A sociedade da neve e o que é ética

Compartilhar:

Excelente filme da Netflix que aborda um acidente aéreo envolvendo uruguaios, mostrando um debate sobre ética e moral.

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

23/01/2024, 19:00

A sociedade da neve e o que é éticaDivulgação Netflix

Antes de iniciar o texto, preciso confessar que pensei muito se escreveria sobre esse filme. Na verdade, comecei e apaguei minhas ideias algumas vezes. Quando assisti “A sociedade da Neve”, tive uma mistura de sensações e me deparei com um dilema: o que realmente é ética e moral? No entanto, vou deixar esse tema para o final.

Para que você entenda um pouco, caso ainda não tenha assistido, o filme retrata  o acidente aéreo ocorrido em 1972, que transportava um time amador de rugby uruguaio e alguns de seus familiares… o avião acabou caindo nos Andes.

O acidente já havia sido retratado em outros filmes, mas acho que a Netflix acertou na abordagem, na contratação de atores uruguaios (diferente do que outras produções fizeram) e na maneira a qual o acontecimento foi abordado.

 Assistindo ao filme, percebemos o empenho e o envolvimento de todos que tinham como objetivo fazer o telespectador se transportar para aquela situação e questionar suas ações, mesmo que minimamente. Posso afirmar que isso deu certo, me peguei várias vezes questionando se faria algo parecido e se tomaria as mesmas decisões dos envolvidos, mas é claro, todos esses pensamentos aconteceram no momento em que eu assistia na comodidade da minha cama, vendo minha Netflix, sem a adrenalina e sem passar pelos momentos angustiantes enfrentados pelos uruguaios.

Foram exatos 72 dias presos nas montanhas, com um clima nada agradável, lutando contra a fome e a saudade da família, além de não ter a noção do desfecho dos acontecimentos: sairiam vivos de tudo aquilo?

No filme é mostrado que nos primeiros dias eles conseguiram se manter com bolachas e com gelo derretido para que pudessem se alimentar e beber um pouco de água.

Caso você ainda não tenha assistido o filme ou não saiba muito sobre o acidente, logo de cara quando o avião cai e é despedaçado. Algumas pessoas instantaneamente perdem a vida e os sobreviventes decidem enterrar os corpos na neve usando os destroços como abrigo. Com o passar dos dias as bolachas vão se acabando, o frio vai aumentando e a expectativa de sobrevivência vai diminuindo, afetando o psicológico dos uruguaios. Em uma das conversas os sobreviventes se questionam sobre o que comer, um grupo se posiciona a favor de comer carne humana e outro grupo é totalmente contra. Durante a história é levantada a pergunta: os vivos têm direito de fazer isso com os falecidos? A situação será compreendida pelos que vierem resgatá-los? Isso tudo não importa no momento.  

Por alguns dias eles se alimentam de sapatos e do que encontram pela frente para não ter que comer seus amigos e familiares, mas logo a situação vai ficando complicada e é nítido que a falta de alimento está afetando os sobreviventes. Vemos em uma cena, a urina preta e a magreza dos personagens, o que leva a maioria decidir comer carne humana.

Como mencionado anteriormente, ao ver o filme fiquei perplexo com a situação e me questionei: afinal de contas, o que é ética e moral?  

Bom, fiz uma rápida pesquisa e vi que moral é o conjunto de valores individuais ou coletivos que conduz a sociedade e a ética  é o conjunto de padrões e valores morais de um grupo ou indivíduo. O que me fez entender que o nome “Sociedade da Neve” (nome do livro ao qual o filme se inspirou) foi uma excelente escolha, pois devido a situação a qual eles se encontravam, fizeram uma sociedade e definiram o que era moral e ético naquele momento. Ao assistir, compreendi um pouco sobre os personagens e no que cada um acredita. Percebi que todos sabiam que comer carne humana é moralmente errado, porém nessa situação era a garantia de sobrevivência. 

Um pequeno spoiler, um dos personagens ao morrer deixa em seu bolso um bilhete com a seguinte frase: “não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos”. Realmente, a amizade entre eles não se abalou mesmo nessa situação.

Se você ainda não assistiu ao filme, eu o recomendo e digo que ele pode pintar no Oscar como filme estrangeiro, sendo um forte candidato ao prêmio.

Cena do filme "A sociedade da Neve"
Imagem: Divulgação Netflix

Mais sobre filmes

Ver mais

Cinco filmes sobre boxe

Aproveitando o ‘hype’ dos últimos dias sobre o boxe, decidimos listar alguns filmes de luta para você maratonar.

Continue lendo
Dakota Fanning como Mina em Os Observadores. Foto: Divulgação

Dakota Fanning é destaque no trailer de ‘Os Observadores’

A atriz viverá a personagem principal em Os Observadores, filme inspirado no livro de A.M. Shine

Continue lendo

Crítica/ Ferrari o filme

O filme narra a história de Enzo Ferrari, fundador da Scuderia Ferrari.

Continue lendo
Santa Claus Conquers the Martians (1964)

6 filmes trash que se destacam pela sua ruindade

Filmes trash possuem uma forma peculiar de prender nossos olhos nas telas e esses se superam

Continue lendo
Ryan Golsing é K em Blade Runner 2049. Foto: Divulgação

4 filmes que falam sobre Inteligência Artificial

Essas produções abordam com maestria como o uso da Inteligência Artificial pode moldar a vida humanada

Continue lendo