Lista Completa: 28 Filmes habilitados para a disputa no Oscar 2024
A Academia Brasileira de Cinema revela os candidatos brasileiros ao Oscar 2024, apresentando uma seleção eclética de filmes com sinopses que prometem envolver o público nas mais variadas narrativas
Publicado em 4 de Setembro de 2023, às 22h52
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou a lista completa de 28 longas-metragens que estão aptos a disputar uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024.
Confira abaixo os títulos selecionados:
1. A Primeira Morte de Joana – Direção de Cristiane Oliveira
Sinopse: Joana, em busca de si mesma, vive uma jornada inesperada de descoberta e autoconhecimento, desvendando mistérios que a transformarão para sempre.
2. Angela – Direção de Hugo Prata
Sinopse: A vida de Angela se desdobra em um emaranhado de desafios e transformações à medida que ela navega pelo universo complexo da idade adulta.
3. Chef Jack, O Cozinheiro Aventureiro – Direção de Guilherme Fiuza Zenha
Sinopse: Em uma emocionante busca por um tesouro culinário, o aventureiro Chef Jack cozinha com paixão e humor enquanto desvenda segredos de família.
4. Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você – Direção de Roberto de Oliveira
Sinopse: Um mergulho emocional na música e na inesquecível colaboração entre Elis Regina e Tom Jobim, que marcou a história da MPB.
5. Estranho Caminho – Direção de Guto Parente
Sinopse: Em uma viagem psicodélica, mergulhamos nos cantos mais profundos e desconhecidos da psique humana.
6. Jair Rodrigues – Deixa que Digam – Direção de Rubens Rewald
Sinopse: A vibrante vida e a música contagiosa do lendário Jair Rodrigues são celebradas neste retrato emocionante.
7. Mais Pesado é o Céu – Direção de Petrus Cariry
Sinopse: Em meio a cenários rurais do Nordeste brasileiro, uma história de amor e conflitos familiares se desdobra, retratando a vida como um eterno ciclo.
8. Medusa – Direção de Anita Rocha da Silveira
Sinopse: Um olhar hipnotizante sobre a transformação e autodescoberta de jovens em meio a uma sociedade contemporânea que, por vezes, parece misteriosa e perturbadora.
9. Ninguém é de Ninguém – Direção de Wagner de Assis
Sinopse: Segredos entrelaçam vidas em uma intrincada teia de relacionamentos, onde todos escondem algo, e ninguém pertence a ninguém verdadeiramente.
10. Noites Alienígenas – Direção de Sergio de Carvalho
Sinopse: Rivelino, Sandra e Paulo são três amigos de infância e da periferia que se reencontram na cidade de Rio Branco em um contexto trágico de chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia.
11. Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria
Sinopse: A trama mostrará o início da amizade dos dois meninos que começou ainda na infância, quando eles moravam em São Gonçalo, no Rio de Janeiro
12. O Alecrim e o Sonho, de Valerio Fonseca
Sinopse: Retrata o cotidiano de Vicente, professor aposentado e viúvo, morador do bairro do Alecrim. Conforme o roteiro, Vicente mora sozinho e vive entre sonhos lúcidos e a realidade cruel do mundo contemporâneo.
13. O Espaço Infinito, de Leo Bello
Sinopse: Internada em uma clínica psiquiátrica, Nina desencadeia o início de uma jornada em seu próprio inconsciente, uma busca para encontrar um caminho para a realidade compartilhada
14. O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernardo Tererê, de Caco Souza
Sinopse: O filme retrata a história de vida de Fernando Tererê, um pentacampeão mundial de Jiu-jitsu que venceu quase todas as lutas que enfrentou nos tatames, mas foi longe deles que sofreu sua maior derrota
15. O Homem Cordial, de Ibere Carvalho
Sinopse: Na noite de retorno aos palcos de uma famosa banda de rock dos anos 1980, um vídeo que envolve Aurélio Sá, vocalista e líder da banda, na morte de um policial militar, viraliza na internet.
