Grand Theft Auto: História, personagens icônicos e o futuro da franquia

Compartilhar:

Conheça os principais pontos da história de Grand Theft Auto, os personagens mais icônicos e muito mais sobre uma das maiores franquias dos games

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 17 de Outubro de 2024, às 12h43

logotipo da franquia escrito Grand theft auto, onde cada palavra ocupa uma linhaLogo de Grand Theft Auto (SVG). Crédito: Rockstar Games. Modificado por Geekship com adição de fundo preto.

Muitos jogos marcaram a infância e a adolescência dos mais apaixonados por videogames. Mas, muitos deles não eram exatamente indicados para esse tipo de jogador. Mesmo assim, eu tenho certeza que você voltava da escola para casa para pegar o controle e colocar Grand Theft Auto para rodar o famoso GTA.

A franquia Grand Theft Auto desempenhou um papel crucial na formação de jogadores ao longo das últimas duas décadas. Desde a icônica ambientação de Vice City até a imersiva experiência de San Andreas, culminando com o revolucionário GTA V, a franquia da Rockstar Games se firmou como um dos pilares da indústria.

Se você é fã de jogos de mundo aberto, há uma grande chance de ter sido fisgado por um desses títulos de sucesso, que redefiniram o gênero e marcaram gerações.

Popularmente conhecido pela sigla GTA (“Grande Roubo de Carros” na tradução livre), a franquia vai muito além de um simples game focado em veículos.

História e principais títulos da franquia

Lançado em outubro de 1997, GTA chegou para MS-DOS e Windows, além de ser disponibilizado mais tarde para PlayStation (1998) e Game Boy Color (1999). Os gráficos 2D com vista aérea pareciam limitantes. Mas, bastavam alguns minutos dentro do jogo que você se perderia dentro daquele lugar.

capa do jogo grand theft auto lançado 1997
Capa de Grand Theft Auto (1997). Crédito: DMA Design / BMG Interactive.
Captura de tela de Grand Theft Auto, onde exibe uma rua com carros e um prédio de um banco
Captura de tela de Grand Theft Auto (1997) no PC. Crédito: DMA Design / BMG Interactive.
Captura de tela de Grand Theft Auto, onde tem um carro próximo a cabines telefônicas em uma rua do distrito de Southwest park
Captura de tela de Grand Theft Auto (1997) no PC. Crédito: DMA Design / BMG Interactive.
Captura de tela de Grand Theft Auto onde o personagem do jogo está correndo por uma calçada após sair de uma garagem
Captura de tela de Grand Theft Auto (1997) no PC. Crédito: DMA Design / BMG Interactive.

A jogabilidade simples abordava um conceito que acabou servindo para os demais títulos: roubar carros, cometer crimes e fugir da polícia. Após outros lançamentos que não chamaram a atenção, em 1999 chegou GTA 2, que seguiu boa parte da receita de sucesso do primeiro título.

Mas, algumas coisas mudaram, como a cidade onde o jogo se passava, que agora se chama Anywhere, USA, e a ambientação em estilo retrofuturista. Entretanto, a crítica não gostou tanto da falta de inovação. Isso porque o game realmente era muito parecido com o antecessor, mesmo ainda sendo bom.

GTA III

Já no começo dos anos 2000, mais especificamente em 2001, chega para o recém-lançado PlayStation 2, GTA III. Agora em 3D, o jogo aproveitava a capacidade gráfica e de processamento do novo console. Com visão em terceira pessoa, sequências de animação e um mapa maior, era a primeira vez que era possível usar armas de fogo, tornando o game mais violento e adulto.

Arte da capa do jogo Grand Theft Auto 3
Capa do Grand Theft Auto III (2001). Crédito: DMA Design / Rockstar Games.
Personagem Calude em uma rua movimentada
Imagem promocional de Grand Theft Auto III (2001). Crédito: DMA Design / Rockstar Games.
Trecho de gameplay onde aparecem o personagem Claude e um policial
Captura de tela de Grand Theft Auto III (2001). Crédito: DMA Design / Rockstar Games.
Personagem Claude correndo em GTA 3
Imagem promocional de Grand Theft Auto III (2001). Crédito: DMA Design / Rockstar Games.

Se passando em Liberty City, inspirada em Nova York, era dividida em três ilhas e tinha uma atmosfera baseada em filmes de gangsteres. Aliás, GTA III foi também o primeiro a introduzir outros tipos de veículos, como embarcações e aviações. O jogo foi considerado uma obra-prima pela crítica.

O começo da melhor era

Então, é de se esperar que o próximo título seja ainda mais incrível, certo? Pois é aí que entra o icônico Grand Theft Auto: Vice City. Primeira experiência com a franquia para muitos gamers, o jogo chegou para o PS2 em 2002 e para Windows e Xbox em 2003, sendo um sucesso imediato por sua ambientação oitentista. Aliás, era a primeira vez que o personagem tinha uma voz. Dublado por Ray Liotta, surge um dos primeiros grandes nomes da franquia: Tommy Vercetti.

Vice City trouxe um desenvolvimento enorme da história, com personagens mais profundos, um mapa gigantesco para a época e uma trilha sonora impecável de músicas dos anos 80. A variedade de veículos também aumentou, assim como a quantidade de missões obrigatórias e opcionais.

Arte de capa do GTA vice city
Arte de capa do Grand Theft Auto: Vice City (2002). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
Jogo Grand Theft Auto: Vice City onde um carro está sendo controlado em meio a uma avenida de uma cidade
Imagem promocional do Grand Theft Auto: Vice City (2002). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
Homem e barba feita usando uma camiseta e uma corrente
Arte do personagem Tommy no jogo Grand Theft Auto: Vice City (2002). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
personagem virtual ao lado de um carro estacionado em frente à um lava-rápido e posto de combustível
Captura de tela do Grand Theft Auto: Vice City (2002). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games

Uma das coisas que mais chamou a atenção no jogo foram a abordagem dos temas polêmicos, como tráfico e uso de drogas, prostituição e violência de forma explícita, como parte fundamental da história. Foi com o jogo que começaram as manifestações contra a franquia da Rockstar. Pais preocupados com influências negativas e ocorrências de roubos começaram a ser (equivocadamente) relacionadas ao título pela imprensa.

Grand Theft Auto: San Andreas

Foi então que chegou um marco na história dos videogames, GTA: San Andreas, em 2004. Para muitos fãs, ainda é o melhor jogo da franquia. O mais inovador até então, trouxe melhorias comparado ao último jogo. Ambientado em 1990, trouxe o jogador para controlar um dos personagens mais icônicos de todos os tempos: Carl Johnson, mais conhecido como CJ.

arte de capa de Grand Theft Auto: San Andreas
Arte de capa de Grand Theft Auto: San Andreas. Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
Personagem virtual Carl Johnson roubando um carro
Arte promocional de Grand Theft Auto: San Andreas. Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
Personagem virtual Carl Johnson realizando um exercício de supino em uma academia
Captura de tela de Grand Theft Auto: San Andreas (2004). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
CJ em um beco próximo de uma bicicleta
Captura de tela de Grand Theft Auto: San Andreas (2004). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games

Da periferia voltando para sua antiga vizinhança após muitos anos, CJ começa a trabalhar com sua antiga gangue. Uma das coisas mais atraentes na história foi o carisma dos personagens. Além disso, o jogo não era linear e não te obrigava a seguir a história para apreciar a qualidade do título.

San Andreas era muito maior que qualquer coisa que a Rockstar já havia feito, com inúmeros carros e era possível até mesmo mudar a aparência de CJ, o deixando gordo, com cabelos e roupas diferentes. Mas, se você se exercitasse, ele adquiria músculos. Era possível comprar casas e tinha uma dirigibilidade dos veículos muito superior.

San Andreas foi o ápice da franquia naquela geração e marcou época, sendo considerado um ícone cultural reverenciado até hoje.

GTA IV: caminhando em direção aos holofotes

Dentre outras versões sendo lançadas para os videogames da época, a Rockstar balançou o mundo dos games com GTA IV, em 2008 para PS3, Xbox 360 e PC, mostrando que uma nova era havia chegado. Mesmo com a fórmula criada e seguida durante anos, a evolução dos consoles e computadores permitiu a empresa explorar ao máximo os recursos e levar uma experiência diferenciada para os jogadores.

Com o cenário em Liberty City, GTA IV trazia um jogo ambientado no mesmo ano de seu lançamento, dando um ar de modernidade além dos gráficos. Com combate refinado, maior precisão de tiros, esconder atrás de carros e muito mais, o grande destaque fica nos detalhes e realismo do game mais cinematográfico.

Arte de capa de GTA IV
Arte de capa de Grand Theft Auto IV (2008). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
Personagem Niko dentro de uma delegacia
Imagem promocional de Grand Theft Auto IV (2008). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
Ilustração de Niko Bellic, um homem vestindo um casaco e luvas
Arte conceitual de Grand Theft Auto IV (2008). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games
Uma cidade a noite onde o personagem Niko está correndo
Captura de tela de Grand Theft Auto IV (2008). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games

O título também trouxe outro icônico personagem: Niko Bellic. Com a chance de fazer amigos que serão úteis dentro do jogo, ter uma namorada, marcar corridas de rua e receber e-mails no telefone, GTA IV ainda trouxe o modo inovador do online, permitindo que até 32 jogadores explorassem ao mesmo tempo o mapa.

Mas, foi justamente o realismo que trouxe as maiores polêmicas. No jogo, você podia se alimentar para recuperar energia, tomar bebidas alcoólicas e ficar embriagado, rendendo críticas até mesmo de Hillary Clinton. GTA IV chegou a ser censurado em alguns mercados, como Nova Zelândia e Austrália.

