Frieren é incrível em todos os aspectos, do começo ao fim

Compartilhar:

Dos personagens à história principal, passando pela construção de mundo e tudo que ela tenta contar. Frieren é icônico.

Autor Léo Fuita
Léo Fuita

26/03/2024, 11:48

Frieren é incrível em todos os aspectos, do começo ao fimFoto: Divulgação

O rei demônio foi derrotado e o grupo de heróis vitoriosos retorna para casa antes de se separarem. Os quatro – a maga Frieren, o herói Himmel, o padre Heiter e o guerreiro Eisen – relembram a sua jornada de uma década antes de darem adeus uns aos outros. Mas o tempo passa diferente para elfos, o que faz com que Frieren veja os seus amigos morrerem, um por um, conforme os anos vão avançando.

Existem gêneros de anime que vão ficando cada vez mais esgotados por conta do sucesso que fazem. A fantasia medieval é um deles e dificilmente temos histórias que conseguem sair da mesmisse e nos entregar algo que não seja um clichê ambulante durante todos os arcos. Algo que, felizmente, não acontece em Frieren em momento algum.

Frieren consegue fazer algo que eu acredito que muitas histórias deveriam buscar: usar do mundo fantasioso criado para fazer com que nós, espectadores, pensemos sobre a nossa própria vida. Os primeiros episódios, que normalmente contam histórias fechadas, são um ótimo exemplo disso. Nos mostrando como o fato de ela viver tanto tempo faz com que sua percepção sobre a vida seja muito diferente das pessoas que ela encontra pelo caminho, e nos fazendo pensar sobre essa finitude o tempo todo.

Reprodução / Crunchyroll

Só que se ficasse somente nisso provavelmente não seria um anime nota 10. Ele vai construindo as relações e os personagens de maneira muito sutil. Adicionando traços de personalidade e evoluindo cada um deles conforme os episódios vão passando. Tudo de um jeito que não precisa estar o tempo inteiro nos falando do que está acontecendo, mas mostrando muitas dessas sutilezas enquanto acompanhamos nossa personagem principal e seus coadjuvantes que entram e saem da história.

Mesmo quando entramos no clássico arco de treinamento e torneio, onde todos estão tentando virar magos de primeira classe, Frieren consegue ser inovador. Tanto por conta de como o primeiro e o último teste são elaborados, quanto pelas soluções encontradas e todas as reviravoltas que vemos em cada episódio. Com o ápice, para mim, sendo a Sense julgando cada um dos magos ao final e passando ou não eles conforme entende como cada um reage à ela. Mais um tipo de sutileza que não precisa falar tudo de maneira direta, mas que entendemos os motivos pelos quais cada um dos magos que conseguem passar.

Frieren é uma aula de como se contar uma boa história. Da sutileza na hora de evoluir cada personagem, passando pelas poucas lutas interessantíssimas, e a empolgação que ela consegue nos deixar o tempo inteiro, mesmo sem usar da ação. Fez jus a todo o hype que existia e ao fato de ter muito mais episódios que um anime de temporada normal. Algo que, sinceramente, todo mundo que gosta de anime deveria parar agora e assistir.

Série: Frieren e a Jornada para o Além (2023)
Distribuído pela: Crunchyroll
Episódios: 28

Nota: 10/10

Leia também:


Mais sobre anime

Ver mais
Logo de Jujutsu Kaisen a esquerda, Yuji Itadori no centro e logo do Guinness Book a direita

Jujutsu Kaisen é incluído no Guinness Book

O anuncio oficial aconteceu nesta terça-feira (16).

Continue lendo

Logo da Netflix com capa de Mob Psycho 100

Mob Psycho 100 chega ao catálogo da Netflix

Foram adicionados a plataforma todas as temporadas do anime!

Continue lendo

Guardiões Lendários de Alola: Conhecendo os Pokémon Épicos da Região

Confira quais são os Pokémon lendário de Alola, a sétima região do anime e game.

Continue lendo

levi olhando para o lado

Animes para questionar sua moral

Obras que te fazem repensar seus valores éticos.

Continue lendo

aang-falando-algo-para-alguem

Personagens com poder de vento nos animes

Confira personagens que são conhecidos por controlar o elemento Vento.

Continue lendo