16. O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares
Sinopse: Os irmãos Gabriel e Daniel se veem amaldiçoados pela máfia chinesa com a temida Vingança das 3 Gerações, que já ceifou a vida do avô e do pai de ambos. Para sobreviver, um dos irmãos precisa aprender os segredos do Estilo da Fumaça, uma arte marcial cannábica ancestral, pouco conhecida e controversa, ensinada por um mestre único.
17. O Rio do Desejo, de Sergio Machado
Sinopse: Dalberto é o comandante de um barco que está transportando um passageiro pelas águas agitadas do Rio Negro. Durante a ausência da terra firme, sua esposa acaba se aproximando de seus irmãos, Armando e Dalmo.
18. Pedágio, de Carolina Markowicz
Sinopse: Pedágio retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade.
19. Perdida, de Luiza Shelling Tubaldini
Sinopse: Adaptação do romance de Carina Rissi, em Perdida acompanhamos a história de Sofia. Determinada e segura de si, Sofia vive na metrópole movimentada do Rio de Janeiro. Ela tem pavor da palavra casamento. Nunca conseguiu se conectar com alguém na vida, apenas com os romances que lê desde sempre
20. Perlimps, de Alê Abreu
Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para buscar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
21. Raquel 1:1, de Mariana Bastos
Sinopse: Raquel é uma adolescente religiosa que retorna à pacata cidade onde nasceu em busca de uma nova vida com o pai. Em seus primeiros dias, ela passa por uma experiência misteriosa durante a qual acredita ter recebido uma importante e controversa missão.
22. Regra 34, de Julia Murat
Sinopse: Simone é uma jovem advogada negra que passou anos fazendo apresentações on-line de sexo para pagar a faculdade de Direito. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública e sua ambição é defender mulheres em casos de abuso. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, uma amiga envia para ela o link de um vídeo onde uma mulher negra pratica sadomasoquismo.
23. Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
Sinopse: No centro do Recife, no século 20, conheça a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.
24. Segundo Tempo, de Rubens Rewald
Sinopse: Ana e Carl, dois jovens irmãos que nunca se deram bem, tentam encontrar seu lugar no mundo depois de sofrer uma grande perda familiar. Os dois tentam encontrar, no Brasil e na Alemanha, seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século 20.
25. Sinfonia de um Homem Comum, de José Joffily
Sinopse: A história do diplomata brasileiro José Maurício Bustani, que foi diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e tentou impedir a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Bustani esteve no centro de várias questões geopolíticas na infindável disputa de narrativas. Aposentado, ele se dedica apenas ao piano, sua grande paixão desde muito jovem.
26. Tia Virginia, de Fabio Meira
Sinopse: Virgínia nunca se casou e nem teve filhos, foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia: o dia em que Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.
27. Tração, de André Luís
Sinopse: Um grupo de amigos motociclistas, Ajax, Max, Manoel, Jessica (Pasquim, André Ramiro, Manoel e Paola Rodrigues) são convidados para uma competição audaciosa, o MotoAthlon, realizada pelo egocêntrico político DiMello (Nelson Freitas). Isadora (Bruna Altieri), filha de Ajax sonha em ser piloto um dia, mas o pai resiste, uma vez que perdeu Tina, esposa e mãe de Isadora recentemente num acidente em uma competição. Nivaldo (André Luís), tio de Isadora, não aceita essa perda e culpa Ajax por não ter impedido que Tina corresse, uma vez que todos sabiam que ela estava doente. Após a competição, esse grupo de amigos caem numa cilada que acaba se tornando uma corrida contra o tempo para salvar Isadora. Num formato de heist movie misturado com filmes de corridas, TRAÇÃO inova no formato trazendo a cena mais audaciosa do Cinema Brasileiro e um terceiro ato de muita ação, cenas de perseguição e adrenalina.
28. Urubus, de Claudio Borrelli
Sinopse: Em São Paulo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis de periferia se transforma em protagonista de um polêmico debate cultural.
A seleção final será decidida em duas etapas da Comissão de Seleção, marcadas para 5 de setembro (seleção dos seis finalistas) e 12 de setembro de 2023 (escolha do representante nacional).
A 96ª edição do Oscar está programada para 10 de março de 2024, onde o Brasil aspira brilhar na arena global do cinema.