Zom 100 é uma aventura divertida com discussões pra lá de profundas
Anime de zumbi toca em temas complexos, sem abrir mão da ação e nos fazendo pensar a cada episódio.
Publicado em 27 de Dezembro de 2023, às 11h51
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2023/12/zom-100-review-64abf5813ae04.jpg)
Em um apartamento cheio de lixo, Akira Tendou assiste um filme de zumbi com olhos sem vida. Depois de 3 anos em um trabalho tóxico, seu espírito está quebrado. Então, durante uma manhã, ele vê seu locatário comendo algo, que acaba sendo outro inquilino! Em uma cidade cheia de zumbis, mesmo correndo por sua vida, Akira se sente mais vivo do que nunca.
É incrível como Zom 100 consegue ser uma aventura divertida em um mundo pós apocalíptico ao mesmo tempo que discute temas tão sérios para a nossa atualidade. O primeiro episódio é uma clara alusão a Mark Fisher, onde parece que é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo, que no caso do anime é representado pelo trabalho tóxico em que nosso protagonista se vê preso.
Eu, erroneamente, achei que talvez essa dimensão crítica fosse se perder conforme os episódios fossem passando. Mas felizmente errei na minha previsão e esse tom crítico permeia praticamente todo o começo de Zom 100. Sendo sempre o pano de fundo para a ação e a aventura, mas nos fazendo pensar o tempo inteiro sobre determinados assuntos com conversas interessantes e profundas.
O trabalho é talvez o tema mais tocado dentro da série. Desde o trabalho tóxico que Akira tem, até o sucesso que o seu amigo Kencho teve no mundo corporativo, mas que não era algo que deixava ele tão feliz quanto achava que deveria ficar. Além de falar muito sobre expectativas que temos para a nossa vida e como esse mundo do trabalho está longe de ser o que queremos buscar de verdade para sermos felizes.
Eu fiquei realmente surpreso com como esse anime é profundo. A aventura serve para nos dar respiro das discussões, e é muito divertida também. Conseguindo ser um balanço quase perfeito entre o tom mais complexo e a aventura boba de amigos lutando contra um apocalipse zumbi. Um puta de um anime que vale muito a pena para qualquer pessoa em qualquer idade.
Série: Zom 100: Bucket List of the Dead
Distribuído pela: Crunchyroll e Netflix
Episódios: 12
Nota: 09/10
Leia também: