Criador de Silent Hill fala sobre fechamento de estúdio de The Evil Within

Compartilhar:

Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill, lamenta fechamento da desenvolvedora Tango Gameworks e afirma que mudar nem sempre pode ser a resposta

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 17 de Julho de 2024, às 10h54

The Evil Within, jogo da Tango Gameworks. Foto: Reprodução/ TwitterThe Evil Within, jogo da Tango Gameworks. Foto: Reprodução/ Twitter

Keiichiro Toyama, criador do icônico Silent Hill e diretor do próximo título de terro Slitterhead, comentou sobre o fechamento surpreendente da Tango Gameworks pela Microsoft. O encerramento chocante acontece em maio de 2024 e pegou todos os fãs da empresa despreparados.

Em entrevista à VCG, o executivo usou o exemplo da FromSoftware, de Elden Ring, como um estúdio de “sucesso”, visto que, mesmo que Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice sejam games diferentes, todos apresentam o loop de jogo exclusivo da empresa.

Diferentemente, a Tango Gameworks, fundada em 2010 por Shinji Mikami, visionário de jogos de terror e criador de Resident Evil, passeou entre gêneros, passando de uma franquia semelhante de terror e sobrevivência em terceira pessoa, The Evil Within, para um game de ação baseado em ritmo, Hi-Fi Rush. Além do assustador, mas não estritamente terror, Ghostwire: Tokyo, jogo de plataforma de ação em primeira pessoa e mundo aberto.

“Não mudar tudo sempre pode ser a chave para a vida e a sobrevivência”, diz o criador de Silent Hill

Hi-Fi Rush é um título de menor escala em comparação aos outros jogos da empresa, ausente dos temas sombrios pleos quais o estúdio ficou mundialmente conhecido. Mas, a Microsoft afirmou que foi um sucesso, alcançando dois milhões de jogadores em um mês e garantindo muitos elogios da crítica. Um ano depois de seu lançamento, entretanto, a desenvolvedora foi fechada.

“Não acho que seja minha função aconselhá-los, mas acho que voltar ao que disse anteriormente sobre o equilíbrio da rotina e preservar o estilo de seus jogos é relevante. Você olha para um exemplo como a FromSoftware: eles continuam fazendo jogos diferentes, mas certos estilos e aspectos de seus jogos permanecem os mesmos. Esse é um exemplo óbvio de como um estúdio é bem-sucedido. Não mudar tudo sempre pode ser a chave para a vida e a sobrevivência”, disse Toyama.

O encerramento da Tango Gameworks veio com outras demissões na Microsoft, incluindo o fechamento da Arkane Austin, de Redfall. Tudo isso junto da onda de cortes que afetou 1.900 funcionários da empresa. Os executivos da gigante da indústria ainda não comentaram muito sobre os dois fechamentos.

Mas, em entrevista à IGN, Phil Spencer, chefe do Xbox, discutiu o assunto. “Tenho que administrar um negócio sustentável dentro da empresa e crescer, e isso significa que às vezes tenho que tomar decisões difíceis que, francamente, não são decisões que adoro, mas decisões que alguém precisa tomar”, afirmou.