Essa temporada por um todo teve como foco a relação de ambos, o desabrochar de uma flor que estava pronta e que só faltava ser regada. 

Há muitas lições e aprendizados para uma vida de casal, com muita dose de humor, o que nos garante muitas risadas. Além disso, há destaque para a importância das amizades em nossas vidas, que fazem toda diferença no nosso cotidiano. 

A mudança na vida de Haida fica mais nítida quando ele convence Shikabane a também mudar de vida, mas ele não consegue sozinho, pois Retsuko o ajuda nessa tarefa.

Por fim, Retsuko voltou a sua rotina normal de trabalho e se estressar com tudo, colocando sua voz de Heavy Metal para fora nos momentos de estresse.