Jogos rodam melhor no PS5 mesmo o Xbox Serie X sendo mais potente?
Especialistas em videogames tentam explicam o motivo por trás de alguns jogos rodarem melhor no PlayStation 5, mesmo sendo inferior ao Xbox Serie X
Publicado em 5 de Julho de 2024, às 12h29
Com toda certeza, o Xbox Series X, feito pela Microsoft, é o console mais poderoso já feito na história dos videogames. Mas então, por que alguns jogos rodam melhor no PlayStation 5, da Sony? Alguns especialistas em tecnologia da Digital Foundry respondem o questionamento!
As duas empresas lançaram suas novas gerações de consoles ao mesmo tempo, em novembro de 2020. Enquanto o menos potente Xbox Series S tem dificuldades no quesito desempenho, o Series X é um monstro da tecnologia. O aparelho é capaz de apresentar 12 teraflops de desempenho de GPU, enquanto o PS5 é capaz de 10,28 teraflops.
Executivos do Xbox já comentaram que queriam evitar repetir a narrativa estabelecida na última geração, quando o Xbox One era muito menos potente quando comparado ao PlayStation 4. Isso resultou em uma incompatibilidade quando se tratava de desempenho dos jogos multiplataforma.
Assim, a Microsoft foi muito dura quando planejou o Xbox Series X, garantindo que poderia seguramente chamá-lo de “console mais poderoso do mundo” durante suas campanhas de marketing em seu lançamento. Mas, conforme nos aproximamos do quarto aniversário de cada aparelho, a diferença de poder rendeu frutos nos videogames?
Alguns jogos rodam melhor no PS5, porém, como isso é possível?
Segundo as conversas feitas pela Digital Foundry com desenvolvedores, “a combinação de um compilador de GPU mais eficiente, APIs de nível inferior e velocidades de clock mais altas permite que o PS5 iguale ou até mesmo exceda as saídas do Xbox Series X em alguns cenários”.
Elden Ring é um bom exemplo disso. O game da FromSoftware roda mais rápido no PS5 do que no Series X, com a análise do DLC Shadow of the Erdtree feita pela Digital Foundry apontando uma diferença surpreendente na taxa de quadros a favor do console da Sony.
A empresa observa que, ainda não há valor na abordagem que a Microsoft adotou para o console. E isso tem algo em comum com o desenvolvimento de PC, ajudando os criadores de jogos. “Além disso, há situações em que o ecossistema e o conjunto de recursos do Xbox rendem dividendos”, explicou a Digital Foundry.
“Por exemplo, embora Elden Ring possa rodar mais rápido no PS5, a implementação limitada da Sony de suporte a taxa de atualização variável significa que preferimos jogar o jogo no Xbox Series X — por ser apenas uma experiência mais suave e consistente”, completou.
Mas e agora? Há boatos de que a Sony esteja pronta para lançar a versão Pro de seu console ainda este ano. Mas outros rumores ainda indicam que a Microsoft lançará a versão portátil do Xbox. A Digital Foundry espera que o PS5 Pro “se incline para os mesmos pontos fortes que tornaram o PS5 competitivo e vá além — o upscaling baseado em aprendizado de máquina do PSSR deve atuar como um ‘multiplicador’ eficaz em seu desempenho de GPU aumentado”.