Square Enix deve levar mais jogos para Xbox após problemas financeiros

Compartilhar:

Square Enix está procurando aprofundar relacionamento com os jogadores do Xbox após exclusividade com PlayStation trazer queda nos lucros da empresa

Henrique Cesar Mello

Publicado em 28 de Agosto de 2024, às 12h14

Square Enix. Foto: DivulgaçãoSquare Enix. Foto: Divulgação

Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy 16 e diretor do 14, afirmou que a Square Enix está tentando dobrar os lançamentos para Xbox. Isso porque, o foco na exclusividade para PlayStation acabou dando um baque financeiro na desenvolvedora.

O produtor afirmou que o lançamento recente de FF14 no Xbox foi recebido com uma “resposta realmente forte”. Além disso, isso é apenas “o ponto de partida” para que mais títulos da empresa sejam lançados no hardware da Microsoft.

“Com o lançamento de Final Fantasy 14 no Xbox, [CEO da Microsoft Gaming] Phil Spencer gastou muito do seu tempo e muito esforço e se esforçou muito para torná-lo realidade. Então, gostaríamos de aproveitar ao máximo isso e aprofundar ainda mais o relacionamento com os jogadores do Xbox daqui para frente”, comentou Yoshida, em entrevista ao Eurogamer.

Imagem: Divulgação/Square Enix

Square Enix pode ser porta de entrada

O Xbox sofre bastante há anos para conseguir seu lugar no mercado de videogames japonês. Isso porque, os dois grandes rivais, PlayStation e Nintendo, estão sediados lá. Mas, Yoshida afirma que isso pode dissuadir os desenvolvedores japoneses de focar no hardware da Microsoft como uma plataforma.

“No entanto, na Square Enix, temos mudado nossa política. Então agora estamos caminhando para a política de lançar nossos jogos em uma base multiplataforma, e realmente queremos que o máximo de jogadores possível jogue nossos títulos. Com Final Fantasy 14 como ponto de partida, queremos lançar mais jogos da Square Enix no Xbox, e haverá mais de nossos títulos lançados no Xbox. Então espero que os jogadores estejam ansiosos pelas coisas futuras que virão na plataforma”, disse.

Aliás, a mudança na estratégia aconteceu logo após uma grande queda nos lucros revelada em maior deste ano. Em suma, a desenvolvedora declarou que trocaria para uma estratégia multiplataforma através de um plano de três anos para reiniciar a empresa. Mesmo que vários jogos tenham chegado às plataformas Xbox e Nintendo ao longo dos anos, o PlayStation vem sendo o grande foco da Square Enix. Pois lançou jogos como a trilogia Final Fantasy 7 Remake e FF16 exclusivamente para o hardware da Sony.