Acordo aprovado. Greve de roteiristas de Hollywood chega ao fim

Compartilhar:

Após 146 dias de greve, WGA e AMPTP alcançam um acordo que encerrou a paralisação e trouxe ganhos substanciais para roteiristas, incluindo regulações sobre uso de inteligência artificial na produção de conteúdo audiovisual.

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

Publicado em 26 de Setembro de 2023, às 21h44

greve de roteiristas HollywoodSindicato votou hoje e decisão encerrou a greve. Foto: Divulgação

Hollywood finalmente vislumbra a luz no fim do túnel da longa greve que assolou a indústria cinematográfica por 146 dias que chegará ao fim nessa quarta-feira (27), após votação.

Tradução livre: “O WGA chegou a um acordo provisório com o AMPTP. Hoje, nosso Comitê de Negociação, o Conselho do WGAW e o Conselho do WGAE votaram por unanimidade para recomendar o acordo. A greve termina às 12h01.”

No último domingo, membros do Writers Guild of America (WGA), o Sindicato de Roteiristas da América, se reuniram com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), a Associação de Produtores de Cinema e Televisão, em negociações que se estenderam por cinco dias consecutivos. 

O ponto crítico das discussões foi o uso das inteligências artificiais (IAs) na produção de conteúdo audiovisual.

“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para escritores em todos os setores dos membros”, comunicou o comitê de negociação do WGA em uma mensagem aos membros.

Iniciada no dia 2 de maio, essa greve se tornou uma das mais longas na história da categoria, deixando uma marca significativa na indústria cinematográfica. 

Muitas produções foram adiadas, incluindo filmes aguardados como “Duna: Parte 2“, e o ritmo da produção de filmes e séries foi afetado. Com o fim da paralisação, a indústria se prepara para voltar ao seu fluxo normal, e o mercado cinematográfico deve se reaquecer nos próximos meses.

No entanto, vale ressaltar que outro impasse ainda persiste: a greve dos atores, que começou em julho deste ano. Sem um acordo entre os estúdios e o Sindicato dos Atores, a indústria permanecerá paralisada. Mas pelo andar da carruagem e com a disposição estúdios e streamings, é possível que novas negociações aconteçam muito em breve

A Variety apontou que Hollywood está ansiosa para voltar ao trabalho. Mas depois de uma pausa de cinco meses na produção, os estúdios e streamings precisarão de tempo para colocar os programas e filmes de volta em funcionamento. A revista, ainda diz que a “medida que a notícia do progresso na mesa de negociações se espalhava no início desta semana, o planejamento silencioso para um retorno à produção intensificou-se com produtores e executivos perguntando sobre a disponibilidade de palcos e outros recursos de produção”.