Conheça os filmes indicados para o Festival de Cannes e saiba os destaques

Compartilhar:

Um filme brasileiro está entre os 19 escolhidos para concorrer ao prêmio.

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

12/04/2024, 15:28

Conheça os filmes indicados para o Festival de Cannes e saiba os destaquesFoto: Divulgação

Filmes Indicados

  • Motel Destino – Karim Aïnouz
  • The Apprentice – Ali Abbasi
  • Bird – Andrea Arnold
  • “Emilia Pérez” – Jacques Audiard
  • Anora – Sean Baker
  • Megalopolis- Francis Ford Coppola
  • The Shrouds – David Cronenberg
  • The substance – Coralie Fargeat
  • Grand Tour -Miguel Gomes
  • Marcello Mio- Christophe Honoré
  • Caught by the tides- Jia Zhang-Ke
  • All we imagine as light- Payal Kapadia
  • Kind of Kindness- Yorgos Lanthimos
  • L’amour ouf- Gilles Lellouche
  • Diamant Brut- Agathe Riedinger
  • Oh Canada-de Paul Schrader
  • Limonov, The Ballad of Eddie- Kirill Serebrennikov
  • Parthenope- Paolo Sorrentino
  • The girl with the Needle-de Magnus Von Horn

Confira os destaques:

O aprendiz

“Um mergulho no ponto fraco do império americano” é o slogan do filme que promete narrar a trajetória de um dos presidentes mais controversos dos Estados Unidos. Dirigido por Ali Abbasi, este drama biográfico se propõe a explorar a ascensão de Donald Trump antes de sua presidência, focalizando especialmente em sua carreira como empresário imobiliário nas décadas de 1970 e 80.

O papel do jovem Trump será interpretado por Sebastian Stan, famoso por sua atuação como Soldado Invernal nos filmes da Marvel. O roteiro, escrito por Gabriel Sherman, promete oferecer uma perspectiva envolvente sobre os eventos que moldaram a figura pública de Trump.

O filme está programado para estrear em maio no Festival de Cannes, prometendo uma abordagem intrigante e provocativa sobre um dos líderes mais polarizadores da história recente dos Estados Unidos.

Imagem do ator Sbastian Stan no filme "O aprendiz" que contara a vida de Donald Trump
Foto: Divulgação

Emilia Perez

O filme, uma cinebiografia dirigida por Jacques Audiard, contará com as estrelas Selena Gomez, cantora, e Zoe Saldana, renomada atriz.

 Descrito como um melodrama musical, a trama acompanhará a advogada Rita, que se vê confrontada com uma proposta incomum: ajudar um chefe de cartel mexicano a escapar da polícia, garantindo seu desaparecimento permanente. Este desafio transforma o criminoso em uma mulher, realizando assim seu antigo desejo. No entanto, com saudades de seus filhos, Rita retorna à vida deles sob a fachada de “tia”.

O papel principal é assumido pela atriz transgênero Karla Sofia Gascón, em uma obra que promete romper com convenções tradicionais. A produção enfrentou diversos desafios devido aos conflitos de agenda dos atores, mas conseguiu iniciar as filmagens em abril e está prevista para estrear em maio.

Anora

Este filme, dirigido por Sean Baker e estrelado pela atriz Mikey Madison, teve suas filmagens realizadas no início do ano, porém poucas informações foram divulgadas até o momento. O que se sabe é que possivelmente a trama girará em torno de uma mulher que trabalha como profissional do sexo, vagando entre as cidades de Nova York e Las Vegas.

Sean Baker tem conquistado crescente reconhecimento com seus filmes de baixo orçamento, que sempre destacam indivíduos marginalizados pela sociedade. Este pode ser seu filme com o maior investimento até agora e está previsto para estrear em maio.

Megalópoles

O filme de Francis Ford Coppola talvez seja um dos favoritos do festival, além de ter o maior orçamento, estimado em US$100 milhões.

 Este é o projeto da vida de Coppola, que vem trabalhando nele desde 1980. Uma curiosidade é que, durante suas pesquisas para desenvolver o roteiro, o diretor visitou o Brasil, mais especificamente a cidade de Curitiba, em 2003.

A trama do filme acompanha a reconstrução de uma metrópole após uma destruição acidental, gerando conflitos entre um arquiteto idealista e um prefeito pragmático. O elenco é encabeçado por Adam Driver e Giancarlo Esposito nos papéis principais.

Adam Driver no filme Megalópoles
Foto: Divulgação

Kinds of Kindness

O filme, dirigido por Yorgos Lanthimos e estrelado por Emma Stone, desponta como um dos favoritos e um dos mais aguardados do festival. Esta será a quarta colaboração entre o diretor e a atriz. Apesar das informações escassas e do enredo mantido em segredo, o filme promete apresentar três histórias distintas e um elenco de destaque. Além de Emma Stone, estarão presentes Willem Dafoe e Jesse Plemons. A estreia nos Estados Unidos está marcada para 21 de junho.

Motel Destino

O filme brasileiro, dirigido por Karim Aïnouz, é um thriller erótico situado em um motel à beira da estrada no Ceará, estado natal do diretor. Na noite em que Heraldo chega, o cotidiano do local sofre uma transformação.

O elenco inclui Fábio Assunção e os estreantes Iago Xavier e Nataly Rocha, que foram selecionados através de testes envolvendo cerca de 500 atores e atrizes. Esta é a sexta vez que o diretor brasileiro participa do prêmio de Cannes, sendo a segunda consecutiva.

Imagem divulgada do filme Motel Destino
Foto: Divulgação

O evento acontece entre os dias 14 e 25 de maio