Como um fazendeiro modder nas horas vagas virou dev de The Witcher 4; veja

Compartilhar:

Novo The Witcher 4 tem equipe composta apenas por modders, incluindo estoniano que era fazendeiro na Austrália; entenda o caso curioso

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 25 de Julho de 2024, às 14h24

Geralt de Rivia, de The Witcher 3Geralt de Rivia, de The Witcher 3. Foto: Divulgação/ CD Projekt Red

Já pensou um dia você ser um fazendeiro, que planta vegetais como trabalho, mas é modder de games nas horas vagas, e do nada você começa a trabalhar para uma empresa gigante da indústria? Foi isso que aconteceu com o estoniano Eero Varendi, que faz parte da equipe de desenvolvimento de The Witcher 4.

Varendi vivia na Austrália como agricultor de vegetais, mas fazia mods com tanta habilidade por passatempo que chamou a atenção da CD Projekt Red. E o mais impressionante é que o estoniano não está sozinho nessa. A empresa contratou uma equipe inteira de ex-modders para seu novo título.

De fazendeiro a desenvolvedor de The Witcher 4

The Witcher 4 está em desenvolvimento desde 2022, pelo menos é desde quando a indústria sabe da notícia. Mas, o game não virá como outro qualquer, sendo o começo de uma nova trilogia do universo do mago tão adorado pelos jogadores. Além do codinome do projeto ser “Polaris”, o título ganhou um teaser que revela muito pouco sobre o que está por vir.

Pawel Sasko, da CD Projekt RED, explica que cerca da metade das pessoas que criaram as missões de Cyberpunk 2 são modders. Então, se quer se tornar um desenvolvedor de videogames, faria bem aprendendo como fazer modificações. “Há uma pequena equipe chamada Yigsoft que é apenas de modders. Há cerca de 20 deles e eles trabalham conosco”, comentou o Diretor Associado de Jogo da empresa, em entrevista ao Flow Games.

Para poder ilustrar o tamanho do impacto que um passatempo como a modificação de games pode ser, o diretor da empresa contou a história do estoniano. Varendi cultivava beterrabas na Austrália e fazia mods em seu tempo livro. “Eu vi o vídeo e pensei ‘caramba, esse trabalho é de altíssima qualidade’, então perguntei ao Philipp Weber, que é modder: ‘Você conhece esse cara na comunidade?’ e ele disse ‘sim, eu sei quem ele é’”, afirmou Sasko.

Estoniano largou beterrabas para trabalhar na CD Projekt RED

Então, Sasko pediu o currículo do modder e o convidou para fazer um teste. Varendi passou com facilidade e foi levado para a Polônia para começar sua carreira na empresa como um dev de The Witcher. “Acho que ele tinha 20 ou 21 anos e morava na Austrália na época. Ele colhia beterraba com uma colheitadeira enorme, uma máquina grande que ele dirigia e coletava. Agora ele está no último ano do Polaris, o novo jogo Witcher”, comentou Pawel.

The Witcher 4, ou “Polaris”, ainda não tem uma previsão de lançamento. Mas, de acordo com declarações da CD Projekt Red sobre o título, que acontecem desde seu anúncio, em 2022, o mais perto possível para um lançamento seria e 2025.