Vegeta: O Príncipe Saiyajin – Explorando curiosidades e evoluções de um guerreiro orgulhoso

Compartilhar:

Que Vegeta é um dos personagens mais queridos de Dragon Ball, não é segredo. Mas o príncipe dos saiyajins conta com uma série de fatos interessantes a seu respeito, que não é tão percebido durante a série.

Lucas Uchoa

Publicado em 22 de Dezembro de 2023, às 15h44

Várias versões do personagem VegetaFoto: Montagem

Dessa forma, confira 10 curiosidade sobre Vegeta, que vão desde sua primeira aparição, até fatos sobre sua redenção e desenvolvimento como personagem da série.

Papel menor

Vegeta foi inicialmente feito por Akira Toriyama como um personagem menor. No entanto, a resposta positiva dos fãs em relação ao seu desenvolvimento levou Toriyama a expandir o papel de Vegeta na série, tornando-o uma parte fundamental da história e um dos personagens mais populares.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Z

Sobre seu nome

O nome “Vegeta” é derivado da palavra “vegetal”, seguindo a tradição dos Saiyajins, cujos nomes frequentemente têm conexões com vegetais.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Z

Temos como exemplos de personagens com nomes de vegetais, Broly, que tem como significado de seu nome, Brócolis. Kakaroto, nome original de Goku, tem alusão a palavra inglesa carrot, que traduzida para o português, fica cenoura.

Primeira Aparição

Vegeta fez sua primeira aparição na saga Saiyajin, inicialmente como um antagonista que veio à Terra para encontrar as Esferas do Dragão.

Na primeira vez que o então vilão foi visto, sua aparência era muito diferente da que estamos acostumados. Tanto fisicamente, quanto em sua armadura, era visível a diferença no visual de Vegeta.

Seu cabelo era ruivo, enquanto a armadura tinha predominância nas cores verde e laranja.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Z

Isso aconteceu por um erro de comunicação de Akira com a Toei Animation, produtora da animação, onde por ser uma adaptação de quadrinho preto e branco, a Toei acreditou que a tonalidade de cabelo do personagem seria diferente da que vemos hoje em dia, já que na época, Toriyama não especificou que todos os Saiyajins tinham cabelo preto.

Após a explicação do autor para a empresa, sobre as cores de cabelos e roupas, foram feitas as correções para as que conhecemos hoje em dia.

Super Saiyajin de Elite

O príncipe refere a si como o “Super Saiyajin de Elite”, enfatizando sua posição como um guerreiro de elite da raça Saiyajin.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Z

Embora o personagem tenha uma grande mudança em sua personalidade desde sua primeira aparição, Vegeta nunca abriu mão de seus treinos, tanto para estar preparado para os combates, como para superar seu eterno rival, Goku.

Majin Vegeta

Durante a Saga Majin Buu, Vegeta se deixa ser controlado por Babidi e se transforma em Majin Vegeta. Essa forma representa uma volta ao seu estado mais puro de guerreiro Saiyajin, buscando desafiar Goku.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Z

Com esta transformação, Vegeta não só voltou ao seu estado de pura maldade, como também desbloqueou níveis mais altos de seu poder, ultrapassando a forma do super Saiyajin 2 e dando um enorme trabalho para Goku.

Orgulho Saiyajin

O orgulho de Vegeta como Saiyajin é uma característica marcante. Ele inicialmente se recusa a aceitar a ajuda de outros e sempre procura ser o guerreiro mais forte.

Porém, em algumas vezes o guerreiro abre mão de todo o seu orgulho e se coloca a disposição para aceitar ajuda em seus combates, como na luta contra Buuhan, apelido de Super Buu adquirido após absorver Gohan Místico.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Kai

Na ocasião, Goku propôs a Vegeta uma fusão com os Brincos Potara, para criar um guerreiro que poderia bater de frente com o vilão. Inicialmente, Vegeta se recusou a fazer a fusão, mas após ver que esta seria a única forma para derrotar Buu, fez a fusão com Goku, criando assim, Vegetto.

A Relação com Bulma

Vegeta eventualmente forma um relacionamento com Bulma, e eles se casam, tornando-se pais de Trunks e, mais tarde, de Bra. Esse aspecto de sua vida traz uma dimensão mais humana ao personagem.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Super

Um dos momentos mais icônicos da relação entre o casal, foi quando Bills deu um tapa na esposa do príncipe dos Saiyajin, que mesmo em estado de medo pela presença do Deus da Destruição, não hesitou em ir para cima para vingar sua amada.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Super

No geral, a relação entre Vegeta e Bulma é um elemento chave para o desenvolvimento do personagem orgulhoso ao longo da série. Ela adiciona uma dimensão emocional à narrativa e demonstra a capacidade de mudança e crescimento dos personagens em Dragon Ball

Transformações

Assim como Goku, Vegeta passa por várias transformações ao longo da série, incluindo a forma Super Saiyajin, Super Saiyajin 2, Super Saiyajin God, Super Saiyajin Blue e mais recente, o Ultra Ego.

Foto: Montagem

Esta última forma consiste em funcionar de acordo com o nível de espírito de batalha de Vegeta, que quanto mais for o espirito, maior é o nível de poder da transformação.

Levando em consideração seus atuais níveis, é de se acreditar que Vegeta conte com a transformação de Super Saiyajin 3. Mas de acordo com algumas teorias, é explicado que o guerreiro não usa essa forma, pelo custo de ser usada muita energia na transformação.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Super Heroes

Além disso, Vegeta conta com a transformação de Super Saiyajin 4, que embora não seja canônica, tem o carinho da grande maioria dos fãs da franquia.

Foto: Reprodução/Dragon Ball GT

Personalidade Complexa

A personalidade de Vegeta é complexa. Ele começa como um antagonista arrogante, mas ao longo da série, desenvolve uma profunda ligação com a Terra e seus habitantes.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Z

Vemos isso muito bem na Saga dos Androides e a Saga Cell, onde Vegeta enfrenta desafios emocionais e físicos. Sua busca pelo poder para proteger sua família e o planeta Terra se torna uma motivação central, embora ainda assim, o personagem tenha deixado seu orgulho e paixão pelas batalhas falar mais alto em alguns momentos.

Redenção e Sacrifício

Vegeta passa por uma notável jornada de redenção, especialmente evidente quando ele sacrifica sua vida para derrotar Majin Buu durante a Saga Kid Buu. Esse ato simboliza sua transformação de vilão para herói.

Foto: Reprodução/Dragon Ball Z