Confira filmes da Netflix que ganharam o Oscar de melhor fotografia
Nos últimos cinco anos, plataforma de streaming conquistou três prêmios e cinco indicações em uma das principais categorias do Oscar
Publicado em 24 de Maio de 2023, às 23h37
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2023/05/95_TC_0324_Blaine-Ohigashi-AMPAS-scaled-1.jpg)
Nos últimos cinco anos as produções da Netflix marcaram presença em uma das principais categorias do Oscar: o prêmio de melhor fotografia. Entre 2019 e 2023, três filmes foram premiados e outros cinco foram lembrados pela academia, chegando a disputar a estatueta dourada.
Confira a seguir quais produções da Netflix já ganharam o Oscar de melhor fotografia e quis concorreram ao prêmio:
Nada de Novo no Front, 2023
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Design-sem-nome-24-1280x720.jpg)
Sendo um dos favoritos da academia na premiação deste ano, a produção da Netflix, dirigida por Edward Berger, levou quatro estatuetas, incluindo melhor filme internacional e melhor fotografia. Os outros prêmios foram: melhor trilha sonora original e melhor direção de arte.
O filme conta a história de um adolescente chamado Paul, que é convocado para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. O jovem começa o seu serviço militar de forma idealista e entusiasmada, mas logo é confrontado pela dura e cruel realidade de uma guerra.
Mank, 2021
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Design-sem-nome-25-1280x720.jpg)
A produção de David Fincher, foi a favorita de 2021, levando dez indicações e conquistando dois prêmios, sendo, melhor fotografia e melhor designer de produção. As outras indicações foram: melhor direção de arte, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, melhor trilha sonora original, melhor figurino, melhor maquiagem e penteado, melhor som e melhor ator.
O longa se passa em Hollywood na década de 1930, e conta a história tumultuosa do roteirista Herman J. Mankiewicz, que escreveu “Cidadão Kane”, e sua luta contra o diretor Orson Welles pelo crédito do texto do filme considerado uma obra-prima.
Roma, 2019
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Design-sem-nome-26-1280x720.jpg)
A produção mexicana de Afonso Caurón recebeu dez indicações na cerimônia do Oscar de 2019, conquistando três prêmios, sendo melhor fotografia, melhor direção, e pela primeira vez um filme mexicano levou o prêmio de melhor filme estrangeiro. As outras indicações foram: melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original, melhor direção de arte, melhor mixagem de som e melhor edição de som.
Inspirado na infância do próprio diretor, o filme conta a história de Cleo, uma empregada doméstica na casa do casal Antonio e Sofia. Ela ajuda a família a cuidar de seus filhos na cidade do México nos anos 1970. As complicações logo aparecem quando Antonio foge com sua amante, e Cleo descobre que está gravida.
E os indicados?
Apesar de não conquistar todos os prêmios, as produções originais da Netflix não deixaram de marcar presença na categoria de melhor fotografia – e outras grandes categorias da cerimônia.
Os filmes “Ataque dos Cães”, de Jane Campion, foi indicado como melhor fotografia – e em outras 11 categorias -, mas perdeu para “Duna”, de Denis Villeneuve. Em 2021, apesar de levar o prêmio com “Mank”, a plataforma ainda indicou o longa-metragem “Os 7 de Chicago”, de Aaron Sorkin, ao mesmo prémio. Já em 2020, o filme “O Irlandês”, de Martin Scorsese, foi indicado, perdendo a estatueta para “1917”, de Sam Mendes. Em 2019, quem entrou na disputa foi o longa “Nunca Deixa de Lembrar”, de Florian Henckel von Donnersmarck.
Leia também: Cannes: O que é, quais filmes são indicados e qual é o prêmio?
Todas as produções citadas na matéria estão disponíveis na Netflix.