Pesquisa aponta que ‘Gaming Casual’ é o entretenimento preferido da América Latina

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‘Gaming casual’ está mais presente na Geração Z e brasileiros gastam cerca de cinco horas por dia no celular e jogam mais de 40 minutos, aponta o estudo

Gabriel Barbosa

Publicado em 28 de Fevereiro de 2023, às 14h20

Pesquisa da Yandex Games aponta que 'Gaming Casual' é o entretenimento preferido da América LatinaGaming Casual se torna o preferido da América Latina e supera televisão, mídias sociais e serviços de streaming. Foto: Reprodução/Lexica

Uma pesquisa realizada pela Yandex Games, plataforma grátis e global de gaming, no Brasil e no México, mostra que com a explosão do Gaming Casual, games são o entretenimento preferido da América Latina, superando filmes e televisão.

Segundo o estudo, quase três quartos (72%) dos consumidores da América Latina da Geração Z (entre 15 e 25 anos) consideram videogames o “melhor tipo de entretenimento”, à frente até de mídias sociais e serviços de streaming. Conforme um número crescente de pessoas na América Latina e de todas as gerações que aderiram ao ‘gaming casual’, é possível afirmar que houve uma ‘explosão’ de uma tendência capaz de destronar outras mídias, como filmes e televisão. 

Harrison K. Santos, Diretor da Yandex Games, disse que esse boom no gaming casual entre latino-americanos tem acabado com qualquer ideia preconceituosa de que games são parte de um mercado, isso se comparado às mídias populares, como filmes e televisão. “Os números falam por si. Considere o caso do ‘gaming casual’, em que 24 milhões de jogadores pelo mundo engajam em plataformas online, como a Yandex Games, gastando em média 40 minutos diariamente”, afirma K. Santos.

A pesquisa aponta que essa tendência não é diferente na América Latina, onde o gaming mobile é tão popular quanto no resto do mundo.

YoNo Brasil, as pessoas passam 5,4 horas por dia no celular e 40 minutos jogando. Foto: Reprodução/tirachardz, Freepik

O Brasil e o México lideram o mercado de videogames, ranqueando em 13º e 12º, globalmente. Os brasileiros gastam em média 5.4 horas nos seus dispositivos móveis, sendo 40 minutos (8.6% do tempo total de tela) dedicados a jogar, enquanto os mexicanos gastam em média 4.8 horas nos seus aparelhos e alocam 30 minutos (7.8% do tempo total de tela) para jogar.

Santos chama a atenção para a receita de mercado ao argumentar que especialmente na América Latina, videogames são a escolha de entretenimento da maioria da população. Por exemplo, 66% dos latino-americanos afirmam que curtem jogar diariamente, e cerca de 44% jogam por pelo menos uma hora todos os dias. 

Não somente os videogames estão despertando a atenção das pessoas de forma cada vez maior, fornecendo ‘momentos que contam’ de diversão, relaxamento, amizade e competição de forma customizada em nossas vidas atarefadas, mas também estão conquistando mais parcelas de mercado”, afirma Santos, completando que dois dos maiores mercados de videogame da região são Brasil e México.

Ainda segundo o Diretor da Yandex Games, a indústria de games no México gerou receita de mais de 41 bilhões de pesos em 2022, tornando-se um dos 10 mercados mais importantes do mundo. E, ao falar do Brasil, ele completa ao dizer que “o maior mercado da região, tanto em número de jogadores mobile quanto em receita, registrou 88.4 milhões de jogadores, gerando mais de $1.0 bilhão em 2021. E o número de brasileiros está previsto para atingir 116.5 milhões em 2026.” 

A pesquisa da Yandex Games descobriu que o motivo para os latino-americanos preferirem o gaming casual é devido ao fato de que trabalhadores da região têm o menor tempo livre do mundo, por isso, deixaram de lado as formas mais tradicionais de entretenimento. Além disso, o crescente acesso à internet, conectividade mobile e uso de smartphones, também são fatores importantes, tudo em meio a uma pandemia sem precedentes. 

Segundo a nota divulgada pela Yandex Gamex, nossa vida está muito ocupada e o tempo livre se tornou fragmentado. “Conforme vamos aproveitando pequenos intervalos de descanso no ônibus, enquanto esperamos pelo e-mail de um colega ou entre um dos nossos vários trabalhos. E já que não podemos voltar no tempo, fica claro para um número cada vez maior de pessoas que a maneira de aproveitar esses instantes é transformá-los em momentos que contam”

E isso vai muito além de procurar por uma dose rápida de dopamina, pois 57% das pessoas na América Latina concordam que a estética dos games é mais impressionante do que a dos filmes. Para Harrison, “ao invés disso, fizemos o que os humanos sempre fizeram e nos adaptamos, escolhendo os jogos, afinal, é um passatempo que nos dá mais escolhas, liberdade e estímulo para cumprir um papel, tanto social quanto emocional, além de oferecer pura diversão. Por isso, mais pessoas – de gamers casuais a profissionais de eSports – encontram os seus ‘momentos que contam’ no mundo sempre em conjunto com a evolução dos games”, finaliza.