Confira filmes da Netflix que ganharam o Oscar de melhor fotografia
Nos últimos cinco anos, plataforma de streaming conquistou três prêmios e cinco indicações em uma das principais categorias do Oscar
Publicado em 24 de Maio de 2023, às 23h37
Nos últimos cinco anos as produções da Netflix marcaram presença em uma das principais categorias do Oscar: o prêmio de melhor fotografia. Entre 2019 e 2023, três filmes foram premiados e outros cinco foram lembrados pela academia, chegando a disputar a estatueta dourada.
Confira a seguir quais produções da Netflix já ganharam o Oscar de melhor fotografia e quis concorreram ao prêmio:
Nada de Novo no Front, 2023
Sendo um dos favoritos da academia na premiação deste ano, a produção da Netflix, dirigida por Edward Berger, levou quatro estatuetas, incluindo melhor filme internacional e melhor fotografia. Os outros prêmios foram: melhor trilha sonora original e melhor direção de arte.
O filme conta a história de um adolescente chamado Paul, que é convocado para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. O jovem começa o seu serviço militar de forma idealista e entusiasmada, mas logo é confrontado pela dura e cruel realidade de uma guerra.
Mank, 2021
A produção de David Fincher, foi a favorita de 2021, levando dez indicações e conquistando dois prêmios, sendo, melhor fotografia e melhor designer de produção. As outras indicações foram: melhor direção de arte, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, melhor trilha sonora original, melhor figurino, melhor maquiagem e penteado, melhor som e melhor ator.
O longa se passa em Hollywood na década de 1930, e conta a história tumultuosa do roteirista Herman J. Mankiewicz, que escreveu “Cidadão Kane”, e sua luta contra o diretor Orson Welles pelo crédito do texto do filme considerado uma obra-prima.
Roma, 2019
A produção mexicana de Afonso Caurón recebeu dez indicações na cerimônia do Oscar de 2019, conquistando três prêmios, sendo melhor fotografia, melhor direção, e pela primeira vez um filme mexicano levou o prêmio de melhor filme estrangeiro. As outras indicações foram: melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original, melhor direção de arte, melhor mixagem de som e melhor edição de som.
Inspirado na infância do próprio diretor, o filme conta a história de Cleo, uma empregada doméstica na casa do casal Antonio e Sofia. Ela ajuda a família a cuidar de seus filhos na cidade do México nos anos 1970. As complicações logo aparecem quando Antonio foge com sua amante, e Cleo descobre que está gravida.
E os indicados?
Apesar de não conquistar todos os prêmios, as produções originais da Netflix não deixaram de marcar presença na categoria de melhor fotografia – e outras grandes categorias da cerimônia.
Os filmes “Ataque dos Cães”, de Jane Campion, foi indicado como melhor fotografia – e em outras 11 categorias -, mas perdeu para “Duna”, de Denis Villeneuve. Em 2021, apesar de levar o prêmio com “Mank”, a plataforma ainda indicou o longa-metragem “Os 7 de Chicago”, de Aaron Sorkin, ao mesmo prémio. Já em 2020, o filme “O Irlandês”, de Martin Scorsese, foi indicado, perdendo a estatueta para “1917”, de Sam Mendes. Em 2019, quem entrou na disputa foi o longa “Nunca Deixa de Lembrar”, de Florian Henckel von Donnersmarck.
Leia também: Cannes: O que é, quais filmes são indicados e qual é o prêmio?
Todas as produções citadas na matéria estão disponíveis na Netflix.