Shounen, shoujo, seinen…? Entenda as classificações de animes e mangás

Compartilhar:

Muita gente se confunde com a classificação dos animes, descubra suas várias categorias!

Autor Raquel Oshio
Raquel Oshio

Publicado em 31 de Julho de 2024, às 10h30

Menino sujo e descabelado aparenta confusão com pontos de interrogação em volta da cabeçaOne Piece é um exemplo de anime shounen

Shounen, shoujo, seinen, josei… se você curte mangás e animes pode ser que já tenha se deparado com alguns desses termos. Eles são usados para indicar a demografia para a qual aquela história foi pensada – e podem ajudar você a escolher o tipo de narrativa que deseja assistir! 

Demografia, como assim? Bem, vamos explicar do começo! No Japão, os mangás são publicadas em revistas – como Shonen Jump, Shonen Sunday, Bessatsu Margaret, entre outras – e cada uma delas tem o seu público-alvo, por exemplo: jovens garotos ou jovens adultos. 

Um mangá e sua eventual adaptação para anime recebem a classificação de acordo com o tipo de revista em que é publicado. Separamos para você as principais características de cada categoria! 

Shounen

Traduzido literalmente, shounen siginifica “garoto”. Ou seja, mangás e animes shounen são voltados para o público jovem masculino, abaixo dos 18 anos de idade. Títulos famosos, como Demon Slayer, One Piece, Frieren e a Jornada para o Além, Spy x Family, e Jujutsu Kaisen, se encontram nessa categoria. 

Mangás e animes shounen costumam apresentar traços mais escuros, fortes e definidos. Personagens exagerados ou explosivos que dependem da força – física, mental ou até mágica – são comuns. Além disso, podemos dizer que as narrativas dão grande foco em cenas de ação e temas como amizade e superação de obstáculos. 

Personagens do filme de Demon Slayer
Arte de divulgação do Arco dos Hashiras de Demon Slayer. Fonte: Divulgação/Crunchyroll.

Vale lembrar que demografia é diferente de gênero! Dentro das histórias shounen podem ser encontradas histórias de todos os gêneros, desde fantasia, isekai, slice-of-life, até esportes. 

Para quem quer aquela narrativa empolgante, cheia de ação, suor e lágrimas pode contar com um bom shounen para se divertir!

Shoujo

Mangás e animes shoujo, por sua vez, são pensados para o público jovem feminino. Nessa categoria, encontramos histórias como Fruits Basket, Akatsuki no Yona, Ascendance of a Bookworm, Sailor Moon e Kamisama Kiss. 

Essas histórias apresentam traços e cores mais suaves e luminosas. A narrativa costuma focar mais em desenvolvimento emocional e pessoal, questões do coração e romance. Relacionamentos interpessoais, amizades e amadurecimento são alguns dos temas abordados. 

Porém, não se engane! Shoujos também apresentam suas histórias de ação e o melhor exemplo é Akatsuki no Yona, que conta a história de uma princesa fugitiva que precisa sobreviver em um reino dividido com a ajuda de seu guarda-costas e os quatro dragões que a servem.

Menina de cabelos vermelhos, olhos violetas e brincos amarelos encara de forma séria
Yona é uma princesa expulsa de seu castelo. Fonte: Divulgação/Crunchyroll

Dentro do shoujo também podemos apontar algumas subclassificações, como Yaoi e Yuri. Animes e mangás marcados como Yuri apresentam narrativas centradas no relacionamento homoafetivo entre mulheres, enquanto aqueles marcados como Yaoi, no relacionamento entre homens. Este último também costuma ser marcado como BL, ou Boys Love. 

Para quem busca uma história emocionante, de suspirar e se inspirar, shoujo é uma boa pedida! 

Seinen e Josei

Deixando para trás o universo juvenil, mangás e animes marcados como Seinen ou Josei costumam ter uma temática mais séria e voltada para o público jovem adulto. No caso de Seinen, o alvo são os espectadores masculinos, enquanto Josei é pensado no público feminino. 

Alguns exemplos são Bungo Stray Dogs, Tokyo Ghoul, Parasita, Diários de uma Apotecária e Berserk. De forma geral, são histórias complexas que não evitam temas sensíveis ou de violência. Seus personagens fogem do simples bem versus mal, são cheios de camadas e decisões conflituosas. 

Homem alto com roupas chinesas observa mulher baixa de cabelos verdes escrever em um papel
Jinshi e Maomao são os protagonistas de Diários de uma Apotecária. Fonte: Divulgação/TOHIO Animation Studio.

Isso não quer dizer que essa categoria é só ação e violência. Um exemplo de narrativa mais calma e divertida é Gokushufudou: Tatsu Imortal, que conta a história de um ex-membro da yakuza que precisa descobrir como viver seu dia a dia como dono de casa. 

Homem de óculos escuros e rosto ameaçador de pé entre duas senhoras oferece um prato de comida.
Tatsu é ex-yakuza mal-encarado, mas de bom coração. Fonte: Divulgação/Netflix.

Para quem busca uma história mais madura, vale a pena dar uma olhada no catálogo dos animes Seinen e Josei! 

E aí, pronto para embarcar no mundo dos animes? Fique atento ao Portal Geekship para mais conteúdos e dicas!