Dona da Rockstar teme que GTA 6 ganhe notas negativas

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Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games, acredita que notas negativas em massa de usuários possam complicar vendas de GTA 6

Henrique Cesar Mello

Publicado em 24 de Julho de 2024, às 15h05

GTA 6, da Rockstar GamesGTA 6, da Rockstar Games. Foto: Divulgação/ Rockstar

Já pensou? A Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games e da 2K, está com medo do famoso ‘review bombing’. O bombardeiro de críticas extremamente negativas e notas baixas de usuários está causando temor na empresa, que acredita que as vendas de GTA 6 possam ser prejudicadas.

Em um recente documento financeiro, a empresa frisou que a estratégia de usuários dar notas negativas em massa contra jogos tem crescido nos últimos anos, podendo ter um impacto negativo no desempenho comercial dos games.

Como funciona o ‘review bombing’, que aflige a dona da Rockstar?

O ‘review bombing’ pode acontecer tanto nas lojas on-line (Steam, PlayStation Store e Loja Xbox), quanto nos sites agregadores de notas (Metacritic). Exemplos recentes de franquias populares que sofreram com a prática foram NBA 2K, EA Sports FC e Call of Duty.

Por outro lado, títulos da própria Rockstar, como GTA e Red Dead Redemption, não apenas não costumam sofrer com ‘review bombing’. Além disso, sempre são aclamados pela crítica e pelos jogadores. Normalmente, a prática é uma estratégia coordenada da comunidade para chamar atenção para problemas do jogo, como bugs ou sistema de monetização abusivo.

Mas, também há ataques coordenados movidos por discriminação quando existe diversidade nos jogos, principalmente envolvendo protagonistas da trama. No relatório, a Take-Two cita como o bombardeio de notas baixas pode impactar negativamente o desempenho dos games.

O que diz a Take-Two?

“Obter e manter classificações elevadas para os nossos jogos nas plataformas de terceiros nas quais operamos é importante, uma vez que ajuda os jogadores a descobrir os nossos jogos. Se a classificação de um dos nossos jogos começar a cair ou se recebermos imensas críticas negativas que resultam numa queda da classificação, pode tornar-se mais difícil para os jogadores descobrirem ou recomendarem os nossos jogos”, disse a empresa.

“Além disso, podemos estar sujeitos à campanhas de críticas negativas ou campanhas de difamação com o intuito de prejudicar a nossa classificação. Qualquer declínio pode gerar a perda de jogadores e receitas, custos adicionais de publicidade e marketing e prejudicar a reputação”, completou a Take-Two.