Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Produções que abordam os espectros autistas

Compartilhar:

Essas produções nos ajudam a entender melhor a luta, a rotina e a vida de pessoas que se enquadram no espectro autista e desmitificam muitos estereótipos

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

Publicado em 2 de Abril de 2024, às 22h31

Brigette Lundy-Paine como Casey, Keir Gilchrist como Sam e Graham Rogers comoEvan Chapin em Atypical.Brigette Lundy-Paine como Casey, Keir Gilchrist como Sam e Graham Rogers como Evan Chapin em Atypical. Foto: Divulgação

As produções audiovisuais tem um poder e uma liberdade de retratar diversos assuntos que muitas são considerados difíceis de abordar na sociedade.

Os assuntos são diversos, como questões LGBTQIAP+, machismo, feminismo, entre outros.

A respeito do autismo não poderia ser diferente, pois há produções que desempenham com maestria a disseminação de informações e na promoção da compreensão sobre o espectro do autismo através de filmes, séries ou documentários.

Por isso que hoje, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, trazemos uma lista de filmes que abordam este assunto e desmistificam muito estereótipos criados ao longo dos anos.

O Mínimo para Viver

O filme original da Netflix traz a luta de uma jovem contra um distúrbio alimentar, a anorexia. Mas, enquanto essa segue o assunto principal, de forma secundária, o personagem que se enquadra no espectro do autismo é Luke, interpretado por Alex Sharp. A atuação do ator mostra a sensibilidade do personagem e oferece uma visão ampla sobre o autismo.

Atypical

Esta série merece aplausos, pois nos faz mergulhar na rotina diária de um jovem autista, Sam (Keir Gilchrist), enquanto lida com os desafios da adolescência, busca pelo amor e almeja a independência. É nessa série que, mesmo com leveza, temos uma visão mais ampla da luta diária de uma pessoa com espectro autista. Mas, também acompanhamos os triunfos do personagem. A série consegue abrir nossa mente e consegue promover discussões sobre inclusão, aceitação e equidade.

Temple Grandin

Este filme biográfico da HBO narra a vida de Temple Grandin, uma renomada cientista e defensora do autismo. Interpretada por Claire Danes, a história retrata as lutas e conquistas de Temple enquanto ela supera os desafios do autismo.

Mozart and the Whale

Inspirado na história real do casal Jerry e Mary Newport, este filme retrata o romance entre dois adultos com síndrome de Asperger, uma forma de autismo. A história destaca os desafios únicos enfrentados pelos protagonistas e como eles encontram amor e apoio mútuo.

Love on the Spectrum

Esta série documental original da Netflix segue jovens adultos no espectro do autismo enquanto eles exploram o mundo do namoro e dos relacionamentos românticos. A série aborda com muita leveza e traz uma visão autêntica e comovente das experiências amorosas e sociais de pessoas com espectro de autismo.

Autism: The Musical

Esse documentário da HBO segue cinco crianças no espectro do autismo enquanto participam de um programa de teatro musical. O filme mostra o impacto positivo das artes cênicas na vida dessas crianças e suas famílias, destacando suas habilidades e talentos únicos.

The A Word

Esta série britânica acompanha uma família lidando com o diagnóstico de autismo de seu filho de cinco anos. Ao longo das temporadas, a série explora os desafios e triunfos da família enquanto eles aprendem a aceitar e entender melhor o autismo.

Essas produções oferecem uma variedade de perspectivas sobre o autismo, desde histórias baseadas em fatos reais até narrativas ficcionais que abordam as complexidades e nuances desse espectro. 

Certamente, os filmes podem ajudar você a compreender melhor esse espectro, que ainda é pouco falado na sociedade.

Alguns garantem risadas, pois abordam o assunto com leveza, e outros nos fazem verter lágrimas, pois cativam nosso lado emocional.