Análise do trailer do coringa/ Pontos e referências que talvez tenham passado despercebidos 

Compartilhar:

Analisando, podemos ter algumas teorias e referências a outros filmes. Confira

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

13/04/2024, 20:46

Análise do trailer do coringa/ Pontos e referências que talvez tenham passado despercebidos Foto: Divulgação

As referências ao primeiro filme

Se você assistiu ao trailer do filme, pode ter notado algumas referências ao primeiro filme do Coringa. Caso não tenha percebido, vou te mostrar. Uma das referências mais óbvias é a cena das escadas. No primeiro filme, vemos Arthur subindo as escadas após um dia cansativo de trabalho. No trailer, vemos uma cena semelhante, mas agora é Lady Gaga, que interpretará a Arlequina, subindo as escadas. Acredito que essa cena seja importante, pois parece indicar que ela ainda não se “transformou” em Arlequina, e talvez isso tenha algum significado no filme.

Imagem retirada do trailer de "Coringa: Delirio a dois" mostrando o momento em que Arlequina sobe as escadas referenciando o primeiro filme
Foto: Imagem retirada do trailer / momento em que Arlequina sobe as escadas

Falando em escadas, você provavelmente se lembra que no primeiro filme o Coringa dança nelas, em uma cena muito marcante. Essa cena se repete no trailer do segundo filme, onde vemos o Joker e a Arlequina dançando juntos.

Imagem retirada do trailer,mostrando Coringa e Arlequina dançando nas escadas
Foto: Imagem retirada do trailer

Outra referência que talvez você não tenha percebido é a cena em que a Arlequina faz um gesto de arma com as mãos apontando para a cabeça. Isso já aconteceu no primeiro filme, inclusive duas vezes: uma vez por Arthur e outra por Sophie, que faz esse gesto no elevador por causa de sua filha tagarela.

Imagem da Arlequina fazendo um gesto com a mão de arma apontando para a cabeça referenciando o primeiro filme
Foto: Divulgação

Para finalizar, a última referência que considero importante mencionar é aquela que talvez tenha passado despercebida. No primeiro filme, nas cenas finais, vemos o Coringa sorrindo com sangue na boca, uma cena que se repete, mas agora com a Arlequina.

Imagem mostrando arlequina fazendo sorriso com sangue na boca, outra referencia ao primeiro filme
Foto: Imagem retirada do trailer

Nova origem da Arlequina?

Se você é fã da DC ou já assistiu aos desenhos do Batman, provavelmente sabe um pouco sobre a origem da personagem Arlequina. Inicialmente uma psiquiatra no Asilo Arkham encarregada do tratamento do Coringa, ela acabou sendo manipulada pelo palhaço e se apaixonou perdidamente por ele, transformando-se em Arlequina e perdendo completamente sua sanidade.

Entretanto, em “Coringa 2”, sua origem parece ser diferente. No trailer, vemos que Arlequina já é paciente do Asilo Arkham, aparentemente conhecendo o Joker e nutrindo um amor por ele. Provavelmente, testemunharemos uma versão alternativa da Arlequina, diferente daquela com a qual estamos familiarizados.

Acredito que ela possa ser mais “independente” e não viver exclusivamente para o Coringa, apesar de amá-lo incondicionalmente.

Imagem mostrando Arlequina no Asilo Arkam
Foto: Imagem retirada do trailer

O filme vai ser um grande delírio

O título do filme, “Coringa: Delírio a Dois”, não é por acaso. No trailer, vemos cenas que provavelmente não se passam no mundo real, mas sim na mente do Coringa ou da Arlequina.

A cena da dança ilustra isso claramente: enquanto os dois se veem dançando em um grande palco, na realidade estão dançando na rua, sob a chuva. Essa confusão entre realidade e imaginação já foi explorada no primeiro filme, quando Arthur tinha dificuldade em distinguir o que era real e o que era fruto de sua mente.

Acredito que esse tema será ainda mais explorado neste filme, e arrisco dizer que a maioria das cenas de dança e as cenas musicais se passarão na mente dos dois.

Coringa e arlequina dançando
Foto; Imagem retirada do trailer

Vai ser um musical?

Essa questão foi bastante polêmica quando surgiram as primeiras informações sobre o filme e a hipótese de ser um musical foi levantada. Muita gente não curtiu e criticou, arriscaria dizer que, antes do lançamento do trailer, algumas pessoas tinham perdido o hype para assistir.

Bem, para essa pergunta ainda não temos confirmações, mas acredito que o filme terá sim alguns números musicais. Como mencionado, na maioria das cenas de música e dança, pode ser o imaginário dos protagonistas. Mas é evidente que teremos algumas músicas no filme, e não vejo isso como algo negativo. As músicas podem e devem servir para evidenciar a mudança dos personagens, assim como foi feito no primeiro filme. Por exemplo, quando Arthur dança no banheiro, isso mostra uma transformação nele, o que também ocorre na famosa cena da escada, onde vemos um Arthur totalmente mudado e aceitando seu “lado” Joker.

O musical deve estar tão presente no filme que até temos uma referência a um musical. Na cena em que aparecem os guarda-chuvas coloridos, há uma referência ao filme “Guarda-Chuvas do Amor”, lançado em 1964. Curiosamente, esse filme conta a história de um casal, então provavelmente podemos esperar mais referências visuais ao filme.

Imagem do trailer mostrando guarda chuvas coloridos uma referencia ao filme musical "Guarda- Chuvas do amor"
Foto: Imagem retirada do trailer

Teremos outro vilão do Batman no filme do Coringa?

No primeiro filme do Coringa, há uma cena dos pais do Batman sendo assassinados, evidenciando a conexão entre o Coringa e o Batman. Estou voltando a este ponto para sugerir que talvez possamos testemunhar o início da transformação de Duas Caras.

Ao assistir ao trailer, percebemos uma explosão em um que parece ser um tribunal. Se pensarmos um pouco mais a fundo, é possível especular que este seja o julgamento do Coringa, e em Gotham, Harvey Dent é o promotor público. Será que essa explosão no tribunal não poderia ser o catalisador para a origem de Duas Caras?

Foto da possivel explosão no julgamento do coringa
Foto: Imagem retirada do trailer

Por enquanto, é apenas uma teoria, mas seria fascinante se isso se concretizasse.

Confira o trailer novamente ou assista pela primeira vez:

Esses foram alguns detalhes do trailer. Lembrando que “Coringa: Delírio a Dois” estreia dia 4 de outubro nos cinemas.