Algumas diferenças no live action e na animação de Avatar: O último mestre do ar

Compartilhar:

Neste texto, vamos apresentar quatro diferenças entre a animação e o live action.

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

Publicado em 13 de Março de 2024, às 22h00

Algumas diferenças no live action e na animação de Avatar: O último mestre do arAvatar: The Last Airbender. (L to R) Ian Ousley as Sokka, Kiawentiio as Katara, Gordon Cormier as Aang in season 1 of Avatar: The Last Airbender. Cr. Courtesy of Netflix © 2024

Tripulação de Zuko

Um dos primeiros detalhes que me chamou a atenção foi a história por trás da tripulação do Zuko. Quem assistiu à animação pode ter se perguntado se realmente Zuko defendeu aqueles soldados da 41ª divisão sem eles saberem, e já adianto que não. Na animação, os seguidores do príncipe exilado, além de seu tio, são soldados comuns da Nação do Fogo.

A história de que Zuko enfrentou seu pai, o Senhor do Fogo, para não enviar a tropa diretamente para a morte, foi algo novo e criado exclusivamente para o live action. Admito que gostei bastante dessa mudança, pois afirma duas coisas: Zuko é semelhante a seu tio, tem um coração mole e está meio “perdido” na Nação do Fogo, e reafirma o fato de o Senhor do Fogo achar Zuko muito fraco. Acredito que esse elemento deu um toque extra para a trama da série.

Imagem retirada da série Avatar: O último mestre do ar"
Foto: Divulgação Netflix

Aparição do senhor do fogo

Na animação, a primeira temporada é meio enrolada, e isso não é culpa dos criadores, mas sim dos contratempos que tiveram com a Nickelodeon. Por isso, muitas vezes as histórias não são muito objetivas, o que fez com que o Senhor do Fogo, também conhecido como Ozai, mal aparecesse na animação.

No live action, conseguiram corrigir algumas coisas da série animada. Sua presença já é vista logo no terceiro episódio, e junto com ele, já nos é apresentada a princesa Azula, que demora para aparecer na animação. Inclusive, outro detalhe relacionado à presença de Azula é que, logo nessa primeira temporada, já conhecemos suas amigas, o que na animação só acontece na segunda temporada.

Daniel Dae Kim como Senhor do Fogo Ozai. | Imagem: Robert Falconer/Netflix © 2023
Daniel Dae Kim como Senhor do Fogo Ozai. | Imagem: Robert Falconer/Netflix © 2023

Sokka e Katara no mundo espiritual

Na animação, é dito que somente o Avatar pode entrar no mundo espiritual. No live action, quando Aang entra no mundo espiritual, Katara e Sokka também vão, mas não nos explicam por que nem como isso aconteceu. Isso foi um dos pontos negativos da série, mas acredito que tenha sido uma jogada para que Sokka conhecesse a Yume e estabelecesse uma conexão com ela, possibilitando que a série explorasse isso nos episódios seguintes.

Sokka no mundo espiritual. imagem retirada da série da Netflix "Avatar: o último mestre do ar"
Foto: Divulgação Netflix

Viagem para a Tribo do Norte

Na animação, Aang vai para a Tribo do Norte com um único propósito: aprimorar sua dobra de água e ajudar Katara a melhorar também. Já no live action, a Avatar Kyoshi avisa Aang de que a Tribo do Norte corre perigo e precisa da ajuda do Avatar. Essa mudança não fez tanta diferença na história.

Sokka em sua viagem para a tribo do Norte
Foto: Divulgação Netflix