Oscar 2023 critica extração ilegal de ouro com estatueta Yanomami aos vencedores

Compartilhar:

Estatueta do Oscar 2023 será de madeira em crítica a extração de ouro em território Yanomami no Brasil

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

Publicado em 12 de Março de 2023, às 08h00

Estatueta do Oscar 2023 será de madeira e crítica a extração de Ouro nas Terras Yanomamis. Foto: DivulgaçãoEstatueta do Oscar 2023 será de madeira e crítica a extração de Ouro nas Terras Yanomamis. Foto: Divulgação

O Oscar, a maior premiação do cinema, acontecerá hoje às 20h e oficialmente às 21h.

Como forma de combater a extração ilegal do ouro, a estatueta esse ano é de madeira da divindade Yanomami Omama.

Vale ressaltar que a Terra Yanomami é o maior território indígena do Brasil e vive uma crise que ainda não teve solução. Essa invasão provocou mortes e deixou dezenas de indígenas doentes.

Com essa iniciativa, o Oscar conscientizará não somente as estrelas de Hollywood, mas também as pessoas que acompanharão a premiação sobre a causa Yanomami e dos demais indígenas, que lidam com diversos problemas, desde a extração de minérios de suas terras à invasões que deixam muitos mortos e feridos.

A agência DM9 é a responsável por essa ação com os povos Yanomami e vale lembrar que a estátua não usa metal na sua composição.

Levar esse debate a uma das maiores cerimônias do cinema do mundo, pode representar um passo para a pauta indígena, especialmente os Yanomamis. Um vídeo foi publicado explicando a ação e os danos do garimpo. Assista:

Leia mais sobre o Oscar 2023: