Quatro produções brasileiras que já foram indicadas ao Oscar
Conheça quatro produções brasileiras que já concorreram ao Oscar.
Publicado em 5 de Março de 2024, às 12h00
Central do Brasil (1998)
Sobre o filme: O filme dirigido por Walter Salles narra a história de Dora, uma ex-professora que desempenha a função de escrever cartas para pessoas analfabetas na estação central de trens do Rio de Janeiro. Em um momento crucial, ela se conecta com Josué, um menino órfão cuja mãe foi atropelada na estação. Com a perda da mãe, Josué se vê desamparado, e Dora assume a responsabilidade de ajudá-lo a encontrar seu pai, alguém que ele nunca teve a oportunidade de conhecer e que supostamente reside no sertão do nordeste brasileiro.
O filme aborda temas como pobreza, desigualdade social, solidão e a busca por identidade e pertencimento. A jornada de Dora e Josué pelo Brasil revela as disparidades econômicas e culturais do país, além de explorar a complexidade das relações humanas e a esperança que persiste mesmo em situações difíceis.
Central do Brasil no Oscar: O filme se destacou como uma das produções brasileiras mais notáveis da história do Oscar. No ano de 1999, recebeu duas nomeações significativas: melhor filme estrangeiro e melhor atriz.
Apesar de não ter conquistado o prêmio de melhor filme estrangeiro, sua indicação trouxe reconhecimento para o cinema brasileiro e para toda a equipe envolvida na produção. Fernanda Montenegro, que interpretou Dora, foi indicada ao Oscar de melhor atriz, representando um grande reconhecimento não apenas para ela, mas também para o elenco brasileiro em geral. Mesmo não tendo ganho a indicação, essa nomeação consolidou ainda mais a carreira de Fernanda Montenegro como uma das principais atrizes brasileiras.
Cidade de Deus (2002)
Sobre o filme: O filme dirigido por Fernando Meirelles é baseado no livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins, o qual por sua vez é inspirado em fatos reais e na vida de pessoas que cresceram na favela Cidade de Deus, localizada no Rio de Janeiro.
A trama concentra-se na vida de diversos personagens que residem na Cidade de Deus ao longo de três décadas. O filme retrata a ascensão do tráfico de drogas na favela e seu impacto na comunidade local, especialmente nos jovens e crianças que crescem em meio a esse contexto violento.
O protagonista, Buscapé, é um jovem aspirante a fotógrafo que busca fugir da vida criminosa. Ele narra a história sob sua perspectiva, testemunhando eventos dramáticos e violentos que ocorrem na Cidade de Deus.
O filme é reconhecido por sua narrativa não linear e pela abordagem visceral da violência urbana, da pobreza e da desigualdade social.
Cidade de Deus e o Oscar: Apesar de ter recebido muitos elogios fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, onde é conhecido como “City of God”, o filme recebeu apenas quatro indicações técnicas: melhor diretor de fotografia, melhor direção de arte, melhor edição e melhor roteiro adaptado. Infelizmente, não ganhou em nenhuma categoria.
Mesmo não tendo ganhado, “Cidade de Deus” permanece como um dos filmes mais importantes e influentes na história do cinema brasileiro. É reverenciado pela sua representação autêntica da vida nas favelas do Rio de Janeiro e pela sua poderosa narrativa sobre a ascensão do crime e da violência urbana.
O menino e o mundo(2013)
Sobre a animação: A animação dirigida por Alê Abreu narra a história de um menino pequeno que parte em uma jornada emocional e visualmente deslumbrante em busca de seu pai, que deixou a família para trabalhar na cidade grande. A narrativa é quase inteiramente visual, com poucos diálogos, composta por uma sequência de imagens e músicas, conferindo ao filme uma qualidade universal e atemporal.
“O Menino e o Mundo” aborda temas como amor, perda, esperança e resiliência, enquanto também oferece uma crítica social sutil, explorando questões como desigualdade social, industrialização e urbanização.
O menino e o mundo no Oscar: A indicação da animação marcou um momento muito significativo para o cinema brasileiro, pois foi a primeira vez que uma produção do país alcançou esse reconhecimento na categoria de melhor animação. Embora não tenha vencido, a simples indicação trouxe grande visibilidade para o filme e para a indústria de animação no Brasil. A animação foi muito elogiada pelo seu estilo artístico único e sua capacidade de contar histórias sem o uso de diálogos convencionais.
Democracia em vertigem(2020)
Sobre o documentário: O documentário, distribuído pela Netflix e produzido por Petra Costa, aborda os eventos políticos que culminaram no impeachment da então presidente Dilma Rousseff em 2016, bem como os desdobramentos políticos e sociais que ocorreram no Brasil.
Podemos descrever o documentário como uma obra de caráter pessoal, com Petra assumindo o papel de narradora e compartilhando suas próprias perspectivas e experiências enquanto observa os acontecimentos políticos. “Democracia em Vertigem” explora os bastidores do impeachment, desde os processos populares até as disputas políticas no Congresso Nacional.
Democracia em vertigem no Oscar: Foi o primeiro documentário brasileiro indicado para essa categoria e podemos afirmar que sua nomeação representou um reconhecimento significativo da qualidade e da relevância do gênero documental em nível internacional. Infelizmente, “Democracia em Vertigem” não levou o prêmio, mas foi um marco para o cinema documental brasileiro e uma prova do impacto global das histórias e das questões políticas no Brasil.