PerifaCon reúne jogos e desenvolvedores

Compartilhar:

A convenção nerd das favelas trouxe RPG’s variados para o público

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

Publicado em 30 de Julho de 2023, às 23h02

Jogos na PerifaconJogos indie e de diversas categorias marcam o Perifa-Con. Foto: Divulgação

A PerifaCon rolou hoje (30/07) em São Paulo trouxe diversas novidades para o público geek.

O evento que segue uma premissa semelhante da Comic-Con que acontece todo ano, mas com foco na população periférica, contou com games de diversos estilos e gostos. 

Todos podiam ser jogados, de forma gratuita, e ainda poderiam bater um papo com os devs por trás de cada game.

Um dos jogos presentes foi o Astro Pig, da Garoa Studios. O game, que é puzzle plataforma, permite ao usuário que você viaje com sua nave através do universo, resolvendo enigmas, passando de planeta e planeta, usando objetos para ter impulsos – seguindo o esquema das leis de Newton.

Astro Pig, game da Garoa Studios, na PerifaCon. Foto: Gabriel Barbosa | Geekship

Pierluigi, um dos devs do jogo, disse que é muito importante estar na Perifa

Con. “A cultura de vídeo-game não é só essa cultura elitizada que estamos vendo e acostumados, e nós, desenvolvedores brasileiros, é bom devolver para o público o que estamos fazendo. Então, estar aqui, ainda sendo do Rio de Janeiro, é algo muito bom.” O game ganhou até prêmios e indicações no Big Festival na edição de 2019.

O dev, também falou sobre o mercado de jogos do Brasil, depende muito de investimento público, pois não tem um grande alcance, em comparação ao exterior, e a falta de investidores segue sendo a principal barreira para alavancar os jogos.

Haru Sales, trouxe o Mr. Wings Demo, um projeto de tcc que deveria falar sobre a pandemia e como as massas reagem. “Mas eu não consegui encaixar isso no jogo”, disse Sales. 

O game gira em torno de um coelho, buscando a imortalidade. O jogo possui uma estética mais sombria, com músicas que alimentam ainda mais o suspense. Os gráficos são bem semelhantes aos de Minecraft, pois segundo Sales, é mais fácil de desenvolver.

Além desses, outros games e devs estiveram presentes no evento, tais como:

  • Lenin – O Leão (Original: Lenin – The Lion)
  • The Tale of Dragons and Ocean
  • Sonho Trapstar
  • Irmão do Jorel e o Jogo mais importante da Galáxia

Ao trazer jogos brasileiros para este evento, certamente é uma oportunidade de mostrar para os ingressantes na área até onde eles podem chegar.