Crítica/ Ferrari o filme

Compartilhar:

O filme narra a história de Enzo Ferrari, fundador da Scuderia Ferrari.

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

27/02/2024, 07:12

Crítica/ Ferrari o filmeFoto : Divulgação

O filme, que levou décadas para ser desenvolvido por diversos motivos, finalmente viu a luz do dia com a direção de Michael Mann, baseado no livro homônimo escrito por Brock Yates. Na trama, acompanhamos Enzo Ferrari, seu amor pelo automobilismo e sua relação conturbada com sua esposa. O filme não tenta retratar apenas os momentos “bons” ou transformar o personagem em um herói de novela; o diretor conseguiu mostrar os altos e baixos da vida de Enzo, revelando um homem apaixonado por carros, principalmente pela Ferrari, mas também um marido infiel com problemas conjugais, embora fosse um bom pai.

Enzo Ferrari era um homem ambicioso e muito respeitado na Itália, porém também uma figura polêmica que, mesmo sem querer, estava envolvida com as mortes de seus pilotos.

O filme “Ferrari” não é apenas sobre automobilismo; é uma obra cinematográfica que tenta apresentar Enzo Ferrari em sua totalidade, incluindo seus momentos controversos. O diretor acerta ao não “endeusar” o personagem, mostrando que certos aspectos polêmicos são essenciais para compreender verdadeiramente quem foi o fundador da Scuderia Ferrari e o homem por trás das corridas.

Embora o título “Ferrari” sugira um filme sobre corridas e a história dos pilotos, o filme vai além disso. Senti falta de conhecer mais sobre os pilotos, o que foi um ponto negativo, pois eles não pareciam contribuir tanto para a história de Enzo, o que sabemos não ser o caso.

O ponto alto do filme são as atuações de Adam Driver, interpretando Enzo Ferrari, e Penélope Cruz, como sua esposa Laura Ferrari. Eles carregam o filme com belas performances, transmitindo de forma convincente a dinâmica de um casal com amor, dor compartilhada pela perda do filho e também sentimentos de abandono e frieza no relacionamento.

Destaco também a atuação de Gabriel Leone, o ator brasileiro que interpretou o piloto espanhol Alfonso de Portago. Embora seu personagem não tenha sido muito desenvolvido, Leone entregou uma boa performance, sendo um dos destaques do filme depois de Penélope e Adam.

É digno de elogio o fato de o filme, apesar de ser sobre a Ferrari, não se esquivar de questões sensíveis, como o acidente de 1957 durante uma das principais corridas da Itália na época.

Em suma, “Ferrari” é uma boa cinematografia que oferece uma visão interessante da vida de Enzo Ferrari, embora pudesse explorar mais os aspectos relacionados aos pilotos e à fábrica da Ferrari, o que poderia enriquecer ainda mais a narrativa.

Imagem retirada do filme "Ferrari", mostrando os atores Adam Driver interpretando Enzo Ferrari, Gabriel Leone interpretando Alfonso de Portago e Sarah Gadon interpretando Linda Chirtian
Foto: Divulgação

Mais sobre filmes

Ver mais

Conheça Mr. Mxyzptlk, personagem que pode aparecer no novo filme do Superman

James Gunn compartilhou um boneco do personagem em seu Instagram, e como nada do que ele faz nas redes sociais é à toa, já se especula que Mr. Mxyzptlk irá aparecer no novo filme do Superman

Continue lendo

Filme 'A Chegada'

8 Filmes sobre alienígenas que você precisa assistir

Vale a pena conhecer esses 8 filmes de ficção científica que abordam alienígenas e seres humanos

Continue lendo

Análise do trailer do coringa/ Pontos e referências que talvez tenham passado despercebidos 

Analisando, podemos ter algumas teorias e referências a outros filmes. Confira

Continue lendo

Conheça os filmes indicados para o Festival de Cannes e saiba os destaques

Um filme brasileiro está entre os 19 escolhidos para concorrer ao prêmio.

Continue lendo

Lady Gaga como Arlequina em Joker: Folie à Deux. Foto: Divulgação

‘Coringa 2: Delírio a Dois’ ganha trailer e mostra Gaga como Arlequina

O filme está previsto para lançar nos cinemas em outubro deste ano

Continue lendo