Greta Gerwig: conheça produções da diretora de ‘Barbie’

Compartilhar:

Além de ‘Barbie’, cineasta Greta Gerwig dirigiu ‘Lady Bird’ e ‘Adoráveis Mulheres’, sendo indicada ao Oscar pelas produções

Karla Beatryz

Publicado em 24 de Julho de 2023, às 20h48

Cineasta Greta Gerwig - Foto: Reprodução/WebCineasta Greta Gerwig – Foto: Reprodução/Web

O filme “Barbie” da diretora Greta Gerwig, estreou em 20 de julho, se tornando a maior estreia de um filme dirigido por uma mulher, e a segunda maior estreia no Brasil, arrecadando R$ 22,9 milhões. O longa, porém, não é a primeira produção da diretora, que já chegou a ser indicada ao Oscar em cinco categorias em sua primeira direção. 

Com 39 anos, Greta Gerwig, é roteirista, diretora e atriz. Ela começou a carreira em 2006, participando do filme “LOL”, de Joe Swanberg, e ganhou destaque ao interpretar Florence, no longa “Greenberg”, em 2010. Greta venceu o prêmio de Melhor Atriz no Athena Film Festival pelo papel, e indicada em outras premiações. Foi apenas em 2017 que a cineasta estreou como diretora. 

 Lady Bird: A hora de voar (2017) 

Após escrever o roteiro de “Lady Bird”, Greta decidiu estrear na direção da produção. Em seu primeiro projeto, ela conquistou cinco indicações ao Oscar, nas categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor direção e melhor roteiro original. Greta se tornou a quinta mulher a disputar o prêmio como diretora. 

Bastidores de “Lady Bird” – Foto: Reprodução/Web

O filme acompanha Christine McPherson (Saoirse Ronan), que prefere ser chamada de Lady Bird, em seu último ano no colégio. Ela deseja fazer faculdade longe de Sacramento, na California, mas precisa enfrentar conflitos com sua mãe ao tomar essa decisão. “Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora”, informa a sinopse. 

“Lady Bird” está disponível para aluguel no Prime Vídeo, e incluso na assinatura do Globo Play. 

Adoráveis Mulheres (2019)

Em seu segundo projeto, Greta dirigiu “Adoráveis Mulheres”, adaptação o livro com o mesmo nome. Com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Merly Streep no elenco, o longa conquistou seis indicações ao Oscar, como melhor filme e melhor roteiro adaptado. Neste ano, a produção levou o prêmio de melhor figurino. 

Bastidores de “Adoráveis Mulheres” – Foto: Reprodução/Web

“Adoráveis Mulheres” acompanha a história de quatro irmãs durante um período de guerra nos Estados Unidos. A protagonista, Jo March (Saoirse Ronan) precisa voltar para casa quando sua irmã Beth (Eliza Scanlen) desenvolve uma doença devastadora. 

O filme está disponível para assinantes da Netflix, e incluso para aluguel na Prime Vídeo e apple TV. 

Outras produções 

Sendo aclamada pelo público, e pela crítica, em suas produções que abordam questões de feminismo e independência, Greta Gerwig foi escalada como roteirista para o live action de “Branca de Neve e os Sete Anões”, da Disney. Recentemente, Netflix divulgou que a Greta também será diretora da adaptação de dois filmes da franquia “As Crônicas de Nárnia”.