Maggie Smith: De Harry Potter e Downton Abbey morre aos 89 anos

Compartilhar:

Maggie Smith, lenda de Harry Potter e Downton Abbey, faleceu aos 89 anos. A atriz deixa um legado impressionante no cinema e no teatro.

Gabriel Barbosa

Publicado em 27 de Setembro de 2024, às 23h35

Maggie Smith, de Harry Potter e Downtown Abbey, morre aos 89 anosMaggie Smith, de Harry Potter e Downtown Abbey, morre aos 89 anos. Foto: Divulgação

Dame Maggie Smith, uma das figuras mais emblemáticas da dramaturgia britânica, faleceu aos 89 anos. A atriz, que encantou gerações com suas performances em Harry Potter e Downton Abbey, teve sua morte confirmada por seus filhos.

Toby Stephens e Chris Larkin fizeram uma declaração oficial à imprensa, mas não divulgarem a causa da morte.

Nascida em 1934, Maggie Smith iniciou sua carreira no teatro durante os anos 1950, ganhando destaque com sua atuação em várias peças de Shakespeare. Ela foi convidada por Laurence Olivier para integrar a companhia do National Theatre. Foi lá que trabalhou ao lado de outros grandes nomes, como Michael Gambon e Derek Jacobi. Foi seu talento no palco que a levou rapidamente ao estrelato no cinema.

Seu primeiro grande papel no cinema veio com Sem Saída (1958), filme que lhe rendeu sua primeira de 18 indicações ao BAFTA. Smith conquistou o prêmio por diversos trabalhos, incluindo A Primavera de Uma Solteirona (1970), Uma Janela para o Amor (1987), e Chá com Mussolini (2000).

Em Hollywood, sua primeira indicação ao Oscar foi por Otelo (1966), ao lado de Olivier, mas foi com A Primavera de uma Solteirona (1969) que ganhou sua primeira estatueta. Anos depois, em 1978, Smith levou seu segundo Oscar por sua atuação em California Suite. Michael Caine, seu colega de elenco, chegou a declarar que “Maggie não apenas roubou o filme, ela cometeu furto qualificado.”

Maggi Smith. Foto: Divulgação

Entre as décadas de 1980 e 1990, Smith participou de diversas produções aclamadas. Tais como Fúria de Titãs (1981), Mudança de Hábito (1992), e O Jardim Secreto (1993). Porém, foi no início dos anos 2000 que ela ganhou uma nova geração de fãs com seu papel como a Professora Minerva McGonagall na franquia Harry Potter (2001-2011). Além disso, Condessa Violet Crawley em Downton Abbey (2010-2022). Sua atuação afiada e seu humor sarcástico lhe renderam prêmios e mais uma vez a colocaram entre as maiores atrizes de sua geração.

Premiações de Maggie Smith

Maggie Smith foi uma das poucas artistas a conquistar a chamada “Tríplice Coroa da Atuação” – prêmios no cinema, televisão e teatro – com dois Oscars, quatro Emmys e um Tony. Em 1990, a Rainha Elizabeth II a condecorou como Dama, reconhecendo sua imensa contribuição às artes.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Maggie Smith trabalhou com grandes nomes da indústria e colecionou papéis memoráveis. Entre seus créditos estão também Assassinato em Gosford Park (2001), Nanny McPhee e as Lições Mágicas (2010), e O Exótico Hotel Marigold (2011). Seu último trabalho foi no filme O Clube dos Milagres (2023), e ela deixou uma atuação inédita no drama A German Life, no qual interpreta a secretária nazista de Joseph Goebbels.

Smith foi casada duas vezes, primeiro com o ator Robert Stephens, com quem teve seus filhos, e depois com o dramaturgo Alan Beverly Cross. Ambos os relacionamentos foram marcados por seu apoio mútuo às respectivas carreiras.

Maggie Smith faleceu exatamente um ano após a morte de seu colega Michael Gambon, que interpretou Alvo Dumbledore na saga Harry Potter. Essa coincidência melancólica marca a perda de dois gigantes da atuação britânica, que continuarão vivos nas telas e no coração de seus fãs.

Maggie Smith deixa um legado impressionante, marcado por performances inesquecíveis e por uma presença singular no palco e nas telas.

Então, sua contribuição para a arte dramática é eterna, assim como o carinho e respeito que conquistou ao longo de sua extraordinária carreira.