Grand Theft Auto V: uma revolução

A controvérsia que sempre cercaram a franquia Grand Theft Auto atingiu novos níveis com o GTA IV, mas foi exatamente essa notoriedade que abriu o caminho para o enorme sucesso de Grand Theft Auto V.

Originalmente lançado em 2013 para PS3 e Xbox 360, o título foi relançado em 2014 para PS4 e Xbox One, ganhando ainda mais relevância com sua chegada ao PC em 2015. Até hoje, o jogo continua a gerar receita com suas versões remasterizadas e o constante fluxo de novos conteúdos em GTA Online

GTA V leva o jogador de volta para a cidade de CJ. Mas, a história envolve cenas dos dias atuais, vivida pelo ponto de vista de três personagens, cujos caminhos se cruzam à medida que for cumprindo as missões. Com um mapa gigantesco de Los Santos, que até hoje rende curiosidades, o game trouxe uma profundidade de enredo invejável.

arte ilustração da capa de GTA V
Arte de capa de Grand Theft Auto V (2013). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games.
Ilustração do personagens de GTA V - Trevor Philips, Franklin Clinton e Michael de Santa
Arte promocional de Grand Theft Auto V (2013). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games.
Um carro sendo perseguido por uma viatura policial em um bairro da cidade virtual de Los Santos
Captura de tela de Grand Theft Auto V. Crédito: Rockstar North / Rockstar Games.
personagens Michael de Santa, Franklin Clinton e Trevor Philips em uma cena dentro do jogo GTA V
Arte promocional dentro do jogo Grand Theft Auto V (2013). Crédito: Rockstar North / Rockstar Games.

Além de tudo, o enredo ainda trouxe três dos personagens mais marcantes da franquia: Michael de Santa, Franklin Clinton e Trevor Philips, que até hoje são adorados pelos jogadores, incluindo seus atores.

A mecânica do jogo continua inalterada, com exceção de melhorias na precisão dos controles. Mas, os gráficos deslumbrantes e o aspecto de simulação do game mais refinado (podendo até levar uma vida normal ou de criminoso), com casa, amigos, atividades de mergulho, paraquedas, empregos e muito mais, agregam à experiência quase que incomparável do game.

GTA VI: o próximo

A Rockstar já fez o anúncio oficial de GTA VI, que promete ser um dos jogos mais ambiciosos da história. Se o anterior já foi magnífico, a desenvolvedora agora promete um jogo cinematográfico que vai marcar uma geração, assim como foi o cinco.

Com o trailer revelado no final de 2023, a empresa já deixou claro qual o patamar de excelência quer atingir com o game. Além disso, o jogo está previsto para 2025, mostrando que a Rockstar não quer entregar um game precoce, mas completamente redondo.

Ilustração do logotipo de GTA 6
Logotipo de Grand Theft Auto VI. Crédito: Rockstar North / Rockstar Games.
cena em que os dois personagens do GTA 6 estão olhando um para o outro ao lado de um abajur
Captura do trailer de Grand Theft Auto VI. Crédito: Rockstar North / Rockstar Games.
Arte ilustrativa de Grand Theft Auto VI
Arte promocional de Grand Theft Auto VI. Crédito: Rockstar North / Rockstar Games.

GTA VI será dois protagonistas, Lucia e Jason, que são um casal de criminosos na pegada Bonnie & Clyde. Ainda não se tem muitas informações sobre a dupla perigosa, como motivações e histórias de origem, mas, ao que parece, os dois entram na vida do crime juntos nas ruas de Vice City. Além disso, a personagem interpretada por Dani Fernandez será a primeira mulher no papel central do enredo da franquia.

Comunidade

Desde seu lançamento, GTA V criou uma comunidade gigantesca. Em seus primórdios, o jogo atraía amigos para jogar juntos online, com corridas, que ficaram muito famosos através dos gameplays de youtubers como Davy Jones, do GamePlayRJ, e heists, que consistiam em planos de roubo entre jogadores.

Mas, após alguns anos, as pessoas acabaram se cansando dos mesmos estilos de jogo. Porém, é aí que entra o GTA Roleplay. Com uma comunidade gigantesca, como por exemplo, com um fórum no Reddit de quase 3 milhões de integrantes, o modo realista de game dentro do título da Rockstar é um dos maiores sucessos de transmissão da Twitch.

GTA V: Roleplay

GTA Roleplay é um mod do game que transforma o jogo em um RPG online. Nele, os jogadores devem interpretar um papel com seus personagens, como se estivessem na “vida real”, para desenvolver a própria história.

O novo modo coloca o jogador em contato com outros usuários em uma cidade onde cada um tem seu papel a exercer. Seja fazendo entregas, sendo empreendedor, ou até mesmo um agente federal, é possível fazer parte de uma vida fictícia online e ter horas de lazer enquanto joga.