Barbie: Filmes que inspiraram a produção, cenários e curiosidades
A trama não só traduziu filmes clássicos para o filme de Barbie, como também cenários reais e muita coisa aconteceu até chegar nos cinemas. Confira
Publicado em 22 de Julho de 2023, às 01h49
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2023/07/barbie-trailer-principal-youtube.png)
O filme Barbie estreou no dia 20 de junho e já pode ser considerado um dos maiores sucessos da Warner Bros., esgotando e lotando salas de cinemas.
Para elaborar uma franquia de sucesso, Greta Gerwig precisou mergulhar muito além do que nas diversas versões da boneca, mas também em clássicos do cinema e lugares reais.
Já é praxe que os filmes de Hollywood se inspirem em outros para produzirem seus trabalhos. Mas em Barbie, Gerwig se inspirou em 33 para trazer o mundo rosa para os cinemas.
Isso foi revelado em uma entrevista ao Letterboxd, onde ela fala sobre os filmes que tiveram importância para a narrativa e produção de Barbie. A lista extensa, recomenda clássicos do cinema e nenhum pertence ao século XXI.
Todos os filmes que inspiraram Barbie
- O Mágico de Oz (1939);
- Os Guarda-Chuvas do Amor (1964);
- Duas Garotas Românticas (1967);
- O Segredo Íntimo de Lola (1969);
- Duas Garotas Românticas (1967);
- Sinfonia de Paris (1951);
- Cantando na Chuva (1952);
- Oklahoma! (1955);
- Mordedoras de 1935 (1935);
- O Show de Truman – O Show da Vida (1998);
- Os Sapatinhos Vermelhos (1948);
- Neste Mundo e no Outro (1946);
- All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979);
- O Céu Pode Esperar (1978);
- Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988);
- 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968);
- Jejum de Amor (1940);
- Núpcias de Escândalo (1940);
- Suprema Conquista (1934);
- O Terror das Mulheres (1961);
- Janela Indiscreta (1954);
- E la nave va (1983);
- Asas do Desejo (1987);
- Desejos proibidos (1953);
- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977);
- Tempos Modernos (1936);
- As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985);
- Grease (1978);
- Meu tio (1958);
- Playtime – Tempo de Diversão (1967);
- O Poderoso Chefão (1972);
- Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984);
- Os Embalos de Sábado à Noite (1977);
Cenários do filme Barbie
O filme protagonizado por Margot Robbie conta com cenários deslumbrantes, inspirados em filmes clássicos e também na vida real.
Confira os principais cenários e as inspirações para o filme “Barbie”:
Palm Springs, Califórnia (EUA)
A Casa dos Sonhos é um dos pilares do filme da Barbie. De acordo com a revista norte-americana “Architectural Digest”, a Casa dos Sonhos do filme teve inspiração também na Kaufmann House do arquiteto Richard Neutra.
Warner Bros. Studios
Muitas cenas de “Barbie” foram gravadas nos estúdios da Warner Bros. na cidade de Watford.
Por enquanto não é possível visitar os estúdios usados para a produção de Barbie, mas os de Harry Potter sim. Como o filme está sendo um verdadeiro sucesso de bilheterias e crítica, é possível que futuramente os planos mudem e os estúdios da boneca da Mattel esteja aberta ao público.
Venice Beach (Califórnia, EUA)
No próprio filme, o lugar é citado e fotos foram divulgadas no ano passado mostrando Margot Robbie e Ryan Gosling andando de patins na área do calçadão do parque Venice Beach Recreation
15 Curiosidades sobre o filme de Barbie
1 – A primeira atriz escalada para o filme foi Anne Hathaway, quando as produções estavam a cargo da Sony Pictures, isso em 2017. Mas, depois que a Warner assumiu o projeto com Greta Gerwig, Margot Robbie foi escalada e, como vimos, foi uma ótima escolha, sem falar ainda que ela também foi produtora da trama.
2 – Margot Robbie de fato virou uma Barbie no set, pois ela obrigava todos a se vestirem rosa e quem não usasse era multado, mas o dinheiro iria para uma instituição de caridade.
