Crítica | Vinland Saga Season 2 (2023)

Compartilhar:

Um anime diferente do convencional, que deixa de focar na ação e vai para desenvolvimentos completamente diferentes do que esperávamos.

Autor Léo Fuita
Léo Fuita

Publicado em 20 de Junho de 2023, às 10h57

Crítica | Vinland Saga Season 2 (2023)Foto: Divulgação

Depois da morte de seu pai e da destruição da sua vila pelos invasores ingleses, Einar deseja uma vida pacífica com a sua família. Porém a vila é invadida novamente. Einer assiste os dinamarqueses queimar suas novas terras e matar a sua família. Sendo então capturado e levado até a Dinamarca como escravo.

Ele é comprado por Ketil, um dono mais gentil que promete que ele poderá ganhar sua liberdade ao trabalhar na terra. Lá ele encontra seu novo parceiro, Thorfinn, que conhecemos da primeira temporada. E a partir daí se desenvolve a nova trama onde ele e Thorfinn tem que lidar com seus fantasmas do passado e tentar conseguir novamente a sua liberdade.

Vinland Saga é algo completamente diferente do que temos hoje no mundo dos animes e mangás. Se na primeira temporada temos uma ação e aventura mais próximo do que já vimos em outras obras, na segunda vamos para outro lugar completamente diferente. Tudo guiado pela forma como o nosso protagonista, Throfinn, enxerga o mundo e o que aconteceu com ele durante tantos anos.

Crunchyroll / Reprodução

Algo que, para quem é mais desavisado, pode ser um problema. Já que ele larga bastante a ação, apesar de ainda ter bastante com alguns personagens e partes do anime, e começa uma jornada de descobrimento e redenção do nosso protagonista. Focando em como tudo que aconteceu modificou ele e também, nessa temporada, o agora rei da Dinamarca Canute.

O que, para mim, não é um problema. Na realidade parece até um solução. Já que essas histórias de vikings que lutam já estarem caindo um pouco na mesmice, com tantas diferentes que vemos por aí em séries e filmes. Focando em algo bem diferente e que não esperaríamos de uma história ambientada nessa época.

Todos os personagens que eles nos apresentam são interessantes. Desde o próprio Ketil, passando pelo seu guarda costas Snake e chegando a Gardar e Arnheid que fazem parte de um arco bem grande na série. Sempre com motivações críveis e desenvolvimentos interessantes com o passar dos episódios.

Além disso é um dos poucos animes que consegue fechar histórias nas suas temporadas. Algo claramente pensado e que dificilmente vemos nesses animes que picotam suas temporadas por causa do avanço do material original do mangá. Mas que aqui parece muito bem planejado para que exista uma história coesa entre o primeiro e o último episódio da temporada.

Por isso essa é uma das melhores coisas que tivemos esse ano em matéria de anime sem a menor dúvida. História interessante, ótimos personagens, bom desenvolvimento da trama e tudo que uma boa historia nos pede. Se você nunca viu Vinland Saga, esse é um daqueles animes que dificilmente você vai se arrepender.

Anime: Vinland Saga Season 2
Estúdio: MAPPA
Distribuído pela: Crunchyroll
Episódios: 24
Nota: 10/10