Histórias inclusivas: 5 personagens PcD nos animes

Compartilhar:

Protagonistas com deficiências físicas ainda não são muito comuns em animes

Autor Raquel Oshio
Raquel Oshio

Publicado em 10 de Outubro de 2024, às 10h30

Josee em sua cadeira de rodas em meio à sua arte“Josee, o Tigre e o Peixe” é um filme com uma personagem cadeirante. Fonte: Divulgação/Bones

Cegueira, surdez, paralisia… condições como essas são mais comuns no nosso dia a dia e nas pessoas ao nosso redor do que percebemos. A representação de pessoas com deficiência (PcD) em animes, porém, ainda é muito pequena. Contudo, poucas histórias que existem são de tirar lágrimas dos espectadores!

O Geekship trouxe uma lista de personagens com PcD com histórias emocionantes nos animes para você conhecer! 

Violet Evergarden 

Violet, que é a protagonista do anime produzido pela Kyoto Animation que leva o seu nome, é uma órfã que foi utilizada como uma criança-soldado na guerra. Apesar de ter sobrevivido ao ambiente brutal, ela não escapou intacta – em sua última batalha, Violet perdeu os dois braços. 

Violet, à esquerda, e o escritor de ópera à direita.
Violet é uma Boneca de Automemórias, que tem o trabalho de escrever no lugar de outras pessoas. Fonte: Divulgação/Kyoto Animation.

Com o fim do conflito, a garota precisa aprender a viver em meio à paz duramente conquistada. Mesmo com as próteses metálicas, Violet é incapaz de realizar atividades delicadas, até mesmo algo simples como segurar uma caneta. No entanto, ela logo encontra a atividade que deseja realizar: ser uma datilógrada de cartas. 

Príncipe Boiji 

Boiji é o jovem protagonista surdo-mudo de “Ranking of Kings” (2021), anime produzido pelo estúdio WIT. À primeira vista, ele parece voltado para o público infantil, mas isso está longe da verdade! Por causa de sua deficiência, Boiji é desprezado pelas pessoas à sua volta e é chamado de o “Príncipe Inútil” pelos seus opositores – mas ele não deixa isso afetar seu sonho de, um dia, se tornar o melhor rei que puder. 

Boiji vira amigo de Kage, um monstro das sombras, no anime.

Uma curiosidade é que a linguagem de sinais é extensamente utilizada no anime e sua autenticidade foi supervisionada pela Fundação de Surdos de Tóquio

Yuki 

Protagonista de “Um Sinal de Afeição” (2024), Yuki é uma jovem surda que se apaixona por Itsuomi, um estudante de sua faculdade que é fascinado por viajar e conhecer outras culturas. Os dois se encontram por acaso e o rapaz, que é poliglota, se interessa em aprender a linguagem de sinais usada por Yuki. 

Yuki ensina sinais para Itsuomi. Fonte: Divulgação/ Ajia-do

Além de ser um romance adorável, “Um Sinal de Afeição” também explora um pouco das dificuldades que as pessoas surdas têm na sociedade, assim como os desafios em um relacionamento entre surdos e não-surdos. 

Josee

A artista Josee, protagonista do filme “Josee, o Tigre e o Peixe” (2020), é paraplégica desde pequena. Por causa de sua condição e sua fobia de estranhos, a jovem não é muito de sair de casa. No entanto, quando sua vó contrata o universitário Tsuneo Suzukawa, cujo sonho é estudar Biologia Marinha no exterior, seu mundo começa a se expandir. 

O filme “Josee, o Tigre e o Peixe” tem 1 hora e 38 minutos de duração.

Tsuneo é apaixonado por mergulho e está desesperado para juntar fundos para viajar, por isso aceita o trabalho de cuidar da difícil e, por vezes, rude Josee. No entanto, ao descobrir que ela tem o sonho secreto de conhecer o mundo, ele decide levá-la também. O filme é produzido pelo estúdio Bones

Shouko Nishimiya

O filme “A Voz do Silêncio” (2016) é um anime centrado no relacionamento entre a menina surda Shouko Nishimiya e o rapaz que a atormentava no fundamental, Shouya Ishida. Devido ao bullying severo liderado por Ishida, Shouko é obrigada a deixar a escola. Para se salvar da punição coletiva, toda a sala se vira contra Ishida, que acaba se tornando o rejeitado no lugar. 

Anos depois, Ishida está convencido que é o pior ser humano vivo e decide resolver todas as pendências antes de tirar sua vida. Antes, porém, ele vai atrás de Shouko para se desculpar pelo passado. O que ele não esperava era que Shouko fosse aquela que daria a ele vontade de viver novamente. 

“A Voz do Silêncio” é um filme do estúdio Kyoto Animation.

O filme mostra as profundas consequências do bullying sofrido por Shouko, bem como traz uma mensagem de esperança e reconciliação. Uma das curiosidades do filme é a trilha sonora, de Kensuke Ushio – a música abafada tem o objetivo de trazer o expectador para dentro do mundo de Shouko, ilustrando como os sons chegam até a protagonista. 

E aí, gostou das dicas? Com o tempo, mais histórias inclusivas estão entrando no universo dos animes. Acompanhe o Geekship para ficar por dentro das novidades!