Six Major: relembre os campeões brasileiros

Compartilhar:

Por duas vezes os brasileiros levaram o Six Major; relembre a trajetória de Team One e FaZe Clan nas conquistas

Autor Carlos Vinicius
Carlos Vinicius

Publicado em 24 de Novembro de 2022, às 06h00

Six MajorFoto: Kirill Bahkirov/Ubisoft

Nesta semana, entre o dia 21 e 27 de novembro, está sendo disputado o Six Jönköping Major, mundial de Rainbow Six Siege. A competição fecha o ano do competitivo do FPS tático com quatro brasileiros na disputa: Black Dragons, Team Liquid, FaZe Clan e W7M. No clima da competição, o Geekship reuniu as duas campanhas de títulos do Brasil no Six Major.

As conquistas aconteceram em 2021, período mágico no cenário brasileiro de R6 quando todos os principais torneios foram levados por equipes verde e amarela. Primeiramente, a Ninjas in Pyjamas levou o Six Invitational no início do ano, principal campeonato da modalidade. Na sequência, Team One e FaZe Clan levaram os Majors do México e Suécia, respectivamente. Relembre a trajetória dessas equipes.

Six Major México: Team One

Quem vê a Team One terminar como campeã do Six Major do México, disputado em agosto de 2021, nem imagina a dificuldade que a equipe teve no início da competição. Na fase de grupos, os Golden Boys começaram com o pé esquerdo e perderam os três jogos iniciais.

Porém, como os jogos eram ida e volta, a T1 teve tempo de recuperar. A volta por cima veio no Litoral em cima dos favoritos da Team BDS. Na sequência, em Mansão, foi a vez da Soniqs sucumbir a Karl “Alem4o” Zarth e companhia. Para última rodada, a Team One precisava vencer por 6 pontos de vantagem para avançar de fase ou 5 para empatar.

No mapa Consulado, os brasileiros amassaram a CYCLOPS e forçaram o terceiro jogo. Com a moral lá em cima, a T1 ganhou novamente dos japoneses, dessa vez no Chalet. Avançar na segunda colocação não foi problema para os Golden Boys, que passaram facilmente pelos norte-americanos da DarkZero por 2 mapas a 0 dessa vez sob brilho de Juliano “Levy” Andrade.

Six Major: relembre os campeões brasileiros
Foto: Kirill – @Kirill_vision

As quartas-de-final marcou um confronto brasileiro contra a Team Liquid. Apesar da derrota de abertura no Oregon, as duas disputas seguintes foram douradas. No Litoral o placar foi abertado (7 x 5), mas no Consulado aconteceu um verdadeiro atropelo: 7 x 0.

Uma disputa insana de melhor de 5 mapas aconteceu entre Team One e Team Empire. Os russos abriram a disputa vencendo Clube, mas tomando a virada logo na sequência. Com o mapa da vitória na mão, a T1 não conseguiu superar o Consulado dos adversários. Apesar da disputa parelha, o Mansão foi fácil para os brasileiros: 7 x 1. Ao final do torneio, Levy foi eleito o MVP.

Six Major Suécia: FaZe Clan

Diferentemente da T1, os brasileiros da FaZe começaram com tudo a caminhada pelo segundo Six Major do Brasil. Em um dos grupos mais difíceis da competição, a equipe contou com o brilho coletivo mas também individual de José “Bullet1” Victor e Jaime “Cyber” Ramos para bater a Oxygen e a Chiefs por 7 a 0. A única derrota na fase de grupos veio na sequência, em um jogo duro com os alemães da Rogue.

O revés não abalou os brasileiros, que atropelaram na volta dos confrontos com 3 vitórias com, no mínimo, 4 pontos de vantagem sem a necessidade de prorrogação. Mesmo com a ótima campanha, o mata-mata trouxe um adversário pesado, a Team BDS. Porém, o equilíbrio não esteve no primeiro mapa, onde a FaZe bateu os rivais por 7 x 3. Na sequência, no Chalet, os franceses fizeram jogo duro e lutaram até o último round, mas os vermelhos conseguiram fechar no ponto decisivo da prorrogação.

Foto: Kirill - @Kirill_vision
Foto: Kirill – @Kirill_vision

A dificuldade esperada contra a BDS na verdade veio no duelo com a DWG KIA. Os sul-coreanos eram uma das sensações do ano e começaram com tudo ao vencer o forte Chalet da FaZe por 7 x 3. O placar foi devolvido pelos brasileiros no Banco, e a disputa final seria em Oregon. Em outro 8 x 7, o time verde e amarelo conseguiu superar suas dificuldades e dessa vez sob comando do suporte Lucas “soulz1” Schinke, responsável por 4 kills na última rodada, e 4 clutchs e plants em todos os 3 mapas.

A decisão reuniu um confronto do Brasil entre Ninjas in Pyjamas e FaZe Clan. A NIP era a atual campeã do Six Invitational e esteve por um mapa de levar também o Major. Apesar tomar um 7 x 1 logo na abertura, os Ninjas se recuperaram e levaram Mansão e Chalet em sequência. Mas essa competição já estava destinada para FaZe, que superou os rivais em Banco e Café Dostoyevsky por 7 x 3. Como esperado, Cyber foi o grande destaque da final e levou o MVP do torneio.