15 jogos de terror para jogar neste Halloween

Compartilhar:

Com a temporada do terror chegando, é bom estar preparado com vários jogos assustadores; Confira essa lista horripilante!

Autor Cadu Maciel
Cadu Maciel

22/10/2023, 15:30

Foto: Divulgação / The Texas Chain Saw Massacre / Gun InteractiveLeatherface é uma ameaça mortal com sua motosserra – Foto: Divulgação / The Texas Chain Saw Massacre / Gun Interactive

O mês de outubro é um mês especial. Bruxas, vampiros e zumbis tomam conta com a chegada do halloween. No entanto, esses jogos são mais sinistros do que você pensa.

Confira abaixo uma lista com os melhores jogos de terror para você jogar neste halloween.

1 – Oxenfree

Para abrir a lista, nada melhor do que um jogo lindo, curto e acessível. Oxenfree é uma ótima opção para quem quer jogar um jogo de terror e não possui videogame ou computador. É um jogo leve, disponível para celular, e pode ser baixado gratuitamente com uma assinatura na Netflix.

O jogo conta a história de um grupo de amigos que investiga uma ilha abandonada, onde eventos sobrenaturais estariam acontecendo. Assim, o game passa uma vibe de Stranger Things, com músicas e ambientação bem parecidas. É uma ótima opção para passar uma noite de halloween.

2 – The Texas Chain Saw massacre

Se você gosta de filmes de terror, já deve ter ouvido falar no filme “O massacre da Serra Elétrica“. Neste jogo, baseado no filme de 1974, você pode virar um membro da família – inclusive o próprio Leatherface – e impedir que os adolescentes fujam da sua propriedade.

Foto: Divulgação / The Texas Chain Saw Massacre / Gun Interactive
Leatherface é uma ameaça mortal com sua motosserra – Foto: Divulgação / The Texas Chain Saw Massacre / Gun Interactive

Você também pode escolher um dos sobreviventes e trabalhar em conjunto com seus amigos para fugir dos assassinos. As partidas são online, com sete jogadores: três membros da família e quatro adolescentes. Você consegue escapar?

Leia também:

3 – Limbo

Outra opção é o aclamado Limbo, um jogo indie de puzzle e plataforma. Limbo é vencedor de diversos prêmios ao redor do mundo, e conta a história de um menino que sai em busca de sua irmã desaparecida.

Com uma temática escura e sinistra, Limbo te deixa aflito enquanto você soluciona os desafios e revela um pouco mais da história. Outro jogo da mesma desenvolvedora é o Inside, uma evolução de Limbo. Os dois jogos estão disponíveis no Xbox Game Pass, e prometem desafios intensos e angustiantes.

4 – Little Nightmares

Outra opção de jogo indie de plataforma é Little Nightmares. Com dois jogos, a série conta a história de uma criança, Six, que foi aprisionada em um navio e está morrendo de fome.

Seu objetivo é passar as fases se escondendo dos tripulantes da Bocarra, utilizando todos os recursos disponíveis. A série de jogos conta com o 1 e o 2, mas a previsão é que Little Nightmares 3 seja lançado em 2024.

5 – Amnesia

Amnesia, por sua vez, é um dos mais famosos jogos de terror. Lançado em 2010, o primeiro game da série (Amnesia: The Dark Descent) explora a relação do medo do desconhecido, que repousa na escuridão, com o que é real ou não.

Conforme você se depara com os mistérios do local, sua sanidade abaixa e você passa a ter ainda mais dificuldade de recuperar sua memória e resolver os enigmas que envolvem a trama.

Amnesia é composto por quatro jogos, disponíveis para PC, Mac OS, Linux, Playstation 4, Xbox One e Switch (além das novas gerações de console).

6 – Outlast

Outro aclamado jogo de terror que não poderia ficar de fora da lista. Em Outlast, você é um jornalista investigativo que recebe uma informação sobre um hospital psiquiátrico nas profundezas de Lake County, no Colorado.

Ao chegar no local, você se depara com criaturas horrendas, e suas chances de fugir residem na sua capacidade de escapar dos monstros e na visão noturna de sua câmera. Outlast é uma série de quatro jogos, e é uma ótima pedida para este Halloween.

7 – SOMA

Em SOMA, você é um homem que acorda em uma instalação subaquática, debaixo do oceano Atlântico. Ao explorar o local, você buscará por respostas, e encontrará robôs e monstros sinistros.

SOMA é um jogo de terror com temática sci-fi, com jogabilidade similar à Outlast e Amnesia, e ambientação que lembra muito Bioshock. Entretanto, você não poderá lutar contra seus inimigos, e deverá fugir à todo custo.

