O que é Free Fire? Entenda o fenômeno por trás do battle royale mobile

Compartilhar:

Entenda de uma vez por todas o que é o Free Fire, gigante fenômeno de tiro e sobrevivência mobile da Garena no mundo inteiro

Henrique Cesar Mello

Publicado em 19 de Dezembro de 2024, às 15h57

Free Fire. Foto: Divulgação/ GarenaFree Fire. Foto: Divulgação/ Garena

Eu tenho certeza que você já jogou um pouco de Free Fire em algum momento da sua vida. Mas, se você nunca se aventurou no mundo aberto de battle royale criado pela Garena, alguém que você conhece já se divertiu dando tiro nos outros. No Brasil desde agosto de 2017, o game é um grande sucesso no mundo inteiro e já deixou para trás o estigma de ser “só um joguinho de celular”.

Assim, sete anos depois de sua chegada, o jogo já se consolidou no hall da fama de esportes eletrônicos. Em suma, Free Fire é um battle royale (quando um número determinado de jogadores são colocados em um mapa limitado até que reste apenas um, com todo mundo se matando, enquanto uma zona segura vai diminuindo), podendo ser jogado casualmente entre amigos. Aliás, seu único objetivo mesmo é sobreviver!

O Free Fire já alcançou marcas inéditas para o cenário de jogos brasileiros. Isso porque, em menos de três anos de existência, foi responsável pelo primeiro título de um time tradicional nos eSports, com o Corinthians sendo campeão mundial em 2019. Grande potência internacional, o Brasil acumula recordes em números relacionados ao jogo.

Free Fire é um battle royale. Mas, o que é isso?

Em suma, o battle royale é um estilo de jogo que tem como objetivo principal ter um único sobrevivente entre diversos jogadores vivos ao mesmo tempo no mesmo mapa. Assim, de tempos em tempos, a zona infectada começa a avançar ao redor de um ponto e os players são obrigados a se reposicionar.

Cada jogador cai de paraquedas, em uma cidade abandonada, buscando loots (armamentos e suprimentos para se equipar e sobreviver) que ficam espalhados pelo chão. Vence quem sobreviver a todos os outros adversários.

Cenário competitivo forte

Mesmo sendo relativamente novo no cenário quando comparado a outros sucessos, como CS:GO e League of Legends, o competitivo de Free Fire é bem desenvolvido. Isso porque o jogo possui um calendário recheado durante o ano, dividida entre campeonatos menores e maiores, torneios semanais de influenciadores. E, até mesmo ligas nacionais e campeonatos mundiais.

As principais equipes do Brasil atualmente são Fluxo, paiN Gaming, Corinthians, E1 e LOUD. Mas, muitas outras também disputam a famosa LBFF (Liga Brasileira de Free Fire. O campeonato já teve 9 edições e os maiores vencedores são a LOUD, Vivo Keyd e Fluxo, com dois títulos cada.