Crítica | Guardiões da Galáxia Volume 3 (2023)

Compartilhar:

Uma aventura digna de Guardiões da Galáxia, com muito humor, boas batalhas, e um emocionante final de arco para esses personagens.

Autor Léo Fuita
Léo Fuita

Publicado em 14 de Maio de 2023, às 10h31

Crítica | Guardiões da Galáxia Volume 3 (2023)Foto: Divulgação

Ainda triste com a perda de Gamora, Peter Quill precisa correr para conseguir defender o universo e um dos seus companheiros que acabou ferido mortalmente em uma invasão a Lugar Nenhum. Nos levando novamente à uma aventura pelos confins da galáxia enquanto vemos o passado de Rocket e o porque de estarem atrás dele para início de conversa.

Guardiões da Galáxia é, talvez, a melhor franquia do universo Marvel. Não só pelos personagens extremamente carismáticos e filmes muito competentes em nos dar boas aventuras, mas principalmente porque parece que existe uma independência muito maior para o resto dos filmes. Não sendo necessário que se amarre coisas o tempo inteiro com os outros longas e, assim, deixando muito mais livre para contar a história que ele quer contar.

Marvel Studios / Divulgação

O que é bem claro nesse volume 3. Onde temos uma aventura clássica em que precisamos revisitar o passado de um dos guardiões para resolver um problema que acontece no presente. Intercalando o tempo inteiro entre a história pregressa de Rocket e a aventura que os seus amigos estão para conseguirem salvá-lo da morte eminente.

Isso tudo sem esquecer de um dos temperos principais de todo filme de Guardiões da Galáxia: o humor. A comédia dentro do filme tem um timing maravilhoso e, por já conhecermos todos os personagens, não precisa de nenhum explicação pregressa, se tornando como uma série de comédia dos anos 90 onde as piadas internas estão tão dentro da trama que podem ser feitas sem nenhum medo de alguém não entender o que está acontecendo. Com o destaque para o Drax que, para mim, é o que protagoniza as melhores cenas de comédia que tem no filme.

Só que, diferentemente dos outros dois filmes, eles também conseguem manter até mesmo um tema sombrio durante o filme todo. Principalmente quando está contando sobre o passado do Rocket, onde temos uma história de amizade e tragédia que nos deixa tensos o tempo inteiro, até mesmo com um ar de terror/horror que não é tão comum para esses filmes dos guardiões.

Acho que a palavra correta para definir esse filme seja justamente o timing. O timing de comédia, o timing de aventura, o timing das lutas é praticamente perfeito o filme todo. Sabendo viajar entre esses gêneros dentro dele mesmo e nos mostrando o que, talvez, seja um dos melhores filmes da Marvel com toda certeza.

Você se emociona, discute temas interessantes, tem cenas de batalhas incríveis e uma aventura que é digna desse grupo que é o mais divertido dentro do MCU. Um filme que, finalmente, vale a pena assistir no cinema e que fecha a trilogia com maestria. Talvez o marco final da era de ouro da Marvel nos cinemas, nos despedindo desses que são alguns dos melhores personagens que vimos até hoje em filmes de herói.

Filme: Guardiões da Galáxia Volume 3
Diretor: James Gunn
Nota: 10/10