Close: filme da A24 faz sucesso na Netflix; conheça!

Compartilhar:

Indicado ao Oscar 2023, filme Close está presente no famoso Top 10 da Netflix

Autor Matheus Rocha
Matheus Rocha

24/05/2024, 14:45

Menino loiro olha fixamente para um outro menino. Há outras crianças ao redor.Foto: A24/Reprodução

Adição recente ao catálogo da Netflix, o filme Close, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023 representando a Bélgica, vem chamando a atenção dos assinantes da gigante do streaming com sua história emocionante e repleta de nuances dramáticas.

Presente no famoso Top 10 da plataforma, sendo bastante assistido pelo público desde seu lançamento, o longa-metragem conta a história de dois melhores amigos de infância que precisam lidar com o julgamento alheio de seus colegas de escola, além de um trauma profundo.

Produzido pela A24 e aclamado em diversos festivais mundo afora, logo abaixo, saiba mais sobre Close e descubra todas as razões pelas quais você também deve dar uma chance ao filme na Netflix. Aproveite!

Close: qual a história do filme da A24?

Dirigido pelo cineasta Lukas Dhont, Close apresenta a amizade de longa data entre os jovens Léo (Eden Dambrine) e Rémi (Gustav De Waele), que estão na pré-adolescência. Os dois gostam muito de passar tempo de qualidade na companhia um do outro, jogando, se divertindo e até mesmo compartilhando momentos em família.

No entanto, quando um novo ano letivo se inicia, na escola, ambos são questionados sobre sua proximidade. “Vocês são um casal?”, pergunta uma colega. Essa visão alheia à amizade que cultivam passa a deixar Léo incomodado.

Com isso, o jovem começa a se relacionar com outras pessoas da turma da escola, deixando Rémi muitas vezes de lado. Essa possível rejeição traz diversas consequências profundas à tona, mostrando como o bullying velado e a masculinidade tóxica podem ser crueis.

Close: drama da Netflix é baseado em uma história real

Apesar de muitos tópicos sensíveis serem abordados ao longo do desenvolvimento narrativo de Close, o longa-metragem não é baseado em uma história real. Em entrevista à revista GQ, o cineasta Lukas Dhont argumentou sobre suas inspirações para a composição da trama de seu filme.

“Eu era considerado muito afeminado na infância e adolescência. Desde a minha voz até o meu jeito de andar e de falar”, lembrou o diretor. “Infelizmente, na época, eu realmente não tive coragem de dizer o que quer que fosse. Eu era um jovem que queria pertencer a um grupo e não a mim mesmo”, acrescentou ele.

Dois meninos abraçados ao ar livre. Um deles usa camiseta marrom e o outro azul.
Foto: A24/Reprodução

Além dessa inspiração em sua própria história de vida, na qual padrões impostos pela sociedade no que tange à masculinidade podem ferir muitas pessoas, Dhont também revelou estar sempre com a obra “We Two Boys Together Clinging”, de David Hockney, na mente ao longo da escrita do roteiro.

“[Em Close,] seguimos esta jovem amizade, correndo por entre flores, perseguida por inimigos imaginários. É este Jardim do Éden da infância onde o amor ainda não precisa ter nome”, argumentou.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando tudo o que apresentamos aqui no GeekShip!