6 filmes que exploram as consequências das ‘letras míudas’ em contratos

Compartilhar:

Você lê as letras miúdas de contratos ou autorizações? Se a reposta for não, você certamente estaria em algum desses filmes

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

26/03/2024, 06:00

Shrek e Rumpelstiltskin em 'Shrek para Sempre'. Foto: DivulgaçãoShrek e Rumpelstiltskin em ‘Shrek para Sempre’. Foto: Divulgação

Assinar um contrato sem ler as letras miúdas pode resultar em consequências surpreendentes e, muitas vezes, desastrosas.

No mundo do cinema, esse tema intrigante foi explorado em algumas produções que oferecem uma visão envolvente sobre as implicações de decisões precipitadas.

Aliás, eles nos fazem pensar que devemos tomar mais cuidado com as nossas escolhas, inclusive se envolve algum tipo de contrato.

Sem mais delongas, confira abaixo 6 filmes que destacam o perigo de não prestar atenção aos detalhes contratuais.

O Advogado do Diabo (1997)

O filme de Taylor Hackford segue Kevin Lomax (Keanu Reeves), um advogado talentoso que aceita uma oferta irrecusável em uma firma de advocacia de Nova York. No entanto, ele percebe tarde demais as cláusulas obscuras que vêm com seu novo emprego, resultando em dilemas éticos e consequências sinistras.

Click (2006)

No filme de Frank Coraci, Adam Sandler estrela como Michael Newman, um arquiteto que recebe um controle remoto universal com a capacidade de controlar o tempo. Ao não ler os termos e condições, Michael enfrenta uma série de eventos inesperados que ilustram a importância de compreender completamente as implicações de suas escolhas.

The Joneses (2009)

Derick Borte, trouxe um filme que aborda a publicidade e o consumismo, seguindo uma “família” aparentemente perfeita que, na realidade, é formada por profissionais de marketing. Aliás, os personagens principais induzem seus vizinhos a comprar produtos sem perceberem as verdadeiras intenções por trás do contrato social.

Enron: Os Mais Espertos da Sala (2005)

Os diretores Alex Gibney e Jason Kliot, neste documentário, examinam o escândalo financeiro da Enron, revelando como executivos manipularam contratos e esquemas financeiros complexos para encobrir a verdadeira situação da empresa. Sendo assim, a falta de atenção aos detalhes teve consequências devastadoras para investidores e funcionários.

The Good German (2006)

Ambientado no pós-Segunda Guerra Mundial, o filme de Steven Soderbergh explora traições e segredos políticos. O personagem interpretado por George Clooney se envolve em uma conspiração complexa, revelando as consequências de assinar contratos obscuros em meio a uma trama de espionagem.

Shrek para Sempre (2010)

Seria impossível falar de filmes dessa categoria, sem falar dessa fantástica produção de Mike Mitchell. Neste filme da franquia, Shrek faz um contrato impensado com Rumpelstiltskin, resultando em uma realidade alternativa onde ele nunca existiu.

Por fim, esses filmes destacam as consequências de não examinas cuidadosamente os termos de um contrato. Certamente, se fossem realidade, muitos de nós estaríamos no lugar de algum desses personagens.

Esses filmes proporcionam uma visão intrigante e, por vezes, assustadora, sobre o impacto de não examinar de perto os compromissos que assumimos.

Eles mostram a importância as consequências imprevisíveis, e por vezes, inescapáveis, da falta de atenção.


Mais sobre filmes

Ver mais

Conheça os filmes indicados para o Festival de Cannes e saiba os destaques

Um filme brasileiro está entre os 19 escolhidos para concorrer ao prêmio.

Continue lendo

Lady Gaga como Arlequina em Joker: Folie à Deux. Foto: Divulgação

‘Coringa 2: Delírio a Dois’ ganha trailer e mostra Gaga como Arlequina

O filme está previsto para lançar nos cinemas em outubro deste ano

Continue lendo

Três filmes sobre jornalismo

Para comemorar o Dia do Jornalista, listamos três filmes que abordam o tema do jornalismo e mostram um pouco do que é seguir essa profissão.

Continue lendo

Conheça o novo filme do Star Plus

Grandes Hits é um drama que transforma playlists em uma máquina do tempo.

Continue lendo

Saiba mais sobre o filme Silvio, que contará a história de Silvio Santos

O filme biográfico do dono do SBT contará com Rodrigo Faro interpretando o apresentador e tem previsão para estrear em setembro.

Continue lendo