Dia do Orgulho Nerd: por que acontece em 25 de maio?

Compartilhar:

No Guia do Mochileiro das Galáxias, as toalhas são itens muito importantes; descubra por que elas estão associadas ao Dia do Orgulho Nerd!

Autor Matheus Rocha
Matheus Rocha

25/05/2024, 17:32

Personagens de O Guia do Mochileiro das Galáxias alinhados.Foto: Laurie Sparham / © Touchstone Pictures / Reprodução

Anualmente, em 25 de maio, nerds do mundo inteiro comemoram o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como o Dia da Toalha. Mas você sabe por que o dia do orgulho nerd está diretamente relacionado com o dia da toalha — e ainda, por que é justamente em 25 de maio

Calma, calma que nós temos todas essas respostas! Não entre em pânico e venha com a gente!

Dia da Toalha? Tudo sobre o Dia do Orgulho Nerd

A data em questão foi escolhida por conta do escritor e roteirista Douglas Adams. Em sua carreira, a obra mais marcante de todas, sem dúvidas, foi O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, no original em inglês).

O livro, que foi criado inicialmente como um programa de rádio em 1978, ficou bastante famoso no mundo todo, justamente por conta da escrita cativante do autor. Ao longo de todas as páginas da história, os leitores acompanham uma narrativa repleta de piadas com situações do cotidiano que se misturam a críticas ácidas e ficção científica.

Vale destacar que, no universo dessa obra, há um objeto muito, muito importante e indispensável para qualquer mochileiro das galáxias: uma toalha. Esse item pode servir para mil e uma utilidades e ainda por cima permite que o mochileiro se enxugue com ela. 

Personagens de O Guia do Mochileiro das Galáxias olhando para algo.
Foto: Laurie Sparham / © Touchstone Pictures / Reprodução

Sendo assim, o Dia do Orgulho Nerd trata de homenagear Adams, que faleceu em 11 de maio de 2001 vítima de um ataque cardíaco. Em 25 de maio daquele ano, durante a reexibição de Star Wars IV: Uma Nova Esperança (1977) nos cinemas, muitos fãs do Guia levaram uma toalha para a sessão, dando início a uma tradição que se mantém até os dias atuais. 

Dia do Orgulho Nerd: entenda a relação com Douglas Adams

Na obra de Douglas Adams, Arthur Dent, um inglês com uma vida tediosa, é “resgatado” por Ford Perfect, um alienígena, segundos antes de a Terra ser destruída.

A partir disso, os dois viajam juntos para os mais diversos lugares, conhecendo personagens improváveis como Zaphod Beeblebrox, presidente foragido da Galáxia, e tendo muitos problemas com os Vogons. Esses absurdos recorrentes só levam os personagens a mais problemas. 

Durante a aventura, eles utilizam o Guia do Mochileiro das Galáxias, que orienta os viajantes intergaláticos e traz em letras garrafais as palavras “DON’T PANIC” (Não entre em pânico, em tradução livre). E essa é uma ótima solução em uma história na qual a resposta para a grande questão… da Vida, do Universo e Tudo mais é… Quarenta e dois.

Com humor, sarcasmo e sacadas inteligentes, Adams levou diversas pessoas a questionar e rir dos absurdos da sociedade. E, nesta data tão especial, nós ficamos imensamente felizes por poder compartilhar esse legado com mais pessoas.

Se você ainda não leu os livros, esse é um bom momento para começar! E se você gosta desse tipo de conteúdo, continue acompanhando tudo o que postamos aqui no GeekShip!