Três filmes que foram indicados ao Framboesa de Ouro mas deram a volta por cima

Compartilhar:

Ser indicado ao Framboesa de Ouro é algo ruim, certo? Mas esses filmes nos mostram que sempre é possível dar a volta por cima!

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

Publicado em 12 de Março de 2024, às 23h10

Três filmes que foram indicados ao Framboesa de Ouro mas deram a volta por cimaFoto: Divulgação

O que é Framboesa de Ouro?

Esse prêmio é uma paródia dos Oscars, concedido pela Fundação do Prêmio Framboesa de Ouro. Ele destina-se aos piores filmes, atuações e conquistas cinematográficas do ano. Criado em 1980 por John J.B.Wilson, tornou-se uma tradição desde então. Os vencedores, se podemos chamá-los assim, são sempre anunciados um dia antes dos vencedores do Oscar. São escolhidos por fãs de cinema, profissionais da indústria cinematográfica e críticos de cinema.

O Framboesa de Ouro é uma forma de destacar filmes que, por várias razões, não alcançaram sucesso crítico ou comercial. Contrariamente ao que se pensa, muitos atores e diretores não ficam chateados em receber este prêmio. Na verdade, muitos já até compareceram à cerimônia para receber os prêmios em mãos. O Framboesa de Ouro possui diversas categorias, não premiando apenas o pior filme, mas também o pior ator, atriz, diretor, e outros.

Bruxa de Blair (1999)

Sobre o filme: O filme dirigido por Daniel Myrick e editado por Eduardo Sánchez ganhou notoriedade por popularizar o gênero de “found footage” (filmagem encontrada), que simula gravações amadoras para criar uma atmosfera de realismo. A história segue o grupo de três amigos estudantes que embarcam em uma expedição para filmar um documentário sobre uma lenda local de uma bruxa nos Estados Unidos. O grupo acaba desaparecendo na floresta de Black Hills enquanto investigava a lenda da bruxa de Blair.

O filme é construído principalmente por filmagens encontradas na floresta, combinadas com as entrevistas e algumas cenas adicionais. O clima de tensão é construído gradualmente à medida que os personagens enfrentam a crescente sensação de desespero e paranoia, enquanto eventos estranhos começam a acontecer.

Indicações ao framboesa e volta por cima: O filme foi indicado como pior filme, pior diretor e pior ator coadjuvante. Apesar das indicações ao Framboesa de Ouro, o filme foi um sucesso de bilheteria. Pensando em um filme que foi feito com baixo orçamento, sua arrecadação foi muito boa, sendo um dos filmes independentes mais bem sucedidos de todos os tempos.

Outro aspecto positivo para o filme foi que ele conseguiu atingir seu público alvo e conquistar fãs pelo mundo, recebendo diversos elogios por sua atmosfera tensa e inovação na forma de contar histórias de terror.

Mãe (2017)

Sobre o filme: Dirigido por Darren Aronofsky, o filme é reconhecido por sua narrativa complexa, repleta de simbolismos e metáforas. A história segue a vida de um casal que reside em uma casa isolada no campo. A rotina tranquila do casal é abruptamente interrompida quando estranhos começam a chegar em sua casa, perturbando sua privacidade e serenidade. Conforme o filme avança, eventos cada vez mais surreais e perturbadoras ocorrem, levando a um espiral de caos e desordem.

A narrativa está impregnada de simbolismos religiosos e referências bíblicas. Além disso, o filme aborda temas como destruição ambiental, egoísmo humano, sacrifício, criação artística, entre outros.

Indicações ao framboesa e volta por cima: O filme recebeu indicações como pior atriz, pior ator coadjuvante e pior diretor. Dividindo opiniões após o lançamento, é considerado interpretativo, o que leva frequentemente a discussões e teorias sobre sua interpretação. Isso mantém o filme em evidência. Muitos críticos elogiaram a ousadia do diretor, cujo estilo único é uma das razões para a relevância do filme no cenário cinematográfico

O iluminado(1980)

Sobre o filme: O filme de terror dirigido por Stanley Kubrick apresenta a história de Jack Torrance, um escritor e alcoólatra que aceita um emprego como zelador de um hotel isolado nas montanhas do Colorado durante o inverno, quando o hotel está fechado. Jack se muda para o hotel com sua esposa e seu filho.

Conforme o inverno avança, eventos sobrenaturais começam a ocorrer no hotel, e Jack é gradualmente consumido pela influência maligna do local, perdendo sua sanidade e se tornando uma ameaça para sua própria família. “O Iluminado” é conhecido por sua atmosfera de suspense e tensão, e suas cenas icônicas, como a famosa em que ele quebra a porta do banheiro com um machado enquanto pronuncia a frase “Here’s Johnny”.

Indicação e volta por cima: Apesar de não ter conquistado nenhum prêmio no Framboesa de Ouro, é difícil acreditar que o filme “O Iluminado” tenha sido indicado em alguma categoria desse prêmio. Mesmo que tenha sido indicado por pior atriz coadjuvante, é raro filmes dessa magnitude estarem associados a esse tipo de premiação. No entanto, ele figura nessa lista.

Embora o filme não tenha sido afetado pela sua indicação ao Framboesa de Ouro, vários fatores contribuíram para torná-lo um clássico. A direção de Stanley Kubrick, com sua visão e habilidade técnica acima da média, foi meticulosa e sua atenção aos detalhes elevou o filme a um nível de excelência. Outro fator que contribuiu para o filme se tornar uma obra cinematográfica foi a atuação magnífica de Jack Nicholson. Sua interpretação intensa, sem dúvida, é uma das mais icônicas de sua carreira, e contribuiu para a atmosfera de terror psicológico do filme.