Mesmo com sucesso de vendas de Frostpunk 2, desenvolvedora pode colapsar

Compartilhar:

Com mais de 350 mil unidades vendidas em poucos dias, ações da desenvolvedora de Frostpunk 2 caem e deixam empresa em risco

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 24 de Setembro de 2024, às 19h53

Frostpunk 2. Divulgação: Reprodução/ 11 bit studiosFrostpunk 2. Divulgação: Reprodução/ 11 bit studios

A 11 bit studios, desenvolvedora de Frostpunk 2, afirmou que já atingiu o ponto de equilíbrio em meio ao colapso de preço das ações da empresa. Porém, isso não é exatamente o suficiente para resolver todos os problemas existentes. Embora seja um sinal positivo.

Através de uma postagem nas redes sociais, a empresa afirma que sua sequência de sobrevivência e construção de cidades já vendeu mais de 350 mil cópias desde que começaram as vendas, no dia 20 de setembro deste ano. Aliás, o marco foi anunciado poucos dias após o lançamento.

Frostpunk 2 já estabilizou a desenvolvedora

Além disso, a receita feita com o game até agora é suficiente para cobrir o custo da produção e do marketing. “A receita total estimada de vendas já cobriu os custos que gastamos na produção e no marketing do jogo”, revelou a 11 bit studios.

“Muito, muito obrigado a todos pelo apoio! Isso (quase) derrete nossos corações congelados. O trabalho não para aqui, estamos trabalhando continuamente para melhorar sua experiência com hotfixes e patches, e seu feedback aqui é inestimável”, continuou a empresa.

Entretanto, o preço das ações da empresa de jogos polonesa despencou após o lançamento do jogo. A Reuters apontou uma queda de 38% em 23 de setembro, com analistas afirmando que o número de jogadores dentro da Steam não atender às expectativas da desenvolvedora. Nos últimos cinco dias, o preço das ações caiu 50,88%.

Segundo o SteamDB, o jogo atingiu o pico de 35.533 jogadores simultâneos na plataforma, superando o recorde do primeiro jogo da franquia, que havia registrado 29.361, há seis anos. Aliás, vale relembrar que Frostpunk 2 foi lançado diretamente no PC Game Pass ao mesmo tempo que na Steam. Então, o estúdio terá recebido uma taxa da Microsoft por sua inclusão no serviço de assinatura.

Mesmo assim, não teve efeito no mercado. “Esperávamos um pico significativamente maior de jogadores na faixa de 80.000-100.000, então consideramos 35,5 mil como uma surpresa negativa”, comentou o analista do Erste Group, Piotr Bogusz, adicionando que classificações “relativamente baixas” também podem afetar decisões de compra de jogadores que têm o jogo em sua lista de desejos.

Queda nos números

“Uma queda na classificação média abaixo do limite de 80% afeta a visibilidade do jogo no Steam, o que pode se traduzir em vendas”, comentou o analista. Atualmente, o jogo possui uma classificação de 71% nos comentários dos usuários da Steam, suficiente para receber a classificação “maioria positiva”.

“Talvez estivéssemos contando com pontuações um pouco maiores, mas esse sentimento negativo ou decepção entre os jogadores se deve ao fato de que não é simplesmente uma sequência de Frostpunk 1, mas Frostpunk 2… talvez não tenhamos articulado o suficiente que não é um clone, que não é uma simples sequência, mas um jogo diferente”, comentou Dariusz Wolak, gerente de relações com investidores do 11 bit studios, para a Reuters.