Crítica | Star Wars – Visions: 2ª temporada (2023)

Compartilhar:

Uma segunda temporada que pega estúdios de todo o mundo, e nos mostra visões interessantes sobre o mundo de Star Wars.

Léo Fuita

Publicado em 11 de Maio de 2023, às 11h00

Crítica | Star Wars – Visions: 2ª temporada (2023)Foto: Divulgação

Se na primeira temproada de Star Wars Visions tivemos somente estúdios de animação japoneses trabalhando em visões alternativas do universo de Star Wars, dessa vez, em oito dos nove episódios da segunda temporada, finalmente conseguimos ver uma visão diferente de países como Espanha, Irlanda, Chile, Reino Unido, Coréia do Sul, França, Índia e África do Sul. O que, na minha opinião, foi algo bem acertado e que mostrou como podemos contar ótimas histórias utilizando de todo o lore que existe nesse universo tão gigantesco que é Star Wars.

Na primeira temporada a verdade é que boa parte dos episódios não foram bons. Careciam de uma história coesa contada dentro dos episódios e por muitas vezes foram somente demonstrações de como lutas são legais. Algo que felizmente não se repete nessa temporada, até mesmo por se tratar de estúdios de animação que, muito provavelmente, não tenham o mesmo reconhecimento que os outros já gozavam, por estar em um mercado muito maior que existe lá no Japão.

Sinceramente são muitos bons episódios. Começando pelo Sith (Episódio 01) que mostra um tipo de animação completamente diferente do que estamos acostumados e com ótimas alegorias para o modo como aquela ex-aprendiz de Sith aprende a utilizar tanto os seus poderes da luz quanto os poderes das trevas como parte dela mesma.

Em Screecher’s Reach (Episódio 02) já temos uma história mais padrão. Onde uma aprendiz de Jedi aprende que pode usar a Força ao lidar com um Sith dentro de uma caverna misteriosa. Algo que muda completamente com Nas Estrelas (Episódio 03), que conta com uma animação incrível em 3D e a história de como o Império destruiu e matou todo um povo ao chegar no planeta das protagonistas. Um dos que eu mais gostei, por sinal.

Em Eu sou sua Mãe (Episódio 04) temos uma história mais leve e bem divertida sobre a relação de uma filha que tem vergonha da sua mãe mas consegue superá-la. Nesse caso com mais uma animação bem diferente que lembra muito aqueles jogos onde todos os personagens são bonecos de pano.

No episódio 05, Jornada à Cabeça Sombria, novamente temos uma interpretação de como o lado negro da força e o lado bom são apenas duas faces de uma mesma moeda. Com uma animação mais próxima do que quem acompanha animes já está acostumado e lutas bem legais de se assistir.

A Dançarina Espiã (Episódio 06) é, para mim, o melhor deles. Conta uma história completa de, novamente, um local dominado pelo Império e suas consequências ao mesmo tempo que foca na relação da protagonista com um dos generais do Império que vão assistir a apresentação. Além de uma animação diferente de tudo que eu já vi e que nos prende o tempo inteiro.

Os Ladrões de Golak (Episódio 07) conta a história clássica de alguém que tem a Força e precisa ir atrás de uma maneira de desenvolvê-la, também com uma animação 3D incrível e uma história bem divertida. Já O Poço (Episódio 08) talvez seja o que menos me prendeu, mas que ainda conta uma boa história e está longe de ser um curta ruim dentro de todos os que vimos.

A Canção de Aau (Episódio 09) também tem aquela animação que os personagens parecem bonecos de pano e conta uma história completamente diferente de tudo que eu já vi em Star Wars. É talvez o mais criativo de todos eles, focando nos Kyber Cristal novamente assim como o episódio anterior, mas com uma abordagem completamente diferente e ainda mais mística.

Essa é uma temporada muito melhor que a anterior. Consegue contar nove histórias diferentes, com começo meio e fim, diferentemente da primeira em que existem alguns episódios que não tem pé nem cabeça. Isso tudo utilizando de técnicas diferentes de animação e nos dando personagens cativantes que conseguem nos prender do começo ao fim.

Lembrando agora que escrevo esse texto até aumentei a minha nota, já que me lembrei de todas as tramas sem dificuldade (já que vi em muitos dias diferentes) e consegui me envolver completamente com as histórias independentemente de quais sejam. Espero que para as próximas temporadas eles continuem indo atrás de estúdios de diferentes países que, claramente, tiveram um esmero especial na hora de nos mostrar essas diferentes histórias no mundo tão incrível como o de Star Wars.

Anime: Star Wars – Visions: 2 temporada
Distribuído pela: Disney Plus
Episódios: 9
Nota: 09/10