Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Produções que abordam os espectros autistas

Compartilhar:

Essas produções nos ajudam a entender melhor a luta, a rotina e a vida de pessoas que se enquadram no espectro autista e desmitificam muitos estereótipos

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

02/04/2024, 22:31

Brigette Lundy-Paine como Casey, Keir Gilchrist como Sam e Graham Rogers comoEvan Chapin em Atypical.Brigette Lundy-Paine como Casey, Keir Gilchrist como Sam e Graham Rogers como Evan Chapin em Atypical. Foto: Divulgação

As produções audiovisuais tem um poder e uma liberdade de retratar diversos assuntos que muitas são considerados difíceis de abordar na sociedade.

Os assuntos são diversos, como questões LGBTQIAP+, machismo, feminismo, entre outros.

A respeito do autismo não poderia ser diferente, pois há produções que desempenham com maestria a disseminação de informações e na promoção da compreensão sobre o espectro do autismo através de filmes, séries ou documentários.

Por isso que hoje, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, trazemos uma lista de filmes que abordam este assunto e desmistificam muito estereótipos criados ao longo dos anos.

O Mínimo para Viver

O filme original da Netflix traz a luta de uma jovem contra um distúrbio alimentar, a anorexia. Mas, enquanto essa segue o assunto principal, de forma secundária, o personagem que se enquadra no espectro do autismo é Luke, interpretado por Alex Sharp. A atuação do ator mostra a sensibilidade do personagem e oferece uma visão ampla sobre o autismo.

Atypical

Esta série merece aplausos, pois nos faz mergulhar na rotina diária de um jovem autista, Sam (Keir Gilchrist), enquanto lida com os desafios da adolescência, busca pelo amor e almeja a independência. É nessa série que, mesmo com leveza, temos uma visão mais ampla da luta diária de uma pessoa com espectro autista. Mas, também acompanhamos os triunfos do personagem. A série consegue abrir nossa mente e consegue promover discussões sobre inclusão, aceitação e equidade.

Temple Grandin

Este filme biográfico da HBO narra a vida de Temple Grandin, uma renomada cientista e defensora do autismo. Interpretada por Claire Danes, a história retrata as lutas e conquistas de Temple enquanto ela supera os desafios do autismo.

Mozart and the Whale

Inspirado na história real do casal Jerry e Mary Newport, este filme retrata o romance entre dois adultos com síndrome de Asperger, uma forma de autismo. A história destaca os desafios únicos enfrentados pelos protagonistas e como eles encontram amor e apoio mútuo.

Love on the Spectrum

Esta série documental original da Netflix segue jovens adultos no espectro do autismo enquanto eles exploram o mundo do namoro e dos relacionamentos românticos. A série aborda com muita leveza e traz uma visão autêntica e comovente das experiências amorosas e sociais de pessoas com espectro de autismo.

Autism: The Musical

Esse documentário da HBO segue cinco crianças no espectro do autismo enquanto participam de um programa de teatro musical. O filme mostra o impacto positivo das artes cênicas na vida dessas crianças e suas famílias, destacando suas habilidades e talentos únicos.

The A Word

Esta série britânica acompanha uma família lidando com o diagnóstico de autismo de seu filho de cinco anos. Ao longo das temporadas, a série explora os desafios e triunfos da família enquanto eles aprendem a aceitar e entender melhor o autismo.

Essas produções oferecem uma variedade de perspectivas sobre o autismo, desde histórias baseadas em fatos reais até narrativas ficcionais que abordam as complexidades e nuances desse espectro. 

Certamente, os filmes podem ajudar você a compreender melhor esse espectro, que ainda é pouco falado na sociedade.

Alguns garantem risadas, pois abordam o assunto com leveza, e outros nos fazem verter lágrimas, pois cativam nosso lado emocional.


Mais sobre filmes

Ver mais

Conheça Mr. Mxyzptlk, personagem que pode aparecer no novo filme do Superman

James Gunn compartilhou um boneco do personagem em seu Instagram, e como nada do que ele faz nas redes sociais é à toa, já se especula que Mr. Mxyzptlk irá aparecer no novo filme do Superman

Continue lendo

Filme 'A Chegada'

8 Filmes sobre alienígenas que você precisa assistir

Vale a pena conhecer esses 8 filmes de ficção científica que abordam alienígenas e seres humanos

Continue lendo

Análise do trailer do coringa/ Pontos e referências que talvez tenham passado despercebidos 

Analisando, podemos ter algumas teorias e referências a outros filmes. Confira

Continue lendo

Conheça os filmes indicados para o Festival de Cannes e saiba os destaques

Um filme brasileiro está entre os 19 escolhidos para concorrer ao prêmio.

Continue lendo

Lady Gaga como Arlequina em Joker: Folie à Deux. Foto: Divulgação

‘Coringa 2: Delírio a Dois’ ganha trailer e mostra Gaga como Arlequina

O filme está previsto para lançar nos cinemas em outubro deste ano

Continue lendo