FIFA 23: principais novidades do game que lança hoje

Compartilhar:

Com o lançamento hoje, o Geekship reuniu as principais novidades no jogo de futebol

Autor Carlos Vinicius
Carlos Vinicius

Publicado em 30 de Setembro de 2022, às 06h00

FIFA 23(Foto: Reprodução/Xbox Live

Enfim acabou a espera aos gamers fãs de futebol. Nesta sexta-feira (30), o FIFA 23 lançou oficialmente. Com exceção dos jogadores que compraram a versão mais cara do jogo e os influenciadores que recebem antecipadamente, apenas hoje o grande público teve acesso ao game que está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5, PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

Pensando nisso, a equipe do Geekship reuniu as principais novidades do novo jogo.

Leia também: FIFA 23: app do Ultimate Team para celular é liberado

Ultimate Team: novidades na química mudam a forma de montar os times

De longe o modo mais famoso e jogado do FIFA, o Ultimate Team é a galinha dos ovos de ouro da EA Sports. Segundo um dado da empresa Niko Parters, especializada em games, os jogadores do modo gastaram em microtransações US$ 1.62 bilhão entre março de 2020 e março de 2021.

Sendo o seu carro chefe, constantemente atualizações são feitas entre um jogo e outro. Para a edição de 2023, a principal novidade está na química na montagem do elenco. Se antes cada ligação direta entre os jogadores contava entrosamento e chegava até 100, agora o time completo possui no máximo 33 pontos definido pelo número de jogador por país, liga ou clube. Ou seja, não há mais necessidade desses atletas estarem lado a lado na formação.

Esse novo fator traz maior liberdade para o jogador criar o seu time, onde não terá mais punições no nível de quem estiver na posição certa, mas não tiver química.

Mudança na química promete maior liberdade aos jogadores (Foto: Reprodução/FutBin)

Outra novidade são jogadores que possuem mais de uma posição. Por exemplo, se utilizar o francês Kylian Mbappé, é possível alterar sua posição de centroavante para ponta com um consumível, sem afetar seu desempenho.

Crossplay enfim chega ao game da EA

Os fãs de FIFA sempre clamaram pelo crossplay entre as plataformas e ele finalmente chegou. Agora, jogadores que possuem o PS5 podem jogar contra gamers do Xbox Series X/S em todos os modos, com exceção do Pro Clubs. Porém, essa novidade se limita à mesma geração. Então quem tiver PS4 não poderá jogar contra um amigo que tenha o PS5.

Modo carreira no FIFA 23 promete maior imersão

O modo carreira como atleta do FIFA 23 reservou as maiores novidades. Agora terão mais cutscenes, onde será mostrado o jogador dando autografos, indo para entrevistas de imprensa com o técnico, em reuniões, dentre outros.

Mas a melhor parte da imersão do modo como jogador está realmente nas três novas “personalidades” que o seu atleta terá, definidas pelo seu comportamento em campo e fora dele. Você poderá ser definido como uma espécie de bad boy (como Zlatan Ibrahimovi), ou um jogador coletivo e até um líder dentro do elenco.

Dentro das quatro linhas, atitudes como segurar muito a bola e tentar resolver a partida sozinho podem diminuir seu prestígio no time. E fora dos gramados os jogadores terão autonomia. Será possível utilizar seu salário em investimentos em ações, times de esports e até adquirir carros.

Por outro lado, como treinador, a EA não preparou tantas atualizações. A principal é a presença de um analista de mercado, que irá avaliar suas contratações e também trazer sugestões de novos jogadores. Também chegaram mais de 300 treinadores da vida, em que é possível iniciar a carreira com gigantes como Pep Guardiola ou Jurgen Klopp.

Presente nos dois modos, nas simulações de partida será possível escolher entrar apenas em momentos chaves do jogo, em que seu time está próximo à área ou defendendo sua meta.

Maior valorização ao futebol feminino

O futebol feminino vem crescendo em todo mundo e o interesse pelo público também. A final da Eurocopa da modalidade, por exemplo, reuniu 87.192 torcedores em Wembley e 17,4 milhões de pessoas na televisão em todo mundo. Acompanhando esse crescimento, a EA tem investido nas jogadores.

Para o FIFA 23, as ligas femininas da Inglaterra e da Dinamarca estarão pela primeira vez no game. A Copa do Mundo das mulheres também estará no game, junto com a masculina, por meio de uma atualização que acontecerá após o lançamento.

FIFA 23 terá pela primeira vez uma mulher como capa do game (Foto: Divulgação/EA Sports)