Ameaçados? Processo de Pokémon Company mostra problema com Palworld

Compartilhar:

Segundo especialista em patentes, processo da Pokémon Company mostra o quão ameaçados se sentem com sucesso de Palworld

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 28 de Setembro de 2024, às 00h08

Captura de tela de Palworld. Foto: Divulgação/ PocketpairCaptura de tela de Palworld. Foto: Divulgação/ Pocketpair

A Nintendo e a Pokémon Company está processando a desenvolvedora Pocketpair é uma evidência da ameaça que Palworld representa, como afirma um especialista em patentes.

Através de um artigo publicado no GameIndustry, Andrew Velzen, especialista em propriedades intelectuais e associado de advocacia MBHB, argumentou que o processo chocante mostra “o quão sério a Nintendo vê a ameaça da Palworld”.

Em suma, na última semana, a Nintendo e a Pokémon Company entraram com uma ação de violação de patente contra a Pocketpair no Tribunal Distrital de Tóquio. A desenvolvedora de Palworld emitiu uma declaração em resposta alegando que não tinha ideia de quais patentes é acusada de infringir. Porém, alguns especialistas apontaram para uma “patente assassina”, que gira em torno de mecânica de capturar Pokémons em si.

Após o grande lançamento de Palword, comparações começaram a surgir entre os dois jogos, com alguns acusando a Pocketpair de roubar os designs de Pokémon existentes fazendo apenas pequenas modificações. Porém, ao invés de entrar com um processo de violação de direitos autorais, a Nintendo e a The Pokémon Company seguiram o caminho da ação por violação de patente.

Processo da Pokémon Company contra Palworld

Aliás, vale ressaltar que Palworld inclui uma mecânica que envolve lançar um objeto parecido com uma bola (a Pal Sphere) em monstros em um campo, semelhante ao exclusivo de Nintendo Switch de 2022, Pokémon Legends: Arceus, o que pode ser a chave do processo.

Valzen analisou as diversas patentes que a Nintendo pode ter registrado no Japão especificamente para derrubar a Pocketpair. E discutiu a possibilidade de a empresa entrar com uma ação judicial nos EUA se conseguir obter patentes semelhantes por lá. O analista também notou o momento “interessante” do processo, com a iminente chegada da Tokyo Game Show.

Rumores indicavam que a Pocketpair anunciaria uma versão do jogo para PlayStation 5 na TGS desta semana. E assim foi, com o lançamento surpresa de Palworld em todos os lugares, exceto no Japão, onde está sendo processada. A empresa afirmou que irá investigar a contragosto as alegações de violação de patente, enquanto continua atualizando o jogo, apesar do processo. Além disso, pediu desculpas aos jogadores preocupados em relação ao futuro do jogo.