Valve revela que não quer um modelo de Steam Deck por ano; entenda

Compartilhar:

Valve explica que, por respeito ao consumidor e outros motivos, não lançará um novo modelo de Steam Deck por ano; confira

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 22 de Outubro de 2024, às 09h55

Imagem de divulgação do Steam Deck. Foto: ValveImagem de divulgação do Steam Deck. Foto: Valve

Lá em 2022, a Valve lançou o Steam Deck, um bom hardware portátil, mas não dos mais avançados. Mas, como tem falado desde o começo, a empresa não se preocupa muito em atualizar o console.

Durante uma conversa com o site Reviews.org, o designer do PC portátil da Valve, Lawrence Yang, foi questionado sobre o lançamento de modelos novos todo ano. “É importante para todos nós e tentamos ser muito claros que não estamos em uma cadência anual. Não vamos fazer um modelo novo todo ano. E não há motivos para isso”, respondeu.

Valve não quer um modelo de Steam Deck por ano

Além disso, se aprofundando um pouco na questão, Yang ainda explicou que lançar um modelo novo todo ano não seria algo justo a se fazer com os consumidores por ter mudanças apenas incrementais. Aliás, sobre isso, o designer provavelmente quis ressaltar uma questão que a Valve já havia abordado antes, em que novos modelos em um curto intervalo de tempo não trariam mudanças de desempenho significativas.

Assim, a Valve deve esperar um salto geracional para poder se mexer. Isso porque, quando o Steam Deck foi lançado, alguns PCs portáteis já existiam. Mas, ele acabou popularizando esse mercado de hardwares. Então, com a chegada de novos concorrentes, a empresa até chegou a lançar a versão OLED, mas com mudanças pontuais para outros itens.

Mas, enquanto os concorrentes possam até trazer processadores mais avançados, a Valve mostra que vai esperar uma mudança de geração. Ou também possivelmente de arquitetura, para lançar o sucessor de seu hardware.