Warzone 2 passa por polêmica após atualização: ‘Pay-to-win’
Jogadores reclamaram após anúncio de bundle “quebrado”, que inclui vantagens exclusivas no DMZ
Publicado em 14 de Abril de 2023, às 20h02
Com o início da temporada 3 do Call of Duty Warzone 2.0, a comunidade foi surpreendida com um novo pacote de personagem. Trata-se do Especialista do EOD, que chega ao jogo por 1200 cod points.
Apesar da skin ser bonita e do pacote contar com uma arma interessante, o que surpreendeu a todos foi a adição de uma habilidade de agente, que afeta diretamente o jogo. Diferente dos outros personagens gratuitos, o especialista já nasce com um item imperdível no DMZ.
Por mais que não seja tão difícil de achar, o personagem já nasce com uma mochila nível dois em todas as partidas que ele estiver sendo utilizado.
Além disso, a arma do pacote possui uma penalidade de apenas quinze minutos caso você morra com ela, muito abaixo do normal (duas horas, caso ela esteja “assegurada”).
Vazadores indicaram mais pacotes com habilidades exclusivas
Como se não fosse suficiente, alguns vazadores divulgaram alguns outros personagens que já estão nos códigos do jogo. Um dos operadores, chamado Classic Ghost, começa a partida com uma bolsa de blindagem padrão com duas placas.
Outro personagem, chamado Thorns Out, já nasce com um VANT. Dessa forma, os jogadores que comprarem esses bundles terão vantagem sobre os outros jogadores que tenham apenas os agentes gratuitos do jogo.
No mundo dos games, a prática é conhecida como pay to win (ou pague para ganhar, em português), que é quando uma empresa lança, de maneira paga, itens que dão vantagem sobre jogadores que não tenham comprado.
Assim, esses pacotes costumam ser mais vendidos, já que concedem uma vantagem no jogo, contanto que você pague.
DMZ possui fórmula que pode ser quebrada pelo Pay to win
Originalmente, o DMZ começou com três espaços para agentes. Apesar de ter skins lançadas regularmente para o jogo, todas elas foram apenas cosméticas, ou seja, alteravam apenas a aparência do personagem.
No entanto, a chegada dos pacotes pay-to-win adicionou mais um espaço, exclusivo para personagens pagos. Além disso, as habilidades exclusivas são importantes e devem alterar a jogabilidade como um todo do DMZ.
O modo possui um sistema de sobrevivência e extração, onde o objetivo é sair vivo do mapa com mais saque do que você entrou. Entretanto, com os pacotes, certos squads começarão a partida com vantagens que podem acabar com a partida de outros jogadores.
De qualquer forma, apesar de ainda estar em Beta, o DMZ parece ter vindo para ficar no Warzone 2.0, ainda mais com a chegada destes pacotes.
Ainda assim, muitos usuários ficaram chateados com a novidade, principalmente pelo retorno da franquia para o sistema pay to win. A última vez que o CoD utilizou o sistema foi no Call of Duty Black Ops 4. Depois disso, no CoD MW 2019, a empresa removeu os supply drops e adicionou o sistema de passe de batalha, usado até hoje.