Ator que deu vida a Ken na trama, Ryan Gosling, disse à revista People que “Margot teve o seu dia rosa por uma semana, onde todo mundo teve de vestir algo com essa cor”. Segundo ele, a ditadura imposta por ela não pegou mal nos sets. “O que de fato foi especial foi ver o quão animada estava a equipe masculina (do set). No fim das filmagens, todos se reuniram e, do próprio bolso, bancaram camisas rosa com franjas de arco-íris”, lembrou Ryan Gosling.
3 – O CONAR Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), proíbe o primeiro teaser do filme no Brasil, porque uma cena mostrava crianças brincando com boneca e uma delas quebra a cabeça, o que fugiu, segundo o Conselho, dos padrões recomendados, pois poderia influenciar crianças.
4 – Margot Robbie, como forma de divulgar ainda mais o filme, usou looks e figurinos que faziam referências ao universo e Barbie;
5 – Ruth Handler, co-fundadora da Mattel e Criadora da primeira Barbie, aparece no filme e foi interpretada por Rhea Perlman. Essa cena é retratada pelo quadro renascentista ‘A Criação de Adão’, de Michelangelo, quando a boneca e sua criadora se encontram e uma toca na mão da outra.
6 – A super-heroína Gal Gadot, até poderia fazer parte do elenco, mas devido a agenda, não foi possível
7 – Muitas cenas do filme foram pintadas à mão e Greta Gerwig, como podemos ver, queria um cenário lúdico e exageradamente rosa. Para isso, procuraram tinta rosa fluorescente da Rosco, que fornece tintas para produções cinematográficas. Isso causou uma escassez mundial. Um dos representantes da marca disse que todo o estoque que tinham foi para o filme
8 – Como você leu anteriormente, o filme de Barbie possui muitas referências, mas também conta com homenagens. Uma delas, foi ao filme ‘2001 – Uma Odisséia no Espaço’, de Stanley Kubrick, pois usou a mesma trilha “Also sprach Zarathustra” de Richard Strauss no primeiro teaser.
9 – Margot Robbie e Greta Gerwig desentenderam com a Mattel e uma cena quase deletada do filme.
10 – O projeto é de longa data e está no papel desde 2009. Inicialmente, a produção era da Universal Pictures, que perdeu o contrato para a Sony Pictures em 2014. Nessa época, Jenny Bricks e Diablo Coby seriam os roteiristas e o papel principal seria Anne Hathaway, mas quando o contrato chegou para a Warner, tudo mudou e Gerwig assumiu.
11 – O filme foi banido do Vietnã, porque uma cena mostra o mundo real e elucida a ‘Linha das Nove Raias’, que é usada em mapas chineses para ilustrar as reivindicações da China sobre a área marítima. Nas Filipinas, por exemplo, o mapa será borrado. A Warner disse que é um desenho infantil e representa o que a Barbie acredita ser o mundo real.
12 – O filme traz um boneco que foi descontinuado pela Mattel, que seria o amigo de Ken, junto da sua esposa Midg, pois os pais alegaram que os brinquedos promoviam gravidez na adolescência.
13 – Um dos momentos icônicos dos trailers divulgados e que, possivelmente, muitos esperavam para ver, era quando Robbie se sustenta na ponta dos pés quando está descalça, assim como as bonecas, para facilitar o calçado dos sapatos. A atriz revelou à revista TIME que foram necessárias oito tomadas para gravar a cena, ainda mais porque ela queria que fosse tudo natural.
14 – Greta Gerwig disse em entrevista à Rolling Stone que não tinha dúvidas sobre a escalação de Ryan Gosling para o papel de Ken e afirmou que não aceitaria um ‘não’ como resposta.
15 – O clássico hit ‘Barbie Girl de Aqua (1997) está na trama, mas numa versão remix, com Nicki Minaj & Ice Spice, que contém samples da música dos anos 90. Mas, é possível imaginar que não foi um processo tão fácil, até porque a canção original faz uma sátira ao mundo de fantasia da boneca e por isso foi alvo de processo da Mattel nos anos 90.