De onde veio Sakamoto Days? Conheça as inspirações do mangá
Explore as influências e curiosidades que moldaram essa história cativante.
Publicado em 14 de Janeiro de 2025, às 10h46
Criado por Yuto Sukuzi e Lançado em 2020 na Weekly Shonen Jump, Sakamoto Days combina ação e comédia sobre a vida de Taro Sakamoto, um ex-assassino lendário que abandou sua vida no crime para se tornar um homem comum. A obra ganhou uma adaptação em anime lançada na Netflix e está conquistando a atenção do público.
Mas, quais foram as reais inspirações por trás dessa história? Hoje reunimos um compilado de fatos interessantes sobre as origens de Sakamoto Days.
Yuto Suzuki: o criador
Em 2019, Yuto Suzuki já mostrava talento em suas histórias One-shots, como Garaku e Locker Room, ambas serializadas na Shonen Jump. Assim, toda a experiência com narrativas criativas e personagens cativantes seria importante para a criação de Sakamoto Days, seu próximo mangá de sucesso.
Em uma entrevista exclusiva a Shonen Jump em 2024, o editor Sousuke Ishikawa também compartilhou as principais influências que ajudaram Yuto Suzuki a criar o mangá.
John Wick
Durante a entrevista, o editor afirmou que filmes estrangeiros como John Wick e The Equalizer tiveram grande importância na criação de Sakamoto Days, especialmente por se tratar de histórias com vingança de plano de fundo.
”Suzuki gosta de filmes e acredito que seja influenciado por filmes estrangeiros como “John Wick”. Obras como “The Equalizer” também ressoam de perto. Também acredito que dentro da percepção de “legal” de Suzuki está um personagem que é controlado, forte e trabalhador. Ele é bom em criar ação, então foi o tema perfeito.”
Por exemplo, em John Wick (2014), Keanu Reeves interpreta um ex-assassino lendário que abandona o mundo do crime para viver com sua esposa. Após uma grande tragédia, John retorna em busca de vingança contra aqueles que perturbaram sua paz.
O personagem também é conhecido pelo estilo de luta peculiar, que combina movimentos precisos e o uso de objetos aleatórios como armas letais. Em uma das cenas mais icônicas da franquia, John elimina um inimigo com um simples lápis.
Como tudo começou em Sakamoto Days?
Ishikawa explica que após a conclusão de Garaky e Locker Room, Yuto Suzuki foi motivado pelo desejo de criar um mangá shonen com um protagonista assassino, mas que realmente cativasse o público.
Assim, o autor criou a fórmula perfeita para a construção de Taro Sakamoto. Um protagonista mais velho, reservado, fofo e com uma aparência física fora dos padrões, mas que é extremamente forte e lendário.
Ao mesmo tempo, Suzuki também quis adicionar um contraste a história. Por isso, ele trouxe Shin, um personagem com a capacidade de ler mentes, que funciona de forma equilibrada em conjunto com Sakamoto. Afinal de contas, apesar da abordagem de assassinatos e combates, a obra preza por manter a dose de comédia:
”Nos primeiros dias da Sakamoto’s, queríamos criar personagens que os leitores gostassem e um mundo que os leitores quisessem visitar, então incluímos mais comédia. A comédia serve para destacar o contraste com um personagem, e mesmo os personagens inimigos que são mais sérios são atraentes se tiverem algum lado cômico. Isso também anda de mãos dadas com minha consciência de evitar a brutalidade excessiva. Como o mangá é publicado em uma revista voltada para um público mais jovem, eu conscientemente introduzo elementos de humor para torná-lo agradável e acessível a um público mais amplo.”
Onde assistir Sakamoto Days?
Sakamoto Days está disponível com dublagem em português no catálogo da Netflix, com episódios lançados semanalmente. Além disso, o mangá físico já está sendo publicado no Brasil pela editora Panini.
Fonte: Manga Plus Shueisha