Conheça um pouco mais sobre Alexandre, o Grande, uma figura histórica que será retratada em um docudrama da Netflix.

Compartilhar:

Em parceria com a Lion Television, a Netflix lançará ‘Alexandre: O Nascimento de um Deus’

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

Publicado em 29 de Janeiro de 2024, às 13h47

Conheça um pouco mais sobre Alexandre, o Grande, uma figura histórica que será retratada em um docudrama da Netflix.Foto: divulgação Netflix

Quem foi Alexandre o Grande?

Alexandre o Grande foi um dos maiores conquistadores da história e sucedeu seu pai como rei da Macedônia.Sua genialidade militar e visão estratégica o conduziram a expandir seu império além de qualquer fronteira previamente imaginada, alcançando até mesmo os confins da Índia.

Suas campanhas vitoriosas resultaram na queda do poderoso Império Persa, estendendo seus domínios sobre vastos territórios na Ásia, no Egito e na Mesopotâmia. Não apenas um conquistador, Alexandre foi um visionário que construiu diversas cidades, muitas das quais imortalizadas com seu nome. Entre elas, destaca-se Alexandria, no Egito, um epicentro cultural e intelectual que abrigou a renomada Biblioteca de Alexandria.

Sua busca pela unidade entre diferentes culturas culminou na era helenística, promovendo a assimilação entre gregos e persas. Além de suas proezas militares, Alexandre nutria uma sede insaciável por conhecimento, sendo discípulo de Aristóteles. Seu compromisso com a educação e o intercâmbio cultural se evidencia na fusão harmoniosa entre tradições gregas e orientais, bem como em suas expedições científicas que enriqueceram o entendimento geográfico da época.

Um fato intrigante sobre Alexandre é sua convicção de ser uma figura divina, um semideus, inspirada por uma profecia do oráculo que o declarou filho de Zeus, destinado a um futuro grandioso.

Alexandre o Grande em batalha
Foto: Divulgação Netflix

Sobre a série

A série da Netflix será um docudrama, para aqueles que não estão familiarizados, o docudrama combina elementos documentais com uma narrativa fictícia. Está programada para estrear no streaming em 31 de janeiro e contará com seis episódios que abordarão a vida de Alexandre, o Grande, desde sua juventude como príncipe até sua ascensão ao status de “deus ambulante”.

A produção da Netflix vai destacar a busca incansável de Alexandre para derrubar o Império Persa e retratar suas conquistas territoriais. O docudrama promete trazer reconstituições dramáticas, apresentar estudiosos, divulgar descobertas arqueológicas e compartilhar informações provenientes de escavações no sítio arqueológico localizado em Alexandria, no Egito.

Uma pequena polêmica envolveu a série produzida pela Netflix quando historiadores descobriram que a produtora usou uma cena de batalha aparentemente baseada no jogo Total War Rome 2, situando Alexandre, o Grande, em Roma. No entanto, pesquisadores afirmam que ele nunca chegou a pisar naquele território. Apesar desse deslize, a série promete oferecer um conteúdo rico em informações e detalhes históricos.

Na foto abaixo, mostraremos Alexandre, o Grande, onde é claramente evidente que a Netflix utilizou o cenário do jogo Total War: Rome 2

Alexandre o Grande
Foto : divulgação Netflix