Três documentários que você deveria assistir pelo menos uma vez

Compartilhar:

Listamos três documentários que valem a pena ser conferidos pelo menos uma vez.

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

02/02/2024, 10:00

Três documentários que você deveria assistir pelo menos uma vezFoto: Reprodução

Dilema das Redes Sociais (2020)

O documentário “O Dilema das Redes Sociais”, dirigido por Jeff Orlowski, investiga os impactos sociais, políticos e psicológicos das redes sociais e da tecnologia de mídia digital em nossa sociedade. Apresentando entrevistas com ex-executivos e especialistas de empresas de tecnologia renomadas, como Google, Facebook e Instagram, entre outros, que compartilham suas preocupações sobre o funcionamento interno dessas plataformas e seu impacto na sociedade.

Abordando questões como vício nas redes sociais, manipulação de comportamento, polarização política, disseminação de desinformação e privacidade dos usuários, o documentário argumenta que os algoritmos de recomendações e as estratégias de engajamento das plataformas de mídia social frequentemente priorizam o lucro em detrimento do bem-estar dos usuários, resultando em consequências negativas para a sociedade.

Podemos considerar que este documentário serve como um alerta sobre os perigos do uso indiscriminado das redes sociais e da falta de regulamentação em relação à tecnologia digital. Ao mesmo tempo, instiga uma reflexão sobre como podemos navegar de forma mais consciente neste mundo digital em constante evolução.

Onde assistir : Netflix

Cartaz que divulgou o documentário "Dilema das Redes Sociais"
Foto:Divulgação Netflix

Rich Hill (2014)

Dirigido por Andrew Droz Palermo e Tracy Droz Tragos, oferece uma visão íntima da vida de três adolescentes que residem na pequena cidade de Rich Hill, no Missouri, Estados Unidos. O documentário narra as experiências desses jovens e de suas famílias, incluindo dificuldades escolares e questões emocionais. Os diretores conseguiram capturar momentos significativos e emocionais da vida desses meninos, proporcionando um retrato autêntico e comovente da luta diária pela sobrevivência em uma comunidade economicamente deprimida.

Além de destacar as dificuldades enfrentadas pelos jovens, o documentário também aborda questões mais amplas relacionadas à pobreza rural e ao acesso limitado a recursos e oportunidades. “Rich Hill” pode ser definido como um documentário simples sobre pobreza, com um olhar humano e profundo sobre as complexidades da vida em uma pequena cidade americana e as lutas enfrentadas por aqueles que tentam sobreviver em meio às adversidades.

Onde assistir : Amazon

Capa do documentário "Rich Hill"
Foto: Divulgação

Chernobyl (2019)

Admito que dei uma “roubada” ao incluir esta série, mesmo não sendo um documentário como os outros dois mencionados. Podemos considerá-la uma série documental, e vale muito a pena conferir, por isso acredito que seja válido mencioná-la.

A série, criada por Craig Mazin, dramatiza os eventos em torno do desastre nuclear de Chernobyl, que ocorreu em abril de 1986. “Chernobyl” recebeu muitos elogios tanto da crítica quanto dos espectadores pela representação detalhada dos eventos que levaram a esse desastre e suas consequências devastadoras. Explora os esforços dos bombeiros, cientistas, trabalhadores e funcionários do governo que lutaram para conter a crise e limitar os danos radioativos.

A série é aclamada por sua precisão histórica, direção, roteiro e desempenho dos atores, oferecendo uma visão penetrante do desastre de Chernobyl e suas implicações duradouras. Destaca as complexidades morais e humanas enfrentadas pelos envolvidos.

Vale ressaltar que “Chernobyl” é dividida em cinco episódios, cada um com aproximadamente uma hora de duração.

Onde assistir :Hbo Max

Capitulo da série "Chernobyl"
Foto : Divulgação Hbo Max

Mais sobre filmes

Ver mais

Crítica/ Ferrari o filme

O filme narra a história de Enzo Ferrari, fundador da Scuderia Ferrari.

Continue lendo
Santa Claus Conquers the Martians (1964)

6 filmes trash que se destacam pela sua ruindade

Filmes trash possuem uma forma peculiar de prender nossos olhos nas telas e esses se superam

Continue lendo
Ryan Golsing é K em Blade Runner 2049. Foto: Divulgação

4 filmes que falam sobre Inteligência Artificial

Essas produções abordam com maestria como o uso da Inteligência Artificial pode moldar a vida humanada

Continue lendo
Bill Skarsgård e Samara Weaving em Contra o Mundo

Bill Skarsgård é destaque no trailer de ‘Contra o Mundo’

Contra o Mundo promete ser uma mistura de ação com suspense

Continue lendo
O Menino e a Garça tem estreia antecipada no Sato Cinema

Quatro filmes para você assistir na semana do cinema

De 22 a 28 de fevereiro, teremos a Semana do Cinema em todo o Brasil, onde os ingressos terão o valor de 12 reais. Para você aproveitar, listamos quatro filmes para assistir

Continue lendo