As principais curiosidades sobre as nações do universo Avatar
Saiba um pouco mais sobre o universo Avatar
Publicado em 16 de Janeiro de 2024, às 21h45
No dia 22 de fevereiro de 2024 a Netflix irá lançar sua série de maior custo até o momento, trata-se de Avatar: O último mestre do ar. Desde que foi anunciada, a série vem gerando muito hype e expectativa entre os fãs de anime, principalmente após a estreia de One Piece, que foi um dos acertos da Netflix no ano de 2023.
A série já tem sua versão anime que foi lançada pela Nickelodeon entre os anos de 2005 a 2008. O streaming gastou aproximadamente R$120 milhões para a primeira temporada, que terá 8 episódios e promete surpresas que não serão apenas uma adaptação do anime.
Se você acompanhou a série animada, já sabe que no mundo de Avatar existem quatro nações: A nação do fogo, da água, da terra e do ar. Mas você já se perguntou quais são as principais características de cada uma delas?
Até o lançamento da série, vamos te familiarizar com o universo Avatar, mostrando um pouco sobre esses reinos.
Nação do fogo
Os dobradores de fogo tem como especialidade de gerar chamas, bolas de fogo e controlar energia térmica. Podemos definir a nação do fogo como um território que produz militares extremamente rigorosos e obviamente as tribos de fogo ficam localizadas em lugares como ilhas vulcânicas, terrenos rochosos e vulcões ativos.
A nação do fogo é totalmente militarizada e disciplinada, tanto que no universo Avatar eles têm escolas para que desde cedo, os jovens aprendam a dominar o fogo de uma maneira ofensiva, além de ensinar lealdade ao reino.
A sociedade da nação de fogo é estruturada de maneira hierárquica, vemos com clareza a divisão entre os nobres e os de classe “comum”. A família real ocupa uma posição de destaque, tendo como líder supremo: O Lorde do Fogo.
Além da dobra de fogo, a nação do fogo é conhecida por uma técnica muito avançada chamada “dobra de relâmpagos”, porém essa técnica é muito difícil de ser dominada e praticamente só dobradores de fogo de elite conseguem alcançá-la.
Nação da água
A nação da água é dividida entre tribo do sul e tribo do norte. No entanto, iremos abordar apenas a tribo do sul, onde fica a Katara, uma das personagens principais do anime. Mas a nível de curiosidade, saiba que a tribo do norte é muito mais desenvolvida quando comparada com a do sul e assim como o reino do fogo, ela é dividida entre realeza e o povo comum.
A tribo do sul está localizada no Pólo Sul e se caracteriza por ser uma tribo mais comunitária e igualitária, não tendo uma estrutura de governo tão formal quanto a tribo do norte e ela valoriza a colaboração e a solidariedade. Na tribo não existem muitos dobradores de água habilidosos e a dobra é muito mais utilizada para pesca e defesa, devido aos constantes ataques realizados pela tribo do fogo.
As tribos de água são bem espirituais e são reconhecidas pelas suas habilidades de cura, que usam a dobradura de água para tratar ferimentos e doenças e foi na tribo do sul que se desenvolveu a dobra do sangue, mas para evitar possíveis spoilers não iremos aprofundar o tema.
Reino da Terra
O reino da terra é uma vasta nação localizada principalmente em grandes massas de terra, se concentrando em montanhas, planícies, desertos e florestas. Nesse reino conhecemos a cidade de Ba Sing Se (no universo avatar essa é a maior cidade), que é conhecida por suas muralhas impenetráveis.
O reino da terra tem um governo monarca e a família real tem um papel de extrema importância na política das cidades.
A principal habilidade desse reino certamente é a dobradura de terra, onde seus dobradores têm capacidade de manipular rochas, solo e minerais. Eles utilizam as dobraduras para construção, defesa e até mesmo transporte. Vemos que eles possuem uma relação especial com a natureza, principalmente com as criaturas do universo Avatar, sendo que algumas também podem dominar a terra.
Esse reino também é conhecido por intrigas e lutas pelo poder, existindo diversas facções que tentam buscar influência e controle sobre a nação, além de ser marcados pela sua clara divisão de classes, especialmente na cidade de Ba Sing Se, onde vários anéis da cidade representam diferentes estratos sociais.
Tribo do ar
Por último e nada menos importante temos a tribo do ar, que ao contrário das outras tribos que têm suas terras e reinos eles vivem em templos flutuantes e são conhecidos por não possuir terras fixas e vivem viajando de um lugar para outro por isso são nomeados como Nômades do ar.
No universo Avatar existem quatro templos do ar, um para cada direção cardeal e todos eles são caracterizados pelo estudo da dobra do ar e da espiritualidade, além que em suas viagens buscam sabedoria espiritual e equilíbrio. Uma curiosidade é que Aang, personagem principal do anime, foi originalmente treinado no Templo do Ar do Sul.
Os dobradores de ar são capazes de controlar e manipular o ar ao seu redor e usam a dobra para atacar, se defender e até mesmo para voar, sendo caracterizados por sua agilidade e leveza.
Os anciãos e líderes espirituais são chamados de Mestres do ar e têm a responsabilidade de guiar os jovens dobradores de ar em sua jornada.
Se você tem um conhecimento sobre o universo Avatar sabe que na tribo do ar existem os famosos e fofinhos bisões do ar. É importante salientar que os dobradores de ar tem uma conexão muito especial com seus bisões, sendo companheiros leais e com a habilidade de voar.
Uma característica muito forte dos nômades do ar é sua filosofia de não causar danos desnecessários e são totalmente contra a morte mesmo em situações de batalha.
Agora que você já sabe um pouco sobre as tribos, com qual você mais se identificou?