8 – The Dark Pictures Anthology

Outra opção para jogar com um amigo é The Dark Pictures Anthology. Com contos antológicos, ou seja, que não têm relação direta entre si, você e seu amigo deverão fazer escolhas que mudarão completamente a história dos personagens.

Todavia, cada um dos dois vê o jogo da sua própria perspectiva, e isso é um elemento interessante que afeta muito o final de cada história.

9 – Alien Isolation

Outro nome já consolidado é Alien Isolation. Neste jogo, você embarca na estação espacial Sevastopol como Amanda Ripplerfilha de Ellen Rippler, do filme original Alien, de 1979.

Quinze anos após os eventos do filme, Amanda embarca na estação espacial em busca de respostas sobre sua mãe, e descobre que a nave foi desolada por uma criatura alienígena. Agora, ela precisa encontrar uma maneira de escapar, enquanto é perseguida pela criatura.

10 – Resident Evil 7

Em Resident Evil 7, a mecânica da série é completamente alterada. Em uma pegada mais Outlast, você é capturado por uma família lunática, e deve fazer de tudo para fugir. Cada membro tem sua própria característica e representa um desafio para o jogador.

Diferentemente dos outros Resident Evils, o sete foi produzido totalmente em primeira pessoa. Além disso, o foco em terror e sobrevivência ficou ainda maior, e o jogador deve resolver puzzles e fazer desafios para avançar a história.

11 – Inside the Backrooms

Inside the Backrooms é, definitivamente, um dos jogos mais desconhecidos da lista. Baseado nas histórias de escrita comunitária da série SCP, o jogo apresenta fases em formato de “andares”. Em cada andar, é necessário completar algum desafio e entender o que está acontecendo ali, enquanto você e seus amigos fogem das entidades presentes.

Um dos maiores desafios, no entanto, é se localizar, já que os andares são compostos pelos chamados “liminal spaces“, ou seja, são uma espécie de labirinto. São ambientes fechados que não parecem ter saída nem fim, que causam desconforto em algumas pessoas.

O jogo está disponível apenas para Microsoft Windows, e pode ser adquirido via Steam. Além disso, a série é seguida pelo game “Escape the Backrooms“, da mesma desenvolvedora, e apresenta o desafio de escapar do labirinto.

12 – The Quarry

The Quarry é um jogo de terror e drama interativo, onde o jogador pode fazer escolhas e mudar completamente o rumo da história. É um jogo com diversos finais e com diversas escolhas ao longo do caminho.

O jogo possui aproximadamente 10 horas, mas, com a morte de alguns personagens, ele pode ser reduzido para cerca de sete horas. The Quarry está disponível para PC (Windows), Playstation 4 e 5 e Xbox One, Series S e X, e é uma escolha muito boa para este halloween.

13 – Labyrinthine

Outra opção de jogo para usuários de PC é Labyrinthine. Com seis níveis, Labyrinthine joga você e três amigos em um mapa cheio de criaturas que dão jumpscares. Assim, vocês terão que explorar os cantos da floresta para passar de nível.

A cada fase, os monstros ficarão mais difíceis, e os lugares mais assustadores e escuros. Será que você tem o que é preciso para escapar?

14 – Doki Doki Literature Club!

Não se engane. Só porque o jogo tem uma cara fofa e uma trilha sonora bonitinha, não quer dizer que ele não seja assustador. Doki Doki Literature Club é um jogo de terror psicológico que te pega desprevenido.

Sayori, Natsuki, Yuri e Monika são as quatro integrantes do clube de literatura da sua escola, e você decide acompanhar sua melhor amiga Sayori nesta aventura. O jogo é gratuito para PC e está disponível na Steam. Além disso, há uma versão para console disponível para Switch, Playstation e Xbox. Conheça mais da história por conta própria e se surpreenda!

Leia também:

15 – Devour

Por fim, um dos jogos mais interessantes da lista. Devour é um jogo de terror e sobrevivência em que os jogadores devem escapar realizando uma série de sacrifícios. É necessário coletar um número de objetos por nível, e cada vez que você coleta um, os monstros do mapa ficam mais difíceis.

Assim, em Devour, você pode jogar de um a quatro jogadores, e tem uma variedade de mapas à disposição. Para este halloween, pegue seu computador, chame seus amigos e entre em Devour pronto para se assustar. E não se engane pelos gráficos – o jogo é muito divertido e te dará alguns bons sustos.

Leia também: